"Não facilites - Deixa a COVID-19 fora-de-jogo". Este é o nome da campanha da Liga e da DGS, que "surge na sequência das medidas de desconfinamento e prevenção impostas" no âmbito da atual situação epidemiológica.
E o objetivo é que "o mediatismo do Futebol Profissional", ajude a DGS a transmitir a mensagem de que ninguém deve "facilitar no cumprimento das medidas de proteção da COVID-19", lê-se em comunicado enviado às redações.
Assim sendo, nos jogos da 31.ª jornada da Liga NOS, "as 18 equipas que competem no escalão principal do futebol profissional português, assim como as equipas de arbitragem, irão envergar camisolas alusivas ao combate à COVID-19, aquando da entrada em campo, [e] apelando à sociedade para que não facilite, deixando a pandemia fora-de-jogo".
Mas há mais. Para além da entrada em campo com as referidas camisolas, adianta a DGS, que os "capitães de cada uma das equipas figurarão na habitual foto do 'fair-play', com o devido distanciamento de segurança e máscara colocada na cara, de forma a divulgar a sua correta utilização".
A pandemia provocada pela Covid-19 já provocou mais de 538 mil mortos e infetou mais de 11,64 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 1.629 pessoas das 44.416 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.