O mundo da patinagem artística está de luto devido à morte de Ekaterina Alexandrovskaya, atleta de origem russa mas internacional pela Austrália, aos 20 anos, na sequência de uma aparatosa queda sofrida este sábado, em Moscovo.
A notícia foi adiantada pela estação televisiva russa RenTV, que relata que a patinadora - que se deslocava ocasionalmente ao país para treinar - não sobreviveu aos ferimentos sofridos após cair de uma janela de uma altura de seis andares.
Apesar de ter nascido na Rússia, Ekaterina Alexandrovskaya representava a Austrália a nível internacional desde 2015, quando se juntou ao patinador Harley Windsor, com o qual acabaria por trabalhar até ao passado ano de 2019.
Neste período de tempo, o par sagrou-se campeão nacional australiano por duas vezes e conquistou a medalha de ouro nos Campeonatos do Mundo de júniores de 2017, em Taiwan, assim como no Grande Prémio do mesmo ano, no Japão.
Em 2018, Ekaterina Alexandrovskaya e Harley Windsor ficaram no 18.º lugar dos Jogos Olímpicos de inverno, realizados em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Um ano depois, acabariam por se separar, alegadamente, devido a problemas de saúde da patinadora.