Diego Armando Maradona, considerado um dos melhores futebolistas da história, morreu esta quarta-feira na sua residência, na Argentina, aos 60 anos, anunciou o seu agente e amigo Marias Morla, segundo a agência espanhola EFE.
O antigo astro argentino sofreu uma paragem cardiorrespiratória e acabou por não resistir, avança o El Clarín.
Maradona, recorde-se, estava a recuperar de uma operação a que foi sujeito a um coágulo no cérebro. A antiga glória do futebol argentino tinha completado 60 anos de vida no passado dia 30 de outubro.
Carreira com muito brilho
Maradona era, é e será um dos maiores rostos da história do futebol mundial. Com um estilo sem igual em campo, a bola sorria sempre que passava pelos pés do antigo médio argentino. Começou a carreira na Argentina, mudou-se para Barcelona em 1982, mas foi em Nápoles que foi elevado a estatuto de ídolo.
Durante sete temporadas, Maradona foi a grande figura do Napoli e ainda hoje é visto como a maior figura daquele emblema italiano.
A famosa Mão de Deus
Um dos momentos o mais icónico da carreira de Maradona está diretamente ligado ao Mundial de 86. Na partida dos quartos de final, diante de Inglaterra, Maradona abriu o marcador com a ajuda da... mão.
Poucos minutos depois, Maradona assinou outro momento que entrou diretamente na história do futebol. Pegou na bola, passou por seis jogadores ingleses e assinou aquele que muitos consideram como um dos melhores golos de sempre.
A Argentina seguiu para as meias finais e só parou no final, altura em que se sagrou campeã do mundo.
A carreira de Maradona:680 jogos, 346 golosParticipou em 4 MundiaisCampeão do Mundo em 1986Único jogador que venceu e foi melhor jogador dos Mundiais Sub 20 e Seleção AConquistou um total de 10 títulos - incluindo os 2 únicos campeonatos do Napoli pic.twitter.com/jSWA62y2Yt
— playmakerstats (@playmaker_PT) November 25, 2020
Carreira de treinador marcada por muitas polémicas
Também fora do relvado, Maradona deu sempre que falar. Depois de deixar a carreira de jogador, a antiga glória do futebol argentino abraçou a aventura de treinador mas sem o sucesso de outros tempos. Muitas vezes, as polémicas ofuscaram as vitórias. Passou pelos Emirados Árabes, México e atualmente estava ao serviço do Gimnasia y Esgrima na Argentina.