O FC Porto venceu, na tarde deste sábado, o Santa Clara, por 1-0, no estádio de São Miguel, num duelo relativo à oitava jornada da I Liga.
O único golo da partida surgiu por intermédio de Luis Díaz, já nos descontos da etapa inicial, após cruzamento de Manafá e um remate acrobático do internacional colombiano.
Com este resultado, o FC Porto sobe à segunda posição, com 16 pontos, a três, à condição, do líder Sporting. Por sua vez, o Santa Clara cai para o nono lugar, com dez pontos.
Numa primeira parte em que escassearam as ocasiões de golo, o primeiro lance de polémica surgiu à passagem dos 42 minutos, em que Otávio ficou a reclamar grande penalidade, todavia o árbitro apenas concedeu um pontapé de canto.
Na sequência desse lance, Grujic balançou as redes de Marco Pereira, todavia o árbitro auxiliar considerou que a bola ultrapassou a linha final.
Instantes depois, e já nos descontos da primeira parte, após uma bela jogada de Manafá, Luis Díaz assinou um golaço após operar um belo remate acrobático.
Por sua vez, a etapa complementar pouco ou nada acrescentou a uma partida em que o excesso de soporíferos apenas fez com que os lances de perigo escasseassem ainda mais. Só perto do fim, primeiro por Ukra e depois por Otávio é que o jogo arrebitou um pouco mais. Todavia, o filme açoriano foi, efetivamente, demasiado letárgico para um encontro de I Liga.
Relato do jogo:
90+3' - Termina o encontro nos Açores.
90+2'- Entra Diogo Leite, para o lugar de Sérgio Oliveira.
90+1' - Villanueva a dar um calafrio ao FC Porto. A bola passou perto da baliza de Marchesín.
90' - Três minutos de compensação!
87' - Um remate fortíssimo de Otávio e a bola a sair perto da baliza de Marco Pereira.
86' - Marchesín a negar o golo a Ukra.
81'- Ukra entra para o lugar de Rashid.
73' - Marco Pereira a ser displicente e é Fábio Cardoso a negar que o FC Porto pudesse festejar o segundo.
67' - Carlos Jr. obriga o guardião do FC Porto a defesa apertada, mas o jogador do Santa Clara estava em posição irregular.
66' - Também dupla alteração no Santa Clara: saem Costinha e Diogo Salomão, entrando Lincoln e Jean Patric.
65' - Alterações no FC Porto: saem Grujic e Taremi. Entram Uribe e Marega.
62' - Esta segunda parte continua sem ocasiões de golo ou qualquer lance digno de registo.
57'- Amarelo para Sérgio Conceição, após reclamar ação disciplinar para Villanueva.
53' - Rafael Ramos a cruzar para Thiago Santana, mas a defesa do FC Porto a evitar males maiores.
46' - Começou a segunda parte, sem substituições nas duas equipas.
45+2' - Intervalo no estádio de São Miguel. Os dragões vencem por 1-0 com um golaço de Luis Díaz.
45+1' - GOLAÇOOOOOOOOOOOO DO FC PORTO! MARCA LUIS DÍAZ! Bela jogada de envolvimento pela direita com Manafá a cruzar junto à linha final e Luis Díaz, através de um remate acrobático, a arrombar a baliza de Marco Pereira.
43' - Golo de Grujic, de cabeça, mas o árbitro anula, por considerar que, na sequência do canto, a bola transpôs a linha final.
42' - Árbitro foi ao VAR, mas nada assinalou. Apenas aponta para a marca do pontapé de canto.
42' - Corte providencial de Fábio Cardoso. Otávio fica a pedir penálti...
37' - Cartão amarelo para Costinha.
36' - Cartão amarelo para M. Grujić.
33' - Cartão amarelo para Osama Rashid.
31' - Otávio fez tudo bem, mas depois Zaidu não dá o melhor seguimento ao lance e cruza com excesso de força e a bola acaba... na linha lateral.
25' - Cruzamento com o pé esquerdo de Corona, que desencadeia um lance de muito perigo, mas Luis Díaz acaba por fazer falta sobre o guardião Marco Pereira.
21' - Péssima decisão de Diogo Salomão, que podia ter colocado a bola em zona de finalização, mas acaba por entregar a redondinha a um jogador do FC Porto.
18' - Partida continua sem ocasiões de golo e os guarda-redes ainda não tiveram de colocar as luvas em ação.
10' - Relvado está cada vez mais difícil para a prática do futebol. Chove, e bem, em Ponta Delgada.
8' - Remate cruzado de Thiago Santana, mas sem perigo para a baliza de Marchesín.
6' - FC Porto espreitou o golo nos Açores! Cruzamento de Taremi, mas não apareceu ninguém para a finalização.
1' - Já rola a bola no estádio de São Miguel.
- Cumpriu-se um minuto de silêncio em memória de Vítor Oliveira, que morreu neste sábado. Mas também em memória de Reinaldo Teles, José Bastos e Diego Armando Maradona.
- As duas equipas já estão no terreno de jogo.
Onzes:
Onze do Santa Clara: Marco; Rafael Ramos, Villanueva, Fábio Cardoso e Mansur; Osama Rashid, Costinha e Júlio Romão; Carlos Jr., Thiago Santana e Diogo Salomão.
Onze do FC Porto: Marchesín, Manafá, Mbemba, Sarr, Zaidu, Sérgio Oliveira, Grujic, Tecatito, Otávio, Luis Díaz e Taremi
Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Diogo Leite, Nanu, Uribe, Fábio Vieira, Nakajima, Marega, João Mário, Toni Martínez.
Suplentes do Santa Clara: André Ferreira, João Afonso, Cristian González, Sagna, Lincoln, Lucas Marques, Viera, Ukra, Jean Patric.
Antevisão: Santa Clara e FC Porto defrontam-se, neste sábado, a partir das 18 horas, num duelo relativo à oitava jornada da I Liga.
Os pupilos de Daniel Ramos recebem os dragões na oitava posição, com 10 pontos, por sua vez os comandados de Sérgio Conceição são quartos, com 13, a seis do líder Sporting.
Recorde-se que a formação açoriana no seu estádio já averbou todos os resultados (vitória, empate e derrota), tal como um FC Porto que, fora do seu reduto, ainda só venceu, também por uma vez, na casa do vizinho Boavista.