Diogo Leite parece ter ganho nova vida no FC Porto. Depois de ter assinado uma exibição para esquecer em Paços de Ferreira, no passado mês de outubro, a posição do jovem defesa português no plantel portista estava fragilizada, mas tudo mudou com duas aparições... na Liga dos Campeões. Sérgio Conceição voltou a apostar na titularidade de Leite nos últimos dois jogos da fase de grupos, ante Manchester City e Olympiacos, e o jogador de 21 anos correspondeu positivamente, estando em maior destaque na recente vitória na Grécia.
Diogo Leite revelou-se seguro, inteligente nos movimentos de antecipação, concentrado e intransponível diante da equipa de Pedro Martins. Os avançados do Olympiacos quase nunca tiveram espaço nos confrontos com o jogador formado no Olival, e os números não mentem.
Segundo divulga a GoalPoint, Diogo Leite apenas perdeu um dos nove duelos individuais que travou e ganhou os três confrontos disputados pelo ar. Além disso, recuperou a bola por seis ocasiões, e ainda contou com uma eficácia de passe de 96%.
A exibição de Diogo Leite frente ao Olympiacos: soube usar o cérebro para antecipar e o físico para se impor em praticamente todos os duelos. Limpinho. https://t.co/7isusEWz0S
— Tomás da Cunha (@tomasrdacunha) December 10, 2020
Estes dados relativos à exibição individual são importantes, mas tornam-se ainda mais valiosos quando associados a dois jogos europeus, e de elevado grau de dificuldade, em que a baliza de Marchesín ficou a zeros.
Olympiacos Porto Diogo Leite aproveitou a oportunidade para brilhar em palco Champions, e terminou os 90 minutos com apenas 1 de 9 duelos perdidoAcerta MVP's e ganha prémios https://t.co/ojHHKoHLF7#UCL #ChampionsEleven #OLYPOR #OFCFCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/gWCo7DPsBE
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) December 9, 2020
Concorrência ameaçada
Perante tamanha boa resposta de Diogo Leite, há jogadores que podem ter um lugar no onze em risco. É o caso de Malang Sarr, o elo mais fraco na vitória do FC Porto diante do Tondela (4-3), registada no passado sábado. O defesa francês ficou mal na fotografia dos três golos beirões e, depois da exibição de Diogo Leite, no Pireu, Sérgio Conceição poderá dar nova oportunidade ao jovem internacional português pela seleção de sub-21 já no próximo jogo referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
.@ChampionsLeague | @olympiacosfc 0-1 @FCPorto @Diogoleite53 impecável! Não dá hipótese #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/w0HnOOkNQB
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) December 9, 2020
Dever cumprido
Poucas horas depois da vitória na casa do Olympiacos, Diogo Leite recorreu às redes sociais para expressar a satisfação de ter ajudado o FC Porto em mais um triunfo europeu.
"Noite de Champions, com mais uma vitória e um sentimento de dever cumprido", escreveu o jovem defesa português de 21 anos.
Noite de Champions, com mais uma vitória e um sentimento de dever cumprido @ChampionsLeague @FCPorto pic.twitter.com/yW8ZWKzm2G
— Diogo Leite (@Diogoleite53) December 10, 2020