Segundo o organismo que tutela o futebol mundial, a competição de sub-20, prevista para a Indonésia, e o mundial de sub-17, agendado para o Peru, ambos em 2021, vão agora disputar-se em 2023, nos mesmos países.
"A situação da pandemia de covid-19 continua a apresentar problemas para a realização de eventos desportivos e afeta as viagens internacionais", refere em comunicado.
Portugal era um dos países apurado para o Mundial sub-20, após a UEFA cancelar o Europeu de sub-19 de 2020, competição que encontraria as equipas apuradas.
O cancelamento do europeu, devido à pandemia de covid-19, após sucessivos adiamentos, deixou Portugal entre as cinco seleções apuradas via 'ranking', ao lado de Inglaterra, França, Itália e Países Baixos.
Esta seria a 13.ª participação da seleção lusa em Mundiais de sub-20 e a sexta consecutiva, uma série iniciada na edição de 2011, cuja final perdeu para o Brasil, depois de ter erguido o troféu em 1989, na Arábia Saudita, e em 1991, em Lisboa.
A FIFA salienta que tem estado em contacto com as entidades envolvidas, entre elas as federações dos países em causa e as suas confederações, para tomar decisões.
"É claro que a situação ainda não está normalizada o suficiente para chegar a um nível em que seja possível a realização de ambos os torneios", conclui, deixando uma palavra de gratidão a todos os envolvidos.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.731.936 mortos resultantes de mais de 78,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.