Com Horta a assistir fica tudo mais fácil: Notas do Sp. Braga-Benfica

Águias caíram perante uma equipa minhota competente e eficaz.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
21/01/2021 09:57 ‧ 21/01/2021 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O Benfica caiu na final four da Taça da Liga perante o Sp. Braga (1-2) na noite de quarta-feira. As águias, com sete jogadores de baixa por estarem infetados pelo novo coronavírus, não conseguiram contrariar a eficácia dos minhotos e foram afastados da final que será, no sábado, disputada por Sporting e... Sp. Braga. 

Num jogo bem disputado em Leiria, o jogador em maior destaque acabou por ser Ricardo Horta. O camisola 21 do Sp. Braga não marcou, mas foi dos pés dele que nasceram os dois golos minhotos. 

Vamos aos protagonistas. 

A figura 

Com Horta fica tudo mais fácil. O jogador de 26 anos é peça basilar neste Braga e a noite de ontem ajudou a perceber o porquê. Horta até nem esteve particularmente inspirado, mas conseguiu assistir para os dois golos: Abel Ruiz e Tormena agradeceram. Os grandes jogadores aparecerem nos grandes jogos e Ricardo Horta deixou uma marca bem saliente no duelo com o Benfica. 

A surpresa 

Sem Grimaldo e sem Nuno Tavares, Jorge Jesus apostou na adaptação de Cervi para a lateral esquerda. Claro está que a defesa a três, com Weigl a encaixar na dupla Todibo e Jardel, soltou o argentino de algumas tarefas defensivas, mas nem por aí se poderá deixar de dar mérito a Cervi. Correu, combinou, cruzou e procurou ser sempre uma solução no ataque e na defesa. No final ainda foi elogiado por Jorge Jesus. 

A desilusão 

Todibo até começou o jogo a dar boas indicações, mas ficou mal na fotografia dos dois golos. Além disso foi ele quem cometeu a falta que originou o livre que resultou no primeiro golo arsenalista. Mostra ter falta de ritmo competitivo e foi sem surpresa substituído na segunda parte. 

Carlos Carvalhal 

Apostou num onze recheado de jogadores de qualidade e que sabem exatamente aquilo que têm de fazer em campo. Ao longo da partida, foi mexendo mas nunca perdeu a filosofia de jogo que tanto defende. Ainda conseguiu dar minutos a Paulinho, o que poderá indicar uma titularidade na final desta prova contra o Sporting. 

Jorge Jesus

Perante tantas ausências - sete por Covid-19, mais o lesionado André Almeida - era evidente que o Benfica iria sentir dificuldades. Ainda assim, as águias parecem estar num nível superior nos primeiros 45 minutos, mas tal deixou de acontecer a partir dos 60 minutos. A ausência de algumas peças essenciais no onze ajuda a explicar a derrota, embora não seja justificação absoluta. 

O árbitro 

Fábio Veríssimo moderou um jogo com alguma intensidade, mas soube agarrar os jogadores nos momentos de maior tensão. No lance do golo anulado a Fransérgio decidiu bem, mas poderia ter mostrado um segundo cartão amarelo a Weigl. Noite atribulada em Leiria.   

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mathias Pogba condenado a um ano de prisão efetiva por extorquir o irmão

França

Mathias Pogba condenado a um ano de prisão efetiva por extorquir o irmão

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Oficial: Liam Lawson é o substituto de Sergio Pérez na Red Bull

Fórmula 1

Oficial: Liam Lawson é o substituto de Sergio Pérez na Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas