Os representantes de alguns dos maiores campeonatos do futebol europeu, entre eles a Premier League, vão reunir-se, esta sexta-feira, com o objetivo de discutir um novo formato a implementar na Liga dos Campeões até 2024.
A notícia é adiantada pelo jornal britânico The Guardian, que explica que o objetivo passa por encontrar um consenso e apresentar à UEFA uma proposta que permita tornar a competição tão ou mais aliciante do que a Superliga Europeia.
Uma das hipóteses em cima da mesa contempla o final da fase de grupos como é conhecida aos dias de hoje, sendo a ronda inaugural da maior prova continental de clubes substituída por aquilo que é chamado de "sistema suíço".
Significa isto que a Liga dos Campeões arrancaria com um só campeonato de 32 equipas, no qual cada uma disputaria dez jogos. No final, a classificação ditaria quem seguiria em frente, quem disputaria uma eliminatória intermédia e quem ficaria pelo caminho.
Isto levaria a um aumento de partidas realizadas numa primeira fase (atualmente, recorde-se, são seis), o que, por sua vez, significaria um aumento nas receitas provenientes da exploração dos direitos televisivos.