É já esta quarta-feira que FC Porto e Sporting de Braga jogam os derradeiros 90 minutos (ou, quem sabe, até mesmo 120...) da meia-final da Taça de Portugal, onde se decidirá qual será a primeira equipa a carimbar o passaporte para a tão aguardada final.
Os dragões têm uma ligeira vantagem sobre os arsenalistas, uma vez que foram à Pedreira empatar a uma bola na primeira partida, que, recorde-se, ficou marcada por (muita) polémica.
Os azuis e brancos quebraram o nulo logo aos nove minutos, por intermédio de Mehdi Taremi, mas os minhotos repuseram a igualdade aos... 90+12, graças ao golo de Fransérgio, quando já se encontravam em vantagem numérica devido às expulsões de Luis Díaz e Matheus Uribe.
De lá para cá, ainda nem um mês se passou, mas muita coisa mudou. Desde logo na tabela classificativa da I Liga, já que os homens de Carlos Carvalhal chegam com a moral em alta pelo facto de, este fim de semana, terem conseguido ultrapassar os de Sérgio Conceição e ascender à segunda posição.
O FC Porto-Sporting de Braga será apitado por Artur Soares Dias, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e tem apito inicial agendado para as 20h15 (hora de Portugal Continental) desta quarta-feira, no estádio do Dragão.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Taça: O primeiro objetivo é o campeonato, como vocês sabem. Não acabou, mas obviamente está mais difícil. Este jogo pode levar-nos a uma final e conquistarmos mais um título. Amanhã temos essa possibilidade e estarmos em mais uma final de um troféu importante.
Sporting de Braga: Não posso controlar a postura do Sp. Braga. Posso é perceber a dinâmica e os pontos mais fortes do Braga. Isto é uma final e as duas equipas vão querer passar. Se consegurimos, será a terceira final nestes três anos e meio. Um clube grande vive assim, destas presenças em jogos importantes que dão títulos. É isso que procuramos: estar novamente na final da Taça de Portugal.
Desentendimento com Carlos Carvalhal: Aquilo que se passa no campo, fica no campo. Se fosse contar tudo aquilo que eu disse e que me disseram a mim... Tudo aquilo que se passa num desporto cheio de paixão. Começava aqui hoje e só parava daqui a 10 anos. Acho que isso não é bonito.
Carlos Carvalhal
FC Porto: Temos consciência que vamos jogar contra uma grande equipa, com uma organização muito forte, com selo e qualidade de Liga dos Campeões, com um grande treinador, muito difícil de ser batida, e a jogar no seu terreno.
Ultrapassagem na tabela: A nossa equipa tem estado bem, é equilibrada, ataca bem, pratica um bom futebol, é positiva, quando tem de defender, fá-lo muito bem também. Temos tentado melhorar a equipa dentro dos limites de tempo, há umas semanas largas consecutivas que não temos tido tempo para treinar, a equipa tem correspondido na sua plenitude, mas acho que ainda pode melhorar.
Baixas: Para os menos atentos, e não querendo baixar em demasia as expectativas, mas é importante que toda a gente meta os 'pés no chão', recordo que no último jogo o Bruno [Rodrigues], da equipa B, jogou não porque não mereça, mas fundamentalmente porque os jogadores da equipa principal estavam indisponíveis e daí o emergir de um potencial jogador, que é um jovem que ainda não está rotinado connosco, mas que esteve muito bem
Últimos 'onzes'
FC Porto: Marchesín; Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu; Sérgio Oliveira, Otávio, Uribe, Corona; Taremi e Marega.
Sporting de Braga: Matheus; Ricardo Esgaio, Tormena, Bruno Rodrigues, Borja, Galeno; Al Musrati, Fransérgio; Lucas Piazón, Ricardo Horta e Abel Ruiz.
Últimos resultados
FC Porto: E-E-V-V-E
Sporting de Braga: V-D-V-D-V
Ausências
FC Porto: Mouhamed Mbaye, Pepe e Sérgio Oliveira (lesionados).
Sporting de Braga: Francisco Moura, Iuri Medeiros, André Castro, David Carmo e Rui Fonte (lesionados).
Leia Também: "O Sp. Braga talvez seja a melhor equipa a jogar em Portugal"