A seleção nacional enfrenta, esta quarta-feira, o Azerbaijão, em jogo que marca o arranque da fase de qualificação para o Mundial'2022. A jogar em Turim, por força da pandemia, a seleção das quinas inicia a missão Mundial ainda sem jogar o Europeu, mas Fernando Santos deixa o alerta que esta fase de qualificação deve ser encarada com a máxima seriedade.
Em conferência de imprensa, o selecionador nacional sublinhou que a tarefa de jogar três jogos oficiais num curto período de tempo não será fácil e pede, por isso, concentração aos jogadores.
Raphael Guerreiro foi convocado, mas já foi dispensado depois do departamento médico da Federação Portuguesa de Futebol ter dado o jogador do Borussia Dortmund como inapto. Fernando Santos não vai chamar nenhum jogador para o lugar de Guerreiro.
O pontapé de saída está agendado para as 19h45, em Turim, na casa da Juventus, e contará com a arbitragem do alemão Daniel Siebert.
Fernando Santos em discurso direto
Sonho de ser campeão do mundo: "Eu não sonho. Sonhar é importante, mas o fundamental é acreditar que o sonho é possível. Nós podemos sonhar, e depois acordamos e tudo ser um enorme pesadelo. Para isso não vale a pena. O que nós dizemos é que Portugal tem qualidade e organização por lutar por qualquer prova em que participa. Desde cedo disse aos meus que, para chegarmos a fases finais, temos de lá estar. Se dermos como adquirido que já lá estamos antes de jogarmos um apuramento é um enorme erro. O nível de motivação quando os jogadores representam a Seleção é enorme. Os jogadores não precisam de dar mais, não podem é dar menos. Cada jogo é uma final e os jogadores têm de encarar como tal. Sabemos que somos favoritos diante do Azerbaijão, mas se não o respeitarmos e não pusermos em campo as nossas mais-valias podemos ter enormes problemas. Os jogos ganham-se em campo. Nós não vamos mudar as nossas estratégias, até porque não vamos ter tempo para treinar, por isso não podemos alterar muito as nossas dinâmicas. O Azerbaijão é uma boa equipa em lances de bolas parada e que vai funcionar num raio de 30/40 metros."
Rui Silva e Raphael Guerreiro estão disponíveis?: "O Rui teve um traumatismo ligeiro no jogo de domingo, mas penso que estará em condições. O Raphael vai ficar de fora. Já vinha de uma lesão, mas achávmos que podia participar no segundo ou terceiro jogo da seleção, porém, e depois de falar com o departamento clínico, concluímos que o Raphael vai estar de fora dos três encontros."
Gianni De Biasi em discurso direto
Contrariar favoritismo de Portugal: "Vamos fazer tudo o que for possível. Queremos fazer um jogo perfeito, contra um adversário com muitas qualidades. Temos de lutar. Eles são os favoritos. Vamos ter um arranque muito importante e muito difícil para nós, sem dúvida. Vai ser uma partida muito interessante relativamente à tática. É uma equipa com o Cristiano Ronaldo e outros jovens muito promissores"
Últimos resultados
Portugal: VDVVE
Azerbaijão: EEEED
Últimos onzes
Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Rúben Dias, Rúben Semedo, Mário Rui; Danilo, João Moutinho, Bruno Fernandes; João Félix, Diogo Jota e Ronaldo.
Azerbaijão: Magomedaliye; Seydiyev, Huseynov, Badalov, Kryvotsiuk; Qarayev, Ibrahimli, Salahli, Mutalimov; Emreli e Sheydaev.
Ausentes
Portugal: Raphael Guerreiro (lesão)
Azerbaijão: -