A revista inglesa FourFourTwo publicou nesta quinta-feira uma longa lista na qual escolheu aqueles que considera serem os "100 emblemas mais bonitos de clubes de futebol".
Numa lista que respeita apenas a ordem alfabética, o grande destaque, para além dos inúmeros clubes ingleses, vai para o facto de Benfica e FC Porto serem os únicos clubes portugueses presentes nestes 100 eleitos.
Sobre o Benfica, a conceituada revista britânica escreve que "tal é a ostentosa águia dourada no topo do brasão do Benfica que, durante anos, ninguém reparou na maldita roda de bicicleta. Os lisboetas têm o atual símbolo desde 2000, mas a combinação de todas as partes remonta a 1906. O que é invulgar é que o azul, o verde e o branco estão fortemente presentes no design - cores do FC Porto e do Sporting, os maiores rivais do Benfica. De alguma forma, apesar da roda de bicicleta estranha, não sente nada além de imponente e majestoso."
Já sobre o FC Porto, a Four Four Two escreve: "A Four Four Two adora quando um jogador desenha o brasão do seu clube e é exactamente o que aconteceu com o FC Porto em 1922. Augusto Baptista Ferreira, médio e designer gráfico a tempo parcial, pegou no antigo brasão - uma bola de futebol azul com letras brancas simples - e deu-lhe uma reforma. O brasão da cidade foi adicionado ao topo da bola, com as letras brancas a descer até a base. O design está em uso desde então."