Polémica na Superliga Europeia: Tudo o que aconteceu nas últimas horas
Prova foi anunciada na noite de domingo, mas muitas têm sido as críticas contra o formato.
© Getty Images
Desporto Superliga Europeia
A criação da Superliga Europeia foi anunciada na noite de domingo, mas nas últimas horas tem estado a desencadear reações adversas de vários quadrantes.
Desde o futebol, com clubes, federações e jogadores, passando também por dirigentes políticos, todos se têm manifestado contra a iniciativa de alguns clubes de elite do continente.
Reações registadas esta segunda-feira:
23h44: Florentino Pérez compareceu no programa 'Chiringuito de Jugones' e explicou os motivos que o leveram a liderar a Superliga Europeia. O presidente do Real Madrid disse estar a salvar o futebol, disparou contra a UEFA e deixou um recado aos "clubes pequenos".
22h50: Eric Cantona arrasa a Superliga Europeia. Confira o vídeo.
21h37: O FC Porto pode ser repescado pela UEFA para disputar as meias-finais da Liga dos Campeões. Saiba tudo.
20h45: António Costa arrasa Superliga: "O princípio do mérito não pode estar à venda".
20h01: Klopp rejeita Superliga: "Liverpool é muito mais do que algumas decisões".
19h50: Governo repudia a Superliga: "A pequena parte à frente do bem comum".
19h17: Sp. Braga é "liminarmente contra" a prova e deixa bicada aos três 'grandes'.
18h20: UEFA pondera excluir Manchester City, Chelsea e Real Madrid das meias-finais da Liga dos Campeões. Leia mais.
17h30: Bayern Munique recusou integrar Liga Europeia e já explicou porquê. Saiba tudo.
17h16: Governo espanhol rejeita Superliga Europeia e ruma contra os colossos.
17h02: Draghi opõe-se à Superliga Europeia. Reunião de emergência na Serie A.
16h54: Também os adeptos parecem estar contra esta prova e em Liverpool já houve quem passasse das palavras aos atos. Veja tudo aqui.
16h33: Ceferin deixou aviso aos jogadores e o Desporto ao Minuto projetou o cenário de uma Seleção Nacional sem os craques que jogam nos clubes da Superliga Europeia. Confira tudo aqui.
15h36: Ceferin arrasa presidente da Juventus, a quem chama de "mentiroso" e "cobra". Confira as declarações do presidente da UEFA.
15h00: Podence foi o primeiro jogador português a reagir e manifesta estar contra a Superliga Europeia. Bruno Fernandes também diz que os "sonhos não se podem comprar". Leia tudo aqui.
14h45: A dura ameaça do presidente da UEFA aos clubes e jogadores que participarem na Superliga.
14h30: A reação do Benfica sobre a criação da Superliga Europeia.
14h00: A Associação Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro) manifestou preocupação com o possível impacto da criação de Superliga europeia, e lamentou que os jogadores sejam ignorados nas negociações e ameaçados de exclusão das seleções dos seus países.
13h30: Dezenas de adeptos do Liverpool deslocaram-se até ao estádio Anfield Road para protestar contra a presença dos reds na Superliga Europeia.
Várias faixas foram colocadas nas grades do estádio, destacando-se uma que diz: "Vergonha. RIP LFC. 1892-2021".
─ Liverpool taraftarları, Avrupa Süper Ligi'ne karşı.
— Futbol Akademi (@Futbol_Akademi) April 19, 2021
19 Nisan 2021, Anfield Road. pic.twitter.com/RLE2Bh68sZ
13h27: O português Daniel Podence é mais um dos jogadores a mostrar-se contra a Superliga Europeia. "A bola. A música. O sonho. O vólei de Zidane... O solo de Kaká... Liverpool em Atenas... Ole (Solskjaer) em Barcelona... Cris e Seedorf... Há coisas que o dinheiro não compra", escreveu o jogador do Wolverhampto na rede social Instagram.
Ver esta publicação no Instagram
13h15: O Real Betis foi dos primeiros clubes a mostrar-se contra a Superliga Europeia.
O jornal espanhol AS deu conta esta segunda-feira de que o emblema andaluz teve esta manhã, durante várias horas, a classificação do campeonato espanhol sem os clubes que pretendem integrar a Superliga (Real Madrid, Atlético Madrid e Barcelona), o que deixava o grande rival Sevilha na liderança, como campeão virtual. Pode verificar essa imagem abaixo.
A imagem do site do Real Betis© DR
13h07: Rio Ferdinand e Jamie Carragher juntaram-se ao coro de críticas contra a Superliga Europeia.
Em declarações na BT Sport, Ferdinand defendeu que os 12 clubes fundadores deviam ser alvo de sanções. "Acho que este grupo de equipas separatistas é uma guerra contra o futebol. É uma vergonha. É constrangedor. E vai contra tudo o que é futebol", atirou.
Por outro lado, Jamie Carragher, antiga estrela do Liverpool, expôs as suas críticas na rede social Twitter. "A vergonha em que nos tornámos, Liverpool. Pensem nas pessoas deste clube que vieram antes de nós e que se sentem envergonhadas", escreveu o antigo jogador.
What an embarrassment we’ve become @LFC think of all the people who have come before us at this club who would be equally embarrassed as well. #SuperLeague https://t.co/zLxhNyeaXB
— Jamie Carragher (@Carra23) April 18, 2021
13h05: O antigo futebolista Gary Lineker deixou nas redes sociais um apelo aos adeptos para que boicotem a Superliga Europeia. "O futebol não é nada sem os adeptos. Vimos isso claramente nos últimos 12 meses. Se os adeptos se unirem contra este esquema de pirâmide anti-futebol, podem pará-lo", escreveu o inglês.
Football is nothing without its fans. We’ve seen that clearly over the last 12 months. If fans stand as one against this anti-football pyramid scheme, it can be stopped in its tracks.
— Gary Lineker (@GaryLineker) April 19, 2021
13h03: Os adeptos de futebol estão "completamente contra" a Superliga europeia, uma "competição fechada onde o mérito desportivo é completamente colocado de lado".
12h56: O alemão Mesut Ozil é mais um jogador a mostrar-se contra a Superliga Europeia: "As crianças crescem a sonhar vencer o Mundial e a Liga dos Campeões, não uma Superliga. A piada dos grandes jogos é que eles acontecem apenas uma ou duas vezes por ano, não todas as semanas."
Kids grow up dreaming to win the World Cup and the Champions League - not any Super League. The enjoyment of big games is that they only happen once or twice a year, not every week. Really hard to understand for all football fans out there...
— Mesut Özil (@MesutOzil1088) April 19, 2021
12h53: O presidente do Sporting, Frederico Varandas, é a mais recente voz crítica contra a Superliga Europeia.
12h45: O hacker Rui Pinto também reagiu nas redes sociais contra a criação da Superliga Europeia. "E o plano exposto em 2018 no Football Leaks torna-se hoje uma realidade, nos mesmos moldes e com os mesmos intervenientes. É um dia triste para o futebol mundial", escreveu o português no Twitter.
E o plano exposto em 2018 no #FootballLeaks torna-se hoje uma realidade, nos mesmos moldes e com os mesmos intervenientes. É um dia triste para o futebol mundial. https://t.co/jAvBbZxGRz
— Rui Pinto (@RuiPinto_FL) April 18, 2021
12h39: O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou hoje que vai fazer "tudo o que puder" para impedir a criação da Superliga europeia.
12h34: Luís Figo criticou a "ganância" dos 12 clubes que anunciaram domingo querer formar uma Superliga europeia, uma competição que "não tem nada de super".
This so called « Superleague » is anything but « Super ». This greedy and callous move would spell disaster for our grassroots, for women’s football, and the wider football community... (1/2)
— Luís Figo (@LuisFigo) April 19, 2021
12h29: Ander Herrera é um dos primeiros jogadores a comentar a criação da Superliga Europeia. O jogador do Paris SG, que ficou fora desta competição, utilizou as redes sociais para criticar a prova.
"Eu adoro futebol e não posso ficar calado perante isto. Acredito numa Liga dos Campeões melhorada, mas não nos ricos a roubar o que o povo criou, que é nada mais nada menos que o desporto mais bonito do planeta", escreveu o jogador no Twitter.
— Ander Herrera (@AnderHerrera) April 19, 2021
11h40: O português Emanuel Macedo de Medeiros, fundador e antigo CEO da Ligas Europeias, disse que uma Superliga europeia não é futebol, mas sim ganância.
11h35: Bayern de Munique e o Borussia Dortmund já fizeram saber que estão "totalmente contra" criação da Superliga europeia, uma posição partilhada pela Federação alemã.
11h30: A Liga espanhola de futebol também se manifestou "energicamente contra a proposta anunciada de criação de uma competição secessionista e elitista".
11h10: O Manchester United e a Juventus anunciaram hoje que deixaram a Associação Europeia de Clubes (ECA), com o presidente dos italianos, Andrea Agnelli, a deixar a presidência deste órgão, na sequência do anúncio de uma Superliga europeia.
11h00: O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, confirmou esta segunda-feira que os azuis e brancos receberam "contactos informais" de "alguns clubes" tendo em vista a participação na Superliga Europeia.
10h40: O JP Morgan anunciou, esta segunda-feira, que vai financiar a Superliga Europeia, de acordo com a AFP. O JP Morgan, recorde-se, é um banco norte-americano.
10h30: As ações da Juventus estão a disparar mais de 10%, esta segunda-feira, no seguimento do anúncio da criação da Superliga Europeia, competição que reúne 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália e que pretende desenvolver uma prova de elite.
10h26: Os 12 clubes fundadores da Superliga avisaram os líderes da FIFA e da UEFA que vão perseguir ação judicial para impedir os esforços destas organizações no sentido de proibir o avanço da nova competição.
09h10: O presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, é mais uma das vozes críticas contra o lançamento da Superliga Europeia, cujo formato foi conhecido na noite de domingo.
08h37: Eis um resumo de tudo o que precisa de saber sobre a Superliga Europeia, prova que tem gerado muita polémica nas últimas horas.
08h20: UEFA e FIFA já se mostraram contra a criação desta nova competição.
08h10: Pedro Proença, Emmanuel Macron e Boris Johnson são das primeiras reações contra a Superliga Europeia.
08h00: O anúncio da última noite sobre a criação da Superliga Europeia já começou a ter consequências a nível federativo. O portal The Athletic avança que Andrea Agnelli abandonou Comité Executivo da UEFA.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com