De titularíssimo a suplente. Foi esta a vida de Luís Maximiano de uma época para a outra. O guarda-redes português foi 'dono e senhor' das redes verde e brancas na temporada transata, mas a contratação de Antonio Adán remeteu o jovem para um plano secundário, ao ponto de nem sequer se ter estreado na I Liga este ano. Mas isso é algo que está prestes a mudar.
O espanhol Adán viu, no jogo de domingo, diante do Sporting de Braga, onde esteve em plano de destaque e que terminou com a vitória dos leões, o quinto amarelo na edição deste ano na I Liga e falhará forçosamente o jogo do próximo sábado, em Alvalade, diante do Nacional da Madeira.
Perante esta ausência de Adán, o titular, como Rúben Amorim já revelou na conferência de imprensa após o jogo na Pedreira, será Luís Maximiano, naquela que será a estreia do jovem em jogos do campeonato nacional esta temporada, quebrando, assim, uma série de quase quatro meses sem qualquer partida disputada.
"Temos que preparar bem o Max, o Adán viu o quinto amarelo, outro momento para a história, não me lembro de um guarda-redes levar cinco amarelos. O Max não tem tantos jogos, mas tem muito talento. É assim que os jogadores crescem", referiu Rúben Amorim após o jogo em Braga.
Último jogo foi em janeiro na Madeira
Luís Maximiano soma apenas três jogos com a camisola do Sporting e todos eles para as Taças. O jovem guardião foi titular em dois encontros da Taça de Portugal (Sacavenense e Marítimo) e um na Taça da Liga com o Mafra.
E foi precisamente contra uma equipa madeirense que Maximiano constou pela última vez na ficha de jogo como titular do Sporting. Aconteceu em janeiro deste ano num jogo contra o Marítimo, uma partida que haveria de terminar com a eliminação dos verde e brancos da Taça de Portugal, naquela que foi mesmo a segunda de duas derrotas que o Sporting somou esta época.
Nesse encontro realizado no estádio dos Barreiros, no Funchal, o jovem guarda-redes luso averbou dois dos três golos que sofreu esta temporada, os quais foram marcados por Léo Andrade e Rodrigo Pinho, sendo que o terceiro foi marcado por Iaquinta, do Sacavenense, na terceira eliminatória da Taça de Portugal.
Nova oportunidade para convencer Amorim
Estes números em nada são comparáveis com os que Luís Maximiano alcançou na última temporada. O jovem formado na Academia de Alcochete nem sequer começou a época como titular, a qual pertencia a Renan Ribeiro, mas a chegada de Jorge Silas ao comando técnico dos leões, aliada a uma lesão do brasileiro, mudou o cenário.
Max, como é tratado entre os colegas de equipa, pegou de estaca entre os titulares, e não voltou a largar as redes da baliza verde e branca até final da temporada, já com Rúben Amorim ao leme da equipa principal.
O jovem guardião internacional pelas seleções jovens, que tem contrato com o Sporting até junho de 2025, somou 31 encontros na época transata, e terá agora diante do Nacional da Madeira mais uma oportunidade para impressionar o treinador Rúben Amorim.
Leia Também: Adán e Tiago Tomás desfalcam Sporting na próxima jornada