A República Checa inicia o Campeonato da Europa, em Glasgow, diante da Escócia, a 14 de junho.
Os checos estão inseridos no Grupo D, onde mora, além da Escócia, Inglaterra e Croácia.
A seleção da Europa Central esteve sempre presente no maior certame do Velho Continente como nação independente, tendo atingido sete fases finais consecutivas.
Desta feita, os pupilos de Jaroslav Šilhavý atingiram o Euro'2020 à boleia de cinco triunfos na fase de qualificação, e com um balanço de 13 golos marcados e 11 sofridos.
Figura
Vladimír Darida, médio do Hertha, comanda a equipa através do exemplo e é uma 'locomativa' que pode levar os checos a bom porto no certame europeu.
Joker
Tomáš Souček é a força motriz do meio-campo. Foi o jogador da época 2018/19 na República Checa, na qual o Slavia Praga conquistou o título, sendo depois transferido para o West Ham. Ao serviço dos hammers contabilizou, na derradeira temporada, nove golos em 39 partidas.
Sistema táctico
Jaroslav Šilhavý tem por hábito optar por um sistema de 4–2–3–1, em que Tomáš Vaclík é o escolhido para a baliza, onde geralmente a defesa é composta por Vladimír Coufal, Ondřej Čelůstka, Jakub Brabec e Jan Bořil. Mais à frente, atenções viradas para Patrik Schick, apoiado pelo tridente formado por Lukáš Masopust, Vladimír Darida e Jakub Jankto. Jaromír Zmrhal, Jan Kopic e Ondrášek também são 'cartas' para olhar com muita atenção.