De acordo com o diário alemão Bild, a UEFA não autorizou que a Allianz Arena seja iluminada com as cores do arco-íris da comunidade LGBT durante o Alemanha-Hungria, nesta quarta-feira, às 20 horas, um jogo relativo ao grupo F, onde também aparece inserido Portugal.
O pedido tinha sido feito pela cidade de Munique em protesto contra uma lei aprovada na Hungria.
Na segunda-feira, numa declaração diplomática, a Federação alemã indicou que estava de acordo com tal iniciativa durante o Euro'2020.
O município de Munique deveria solicitar permissão à UEFA, como "um sinal visível de solidariedade para com a comunidade LGBT na Hungria".
“Em virtude dos seus estatutos, a UEFA é uma organização política e religiosamente neutra. Dado o contexto político deste pedido - em referência a uma decisão do parlamento nacional húngaro - a UEFA deve recusar o pedido", pode ler-se no comunicado emitido pela UEFA.
Em causa está uma legislação, que o Governo do ultraconservador Viktor Orbán e o respetivo partido Fidesz conseguiram aprovar no parlamento, que proíbe a divulgação de quaisquer informações ou conteúdos relativos a orientação sexual, identidade ou expressão de género e características sexuais junto de menores de 18 anos.
Leia Também: Hungria critica uso do símbolo associado à comunidade LGBT em Munique