Foi um primeiro dia atribulado na Volta a França. Uma mulher provocou a queda de praticamente todo o pelotão na primeira etapa da competição, que ligou Brest e Landerneau.
A espetadora em causa empunha um cartaz, já bem dentro dos limites da estrada, onde se podia ler “Allez Opi-Omi”, qualquer coisa como “força avô e avó”, e por uns segundos da transmissão televisiva acabou por provocar uma queda aparatosa de um grande conjunto de ciclistas.
O alemão Tony Martin (UCI WorldTeam Team Jumbo–Visma) foi o primeiro a embater no cartaz, acabando por perder o equilíbrio e causar a queda do pelotão. Alguns ciclistas ficaram feridos com gravidade. Jasha Sutterlin (DSM) teve de abandonar a prova. Ignatas Konovalovas (Groupama-FDJ) e Cyril Lemoine (B&B Hotels) desistiram ainda durante a primeira etapa.
Mais à frente na etapa, a apenas 7,5 quilómetros da meta, houve mais uma queda no pelotão que, segundo a imprensa francesa, teve consequências mais graves do que a primeira por ter sido mais violenta. O britânico Chris Froome era um dos mais queixosos, mas acabou a etapa.
A organização do evento já fez saber que irá apresentar uma queixa contra a mulher: "Vamos apresentar queixa contra essa senhora, que se comportou verdadeiramente mal. Esforçamo-nos para que o espetáculo não seja estragado por comportamentos inadmissíveis de uma parte ínfima dos espectadores", dise o diretor-adjunto Pierre-Yves Thouault, à agência AFP.
Confira as imagens do momento:
Leia Também: Alaphilippe vence etapa e é o primeiro camisola amarela da 108.ª edição