A seleção nacional foi eliminada do Euro'2020 após perder frente à Bélgica (0-1) na noite de domingo. A falta de eficácia saiu cara a Portugal e são os belgas quem seguem em frente no Campeonato da Europa. Thorgan Hazard foi o marcador do único golo da partida, num lance em que a bola ganha efeito e acaba por fugir de Rui Patrício.
A equipa das quinas tentou reagir na segunda parte, conseguiu causar problemas na defensiva belga, mas não era a noite dos portugueses. O espírito guerreiro não chegou para alcançar, pelo menos, o empate, e a seleção das quinas fica pelo caminho.
Vamos aos protagonistas.
A figura
Thorgan Hazard foi o carrasco de Portugal e o herói da Bélgica. Aos 42 minutos encheu-se de fé e bateu Rui Patrício com um pontapé fulminante. Um justo prémio para quem tenta fugir da fama do irmão Eden.
A surpresa
Aos 38 anos Pepe assinou outra exibição de luxo no Euro'2020. O defesa do FC Porto só não conseguiu impedir o golo de Thorgan Hazard mas é difícil estar em todo o lado. Ajudou a travar o gigante Romelu Lukaku e foram vários os lances em que o avançado do Inter ficou mesmo sem saída.
A desilusão
Diogo Jota assinou um Europeu para esquecer. O avançado do Liverpool foi aposta em todos os jogos mas em quase todos eles deixou os adeptos à beira de um ataque de nervos. Ontem desperdiçou dois golos de forma escandalosa. Acabou por sair em evidentes dificuldades físicas.
Selecionadores
Roberto Martínez
Esta seleção belga assinou uma exibição muito aquém do esperado. Depois de terem revelado bom nível na fase de grupos, a Bélgica surgiu algo amarrada e tímida em Sevilha. A sorte esteve de lado deles e Thorgan Hazard tem mérito pela forma como não teve medo de arriscar o remate. Ainda assim, se querem chegar mais longe os belgas não podem rematar uma única vez à baliza em cada jogo.
Fernando Santos
Mexeu na equipa e apostou em João Palhinha e Diogo Dalot. A equipa esteve bem, mas melhorou a olhos vistos na segunda parte com as entradas de Bruno Fernandes e João Félix. Também lançou André Silva, Danilo e Sérgio Oliveira para chegar ao golo do empate. Foi insuficiente e Portugal novamente pelo caminho, tal como já havia ficado no Mundial'2018. Precisamente nos oitavos de final.
🇵🇹Portugal é eliminado nos oitavos de final de uma fase final pela 2.ª vez consecutiva:
— playmakerstats (@playmaker_PT) June 27, 2021
2018 Mundial
2020 Europeu pic.twitter.com/RYvTjfTRLR
Árbitro
O alemão Felix Brych nem sempre manteve o critério e permitiu que os belgas tivessem maior margem para fazer faltas sem direito a cartão amarelo. No entanto, também se pode dizer que poupou Pepe a uma expulsão num lance em que o defesa português atropelou Thorgan Hazard. Noite turbulenta do alemão, algo que não é propriamente uma surpresa.
Leia Também: "João Félix é um impostor, se eu fosse o Ronaldo ia atrás dele"