O Benfica confirmou, esta sexta-feira, que Rui Costa assume com "efeitos imediatos" a presidência do clube. As águias recordam que Luís Filipe Vieira suspendeu funções e que por isso, e nos termos que se encontram estatutariamente previstos, será Rui Costa a assumir o cargo de presidente, numa nomeação "unânime dos membros da direção".
"O Sport Lisboa e Benfica informa que, nos termos que se encontram estatutariamente previstos e em virtude da comunicação realizada hoje pelo Presidente da Direção, Luís Filipe Vieira, o Vice-Presidente Rui Manuel César Costa, assume, com efeitos imediatos, a Presidência do Sport Lisboa e Benfica, nos termos da alínea a do número 3 do artigo 61 dos estatutos do Clube. Esta nomeação tem o apoio unânime dos membros da Direção do Sport Lisboa e Benfica", pode ler-se no comunicado emitido pelas águias há instantes.
Refira-se que Rui Costa assumia, até então, funções de vice-presidente das águias, tendo sido escolhido pelos restantes membros da direção para ocupar o lugar deixado vago por Vieira.
Recorde-se, ainda, que o advogado de Luís Filipe Vieira anunciou, na manhã desta sexta-feira, que o empresário suspende funções enquanto presidente do Benfica. Vieira foi um dos quatro detidos na quarta-feira na sequência do processo 'Cartão Vermelho' que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros, com prejuízos para o Estado e algumas sociedades.
Segundo o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) estão em causa factos suscetíveis de configurar "crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais".
[Notícia atualizada às 19h28]
Leia Também: Luís Filipe Vieira último a ser ouvido por Carlos Alexandre