Perdidos no Caldeirão do 'mestre Bruno'. As notas do Marítimo-FC Porto

Dragões registaram o primeiro 'tropeção' da temporada, na Madeira, fruto de um momento de 'magia' de Xadas.

Notícia

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
23/08/2021 08:00 ‧ 23/08/2021 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

À terceira foi mesmo de vez. O FC Porto não conseguiu dar continuidade às vitórias conquistadas nas duas primeiras jornadas, sobre Belenenses SAD e Famalicão, e não foi, este domingo, além de um empate a uma bola nos Barreiros, diante do Marítimo.

Os vice-campeões nacionais em título somaram oportunidades de sobra para levar para 'casa' um outro resultado, particularmente no primeiro tempo, onde a ineficácia de Mehdi Taremi e Toni Martínez foi de 'bradar aos céus' e acabou mesmo por custar caro.

O primeiro golo, é verdade, até começou por ser atribuído ao internacional iraniano, mas, já após o apito final, o árbitro, João Pinheiro, foi consultado e acabou por entregá-lo a Luis Díaz, cujo primeiro desvio transpôs na totalidade a linha.

O tento colocou alguma justiça no resultado, mas fez mal aos dragões, que, daí em diante, pouco conseguiram fazer para penetrar a autêntica 'muralha' montada por Julio Velázquez, atitude pela qual foram castigados no último lance antes do apito para o intervalo.

Bruno Xadas encheu o pé e, com um fantástico remate, colocou a bola no fundo das redes à guarda de Diogo Costa, dando aos insulares, finalmente, a confiança necessária para fazerem algo mais do que verem o adversário trocar a bola.

Os homens da casa cresceram no segundo tempo, e, não só não permitiram aos azuis e brancos ensaiar qualquer remate à baliza, como ainda ficaram à beira de consumar a 'cambalhota' no marcador, quando, aos 69 minutos, André Vidigal atirou ao poste de uma baliza deserta.

Ao fim de três jornadas, os líderes Sporting e Benfica passam a ser as únicas equipas com 100% de aproveitamento no que a pontos diz respeito. O FC Porto é terceiro classificado, com sete pontos, e o Marítimo sétimo, com quatro.

Figura

O Bruno Xadas a quem tanto potencial foi augurado está de volta. O internacional sub-21 português foi, de longe, o elemento mais esclarecido de um Marítimo que demorou demasiado tempo a encontrar-se em campo. O (grande) golo acabou por ser um prémio mais do que merecido.

Surpresa

Pedro Pelágio entrou para o lugar de Iván Rossi à passagem dos 58 minutos, e acabou por revelar-se uma peça fundamental no 'xadrez' de Julio Velázquez. Conseguiu, por fim, ajudar a equipa a tirar a bola de zonas de perigo e a aproximá-la da área adversária.

Desilusão

Jorge Sáenz teve a ingrata tarefa de ajudar Cláudio Winck a fechar a ala direita da defesa do Marítimo, o que o colocou, vezes sem conta, frente a frente com Luis Díaz. O internacional colombiano fez o que quis do espanhol, que tão cedo não esquecerá este 'massacre'

Treinadores

Julio Velázquez: O Marítimo assinou uma primeira parte para esquecer, sempre mais preocupado em levar o jogo para a vertente física do que em tentar, propriamente, jogar futebol. Ainda assim, o treinador soube ir mexendo na equipa, e esta foi crescendo com o jogo.

Sérgio Conceição: Tal como o próprio assumiu, o FC Porto teve oportunidades de sobra para 'matar' o jogo na primeira parte, mas não o fez, e permitiu ao adversário ir 'sonhando' que era possível pontuar. Na segunda, deixou-se apanhar pela 'teia' adversária e pouco ou nada fez para marcar.

Árbitro

Um jogo com muitas paragens, particularmente na primeira parte, face à constante necessidade de João Pinheiro em assinalar todo e qualquer contacto. Ainda assim, esteve bem no capítulo disciplinar, e acertou quando, já nos descontos, não assinalou a grande penalidade que Francisco Conceição tentou 'arrancar'.

Leia Também: Francisco Conceição caiu nos descontos e FC Porto reclamou penálti

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

La Liga

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas