O trabalho de Portugal está feito. Dois jogos de qualificação para o Mundial’2022 e duas vitórias. Esta terça-feira, a equipa das quinas levou de vencida o Azerbaijão, por 3-0, em Baku, e ascendeu ao primeiro lugar isolado, à condição, do Grupo A com 13 pontos.
Um golo de Bernardo Silva, outro de André Silva, ambos na primeira parte, e mais um de Diogo Jota carimbaram aquele que foi o sétimo triunfo de Portugal em jogos diante do Azerbaijão. Nota para o regresso da equipa das quinas aos jogos sem sofrer golos. Não acontecia há já cinco encontros.
Resumo
Dominante com bola, com uma rápida reação à perda e com um sistema de 4x3x3. Foi assim que Portugal entrou em campo e temos que dizer que o fez bem. Apesar de imprimir pouco ritmo num momento mais inicial, a equipa das quinas foi mantendo a paciência e com naturalidade chegou ao golo. Com um gesto técnico de autêntico mágico, Bernardo Silva apanhou o cruzamento de Bruno Fernandes no ar, e com o seu pé esquerdo deu de calcanhar. A bola entrou cruzada e junto ao poste direito da baliza do Azerbaijão. Um golaço aos 26 minutos.
Os azeris responderam e foram com perigo à baliza de Rui Patrício, numa das poucas ocasiões que criaram. Podiam ter marcado… e deviam. Até porque nos minutos seguintes, Portugal voltaria a fazer das suas. André Silva, aos 31’, dilatou a vantagem lusa, após assistência de Diogo Jota. Neste lance é importante não esquecer mais um cruzamento de Bruno Fernandes.
A formação orientada por Fernando Santos só não foi para intervalo a vencer por três, porque aos 35 minutos André Silva falhou um golo cantado. Frente a Magomedaliyev, o avançado do Leipzig atirou ao lado.
No segundo tempo, o domínio da partida por parte da equipa lusa manteve-se e foi com naturalidade que o resultado se dilatou. Depois de várias oportunidades desperdiçadas, Diogo Jota conseguiu fazer o tão desejado golo. Mais uma vez, tal como em todos os golos que marcou nesta qualificação, o avançado do Liverpool fez de cabeça o tento que selou o triunfo português. Cancelo cruzou com conta peso e medida e Jota fez aos 75 minutos o terceiro e último golo da seleção nacional.
Acompanhamento
90+3'- FINAL DO JOGO! Vitória de Portugal sobre o Azerbaijão por 3-0. Marcaram Bernardo Silva, André Silva e Diogo Jota.
90'- Vão jogar-se mais três minutos.
90'- Cartão amarelo para Nuno Mendes.
88'- Inacreditável. Quatro adeptos entram para o relvado, vão ter com Bruno Fernandes, tiram selfies com o jogador português, e nem sinal de um steward. Os 'invasores' acabaram a sair pelo próprio pé do relvado e o jogo foi retomado.
77'- Tripla mexida na equipa lusa: Saem Bernardo Silva, Diogo Jota e João Moutinho, e entram Gonçalo Guedes, Otávio e João Mário.
75'- GOLOOOOOO DE PORTUGAAAL! MARCA DIOGO JOTA! Cruzamento teleguiado de Cancelo para a cabeça do avançado do Liverpool que, sem marcação, faz de cabeça o 3-0 para a seleção nacional.
72'- Raphael Guerreiro sai e entra Nuno Mendes para o seu lugar.
71'- João Cancelo tenta surpreender com um remate em balão, mas a bola sai ao lado da baliza adversária.
65'- JOTA! Obriga o guarda-redes azeri a defesa a apertada após remate cruzado e na recarga atira muito por cima.
63'- Mais um remate, muito por cima, de Raphael Guerreiro. Continua o jogo de sentido único.
58'- Remate forte de Bernardo Silva para boa defesa do guardião do Azerbaijão.
54'- Muita posse de bola para Portugal, que vai construindo de forma apoiada até tentar chegar a terrenos mais avançados. A equipa portuguesa vai gerindo o ritmo a seu bel-prazer.
48'- Diogo Jota ao lado! Portugal perto do terceiro golo.
46'- Recomeça a partida em Baku. Sai Palhinha e entra Rúben Neves.
45'- Intervalo!
45'- Defesa de Portugal permissiva, com Pepe e Cancelo a deixarem tirar o cruzamento e Ozobic falha o remate. Rúben Dias consegue o corte!
41'- Só dá Portugal. O Azerbaijão chegou apenas por uma vez com perigo à baliza de Rui Patrício. A equipa das quinas está atenta e não permite grandes avanços ao adversário.
35'- O que acaba de falhar André Silva! Servido por Bruno Fernandes, o avançado português rematou ao lado só com o guarda-redes azeri pela frente.
31'- GOLOOOOOO DE PORTUGAAAAL! MAIS UM! MARCA ANDRÉ SILVA! Cruzamento de Bruno Fernandes (novamente ele), toque de Jota para André Silva e o avançado do Leipzig só tem de encostar. Portugal vence agora por dois golos.
28'- Atenção ao Azerbaijão! Cruzamento de Badalov e remate ao lado de Salahli.
26'- GOLOOOOO DE PORTUGAAAL! MARCA BERNARDO SILVA, QUE FINALIZAÇÃO! Cruzamento de Bruno Fernandes e Bernardo aparece nas costas da defesa para, de calcanhar e com a bola no ar, fazer balançar as redes do Azerbaijão. Está feito o primeiro da equipa das quinas.
19'- Remate de Bernardo Silva com pouco ângulo, afasta o guarda-redes do Azerbaijão.
15' - Cartão amarelo para João Palhinha, após entrada dura sobre Garayev.
13'- Portugal muito bem neste primeiro quarto de hora. A equipa das quinas está dominante com bola e reage muito bem no momento da perda.
9'- Diogo Jota cruzou rasteiro e com perigo para a baliza azeri, mas valeu Haqqverdi a cortar o esférico.
6'- Boa jogada de Portugal, iniciada com nota artística de Cancelo. Diogo Jota teve oportunidade de finalizar, mas o lance foi interrompido por posição irregular de André Silva.
5'- Portugal apresenta-se em campo com um 4x3x3, com André Silva a ser a referência no ataque.
1- Arranca a partida em Baku! Sai o Azerbaijão a jogar.
0'- Tempo agora para ouvir o hino do Azerbaijão.
0'- Ouve-se 'A Portuguesa' em Baku!
0'- As duas equipas entram em campo e irão agora ouvir-se os hinos das respetivas seleções.
0' - A única vez que Portugal não venceu o Azerbaijão foi a 4 de Setembro de 1999, num encontro da qualificação para o Euro'2000. O resultado final foi empate a um golo, sendo que foi o único golo sofrido pela equipa das quinas frente ao conjunto azeri.
0' - Este é o sétimo jogo entre Azerbaijão e Portugal.
Onzes
Azerbaijão: Magomedaliev, Haqqverdi, Badalov, Salahli, Huseynov, Garayev, Alaskarov, Khalilzade, Makhmudov, Emreli e Ozobic.
Portugal: Rui Patrício, João Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Raphael Guerreiro, João Palhinha, João Moutinho, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Diogo Jota e André Silva.
Antevisão
Depois de uma vitória suada frente à República da Irlanda (2-1), Portugal derrotou o Qatar (3-1) num jogo particular e afinou os últimos pormenores para o encontro desta terça-feira frente ao Azerbaijão.
Fernando Santos quer inverter a tendência que se tem verificado nos últimos cinco jogos e não sofrer é um objetivo. Contudo, a prioridade é, claro está, vencer para manter a liderança do Grupo A da qualificação para o Mundial de 2022, a par com a Sérvia.
Foram nove golos sofridos nos últimos cinco jogos pela seleção nacional e as dinâmicas defensivas terão sido treinadas antes desta partida, mas não só. O aspeto ofensivo com certeza foi uma preocupação para Fernando Santos, uma vez que em março passado Portugal já viu que este Azerbaijão pode surpreender e fechar-se muito bem no seu setor mais recuado.
Sem Cristiano Ronaldo, dispensado da seleção nacional por estar castigado após ver um amarelo frente à República da Irlanda, Portugal dá o pontapé de saída em Baku às 17h00.