Na estreia internacional, a seleção feminina, orientada pelo antigo internacional Alan, perdeu com a Inglaterra, por 3-2, e Suíça, por 3-1, ganhando depois à República Checa, por 5-2, terminando em terceiro lugar no grupo. Hoje, na discussão do quinto lugar, averbou o segundo triunfo da sua ainda curta história.
O desafio foi muito equilibrado e, nos dois primeiros períodos, escasso em oportunidades, destacando-se uma bola ao poste enviada pelo conjunto de Leste nos minutos iniciais.
O marcador só funcionou no terceiro tempo, aos 26 minutos, com Kostiuk a aproveitar uma defesa para a frente de Jamila para recarregar com sucesso.
A guarda-redes lusa redimiu-se volvidos dois minutos, num lançamento da linha lateral em que recebeu com um toque e ao segundo, sem deixar a bola cair, rematou forte para um 'chapéu' à sua homóloga (1-1).
Aos 32, Joana Meira arriscou um pontapé longo, desde a defesa, e contou com uma má abordagem da guarda-redes rival para consumar a reviravolta, definitiva, no marcador.
A Rússia venceu a competição, ao impor-se na final a Inglaterra, por 82, enquanto a Espanha arrebatou o terceiro lugar, ao vencer a Suíça, por 3-2 no prolongamento, após a igualdade 2-2 no tempo regulamentar.