Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Hoje
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Hoje
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Hoje
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Hoje
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

Final dramático em Kiev. Benfica sofre e sai da Ucrânia com empate

Nulo entre águias e Dínamo manteve-se durante o encontro na estreia de ambas as equipas nesta edição da Liga dos Campeões.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
14/09/2021 21:52 ‧ 14/09/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Liga dos Campeões

Foi preciso sofrer a bom sofrer. Apesar de ter dominado grande parte da partida em Kiev, o Benfica saiu da Ucrânia com um empate (0-0), mas bem podia ter saído sem qualquer ponto na estreia nesta edição da Liga dos Campeões.

Após um final de jogo impróprio para cardíacos, ao Benfica valeu Odysseas Vlachodimos e o VAR.

Nas contas do grupo E, o Benfica é segundo classificado com um ponto, atrás do Bayern Munique que soma três, depois de nesta terça-feira ter vencido o Barcelona por 3-0. 

Resumo

Uma equipa sólida e a querer mandar no jogo. Foi assim que o Benfica entrou no Olímpico de Kiev, obrigando o Dínamo a mudar o seu ADN. A formação orientada por Jorge Jesus começou acutilante e com maior apetência para explorar o ataque interior, mas há medida que o jogo foi-se desenrolando, as águias foram descaindo para as alas.

Rafa, Everton ou Yaremchuk até podiam ter marcado no primeiro tempo, mas a melhor ocasião até pertenceu ao Dínamo, que sem muito fazer conquistou um livre à entrada da área encarnada. Shaparenko obrigou Odysseas à defesa da noite. Ainda assim, o domínio nos primeiros 45 minutos foi quase exclusivo do Benfica. A equipa portuguesa estava paciente com bola e no momento de a recuperar esteve quase irrepreensível. Sempre com uma pressão alta, os encarnados fecharam muito bem os caminhos da baliza aos ucranianos.

No segundo tempo, tudo se alterou. O Benfica não entrou mal, mas acabou a sofrer… e de que maneira. Aos 60 minutos, Jorge Jesus lançou Lazaro, Darwin e Radonjic e o jogo das águias decresceu. Poucas foram as situações que a partir daí o Benfica conseguiu produzir e após o final do jogo, muito tem a agradecer a Odysseas.

Nos últimos minutos, depois de uma bola à trave, o grego fez uma enorme defesa, negando o golo à equipa de Kiev. Logo no lance seguinte, Odysseas voltou a fazer o que bem sabe e segurou um ponto importante para a turma encarnada. Ponto esse que esteve perto de fugir, até porque o guarda-redes internacional grego não pode fazer tudo. Aos 90+4 minutos, Shaparenko introduziu mesmo a bola dentro da baliza do Benfica e Olímpico de Kiev festejou de forma efusiva. No entanto, Anthony Taylor recorreu ao VAR e anulou o tento dos ucranianos, por fora de jogo

Acompanhamento

90+4'- FINAL DO JOGO! Dínamo Kiev e Benfica empatam a zeros na 1.ª jornada do Grupo E da Liga dos Campeões.

90+3'- GOLO ANULADO AO DÍNAMO! Shaparenko marcou, mas Anthony Taylor, depois de recorrer ao VAR assinalou fora de jogo.

90+2'- Novamente Odysseas!! Nova excelente defesa do guardião do Benfica.

90+1'- QUASE O GOLO DO DÍNAMO!  Bola à trave e depois Odysseas salva o Benfica! Que defesa e que reação do guarda-redes das águias!

89'- Verbic entra muito duro sobre Rafa e o atacante das águias é substituído por Pizzi. Más notícias para Jorge Jesus.

82'-  Garmash vê o cartão vermelho, mas tudo não passou de um erro. O árbitro pensou que o jogador do Dínamo já tinha amarelo e mostrou-lhe o segundo. Contudo, depois de consultar as suas notas, viu que estava errado e retificou a decisão.

78'- Otamendi consegue um precioso desvio. Verbic preparava-se para encostar para o primeiro golo do Dínamo Kiev.

72'- Weigl e Zabarnyi vêem o cartão amarelo.

70'- O Benfica vai dominando... mas o tempo vai também passando e o empate vai persistindo. As substituições não surtiram grande efeito na equipa encarnada.

63'- Agora é Rafa! Remate à baliza de Boyko, bloqueado por Zabarnyi.

59'- Tripla substituição no Benfica. Saem Everton, Yaremchuk e Gilberto, entram Radonjic, Darwin e Lazaro.

55'- YAREMCHUK! Que oportunidade! Rafa não desistiu, ganhou o lance, e o avançado ucraniano ficou perto de marcar à sua antiga equipa. Valeu Boyko a evitar o primeiro das águias.

47'- EVERTON! Cruzamento de Grimaldo e o extremo brasileiro atira frouxo para as mãos de Boyko.

46'- Recomeça a partida em Kiev.

45+1'- Intervalo!

44'- Cartão amarelo para Yaremchuk.

43'- Mykolenko remata para defesa segura de Odysseas.

41'- Remate forte de Yaremchuk para defesa de Boyko! O Benfica está cada vez mais perto do golo.

40'- RAFA! Livre de João Mário para o espaço e o atacante das águias tenta o balão de pé direito, mas a bola sai por cima da baliza ucraniana.

35'- No outro jogo deste Grupo E, Thomas Muller marca e adianta o Bayern Munique frente ao Barcelona.

34'- EVERTON! Pressão muito alta da equipa encarnada, Weigl ganha o esférico, que sobra para o extremo brasileiro. Everton tenta o remate, mas é bloqueado por um defesa.  Que perigo para a baliza do Dínamo Kiev!

30'- O Benfica está mais balançado para o seu lado esquerdo, tentando explorar as incursões de Everton e Grimaldo por aquele flanco. O brasileiro tira mais um cruzamento que 'morre' nas mãos de Boyko.

26'- Remate de Rafa em boa posição, após passe de Yaremchuk. A bola bate, no entanto, num adversário.

23'- Benfica vai ditando o ritmo da partida.

21'- Cartão amarelo para Rafa.

20'- O Benfica novamente com mais posse de bola. Ainda assim, o lance de maior perigo do encontro pertence ao Dínamo, naquele livre cobrado por Shaparenko.

11'- Mais uma iniciativa individual de Rafa a criar perigo, mas o atacante do Benfica acaba por exagerar no drible e o lance perde-se.

9'- ODYSSEAS BRILHA! Grande defesa do guarda-redes do Benfica a remate de Shaparenko.

8'- Falta de Vertonghen e livre perigoso para o Dínamo Kiev.

5'- Mais bola para o Benfica nestes minutos iniciais.

3'- RAFA! Primeiro remate do Benfica. O 27 das águias recupera a bola, acelera no miolo e tenta o tiro à baliza do Dínamo. Ganha o canto.

1'- ROLA A BOLA NA UCRÂNIA!

0'- Ouve-se o hino da Champions no Olímpico de Kiev!

0'- Equipas a postos. Benfica e Dínamo Kiev sobem ao relvado.

Onzes iniciais

Dínamo de Kiev: Boyko; Kędziora, Zabarnyi, Syrota, Mykolenko; Sydorchuk, Shaparenko; Tsygankov, Buyalskiy, de Pena; Shkurin.

Benfica: Vlachodimos; Otamendi, Vertonghen e Morato; Gilberto, João Mário, Weigl e Grimaldo; Rafa, Yaremchuk e Everton.

Suplentes do Dínamo de Kiev: Bushchan, Neshcheret, Shabanov, Tymchyk, Verbič, Shepelyev, Lednev, Andriyevskiy, Garmash, Karavaev, Vitinho, Supryaha.
 
Suplentes do Benfica: Helton, Diogo Gonçalves, Lazaro, Ferro, Meïté, Pizzi, Radonjić, Taarabt, Gedson, Darwin Núñez, Seferović, Gonçalo Ramos.
 

Antevisão

O Benfica é a primeira equipa portuguesa a entrar em ação na Liga dos Campeões. Esta terça-feira, às 20h00, rola a bola em Kiev e por estranho que pareça o frio não fará parte deste encontro.

 
O Dínamo vai receber a equipa encarnada na 1.ª jornada do Grupo E da Champions, num dia em que o clima não será problema. Não será o clima, mas será uma equipa orientada por Mircea Lucescu, como Jorge Jesus alertou na antevisão do encontro.

O treinador das águias não espera facilidades da equipa que na teoria será a mais fácil de defrontar para o Benfica neste grupo, e deixou bem claro que considera a formação ucraniana tão difícil como Bayern Munique ou Barcelona.

Mesmo depois de uma goleada ao Santa Clara, o Benfica terá de ter cautela. Jogar em Kiev não é fácil, mas os encarnados sabem a receita para trazer três pontos da Ucrânia porque já o conseguiram há precisamente cinco anos, num encontro a contar também ele para a Champions.

O árbitro da partida será o britânico Anthony Taylor.

Partilhe a notícia


Rede social

Polícia espanhola troca Metropolitano pelo Bernabéu e instala a polémica

Espanha

Polícia espanhola troca Metropolitano pelo Bernabéu e instala a polémica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas