Mão cheia de golos põe dragão a voar para a próxima fase

Sérgio Oliveira (2), Evanilson (2) e Toni Martínez apontaram os golos do FC Porto frente a uma aguerrida, mas insuficiente equipa do Sintrense.

Notícia

© Global Imagens

Miguel Araújo
15/10/2021 20:41 ‧ 15/10/2021 por Miguel Araújo

Desporto

Taça de Portugal

O FC Porto está na quarta eliminatória da Taça de Portugal, após vencer o Sintrense, em Massamá, por 5-0.

Sérgio Oliveira, autor de dois golos - o primeiro é um autêntico míssil à baliza de Diogo Garrido -, foi a figura de um encontro em que Marchesín se estreou de forma absoluta nesta temporada (Diogo Costa fez companhia a Pepe na bancada) e Pêpê somou o primeiro jogo como titular pelos dragões. Também Otávio regressou ao ativo e mostrou que pode ser opção inicial frente ao Milan, próximo adversário dos azuis e brancos.

Ao sexto jogo oficial, esta foi a primeira derrota dos sintrenses que, apesar da diferença qualitativa face ao vice-campeão nacional, honraram o símbolo centenário que envergaram nas camisolas, procurando pôr em prática o seu futebol.

Resistência quebrada à lei da bomba

Sem que nada o fizesse prever, numa jogada que já passara pelos pés de Evanilson e Pêpê, Sérgio Oliveira desferiu um remate indefensável que derrubou a muralha defensiva dos anfitriões, logo ao minuto 16.

Não satisfeito, o internacional português fez uso da boa chegada à frente que lhe é apanágio e, qual avançado, apareceu solto na pequena área adversária para aumentar o placard, depois de um remate colocado de Francisco Conceição que o guardião da formação de Sintra não conseguiu segurar.

Avolumar do resultado foi consequência natural

Não obstante a boa entrada da formação de Hugo Falcão na partida - numa equipa com média de idades a roçar os 23 anos, nota para as boas exibições de David Teles e Filipe Cascão -, o passe a régua e esquadro desenhado por Sérgio Conceição, aos 55', que deu a Evanilson a hipótese de inscrever o nome na lista de marcadores pôs um ponto final na discussão do resultado.

O avançado brasileiro tomou-lhe o gosto e repetiu a dose 14 minutos depois. À festa da Taça juntou-se o recém-entrado Toni Martinez, que não quis deixar de participar na dança de golos dos azuis.

Momento do jogo: Isolado magistralmente por Sérgio Oliveira (quem mais?), Evanilson apontou o golo que acabou de vez com as aspirações do Sintrense e que pode servir de tónico para um jogador que tem estado na sombra de Mehdi Taremi e de Toni Martínez.

Acompanhamento

90' - Apito final em Massamá. O FC Porto bateu o Sintrense, por 5-0, e segue em frente na Taça de Portugal. Fim do sonho para a equipa da quarta divisão.

85' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. Fábio Vieira admoestado por protestar com o árbitro.

76' - GOOOOOOOOLLLLOOO do FC Porto. Golo anulado ao FC Porto. Recém-entrado, Toni Martínez marca à meia volta após assistência de Francisco Conceição.

74' - Golo anulado ao FC Porto. Juiz da partida considera que Fábio Cardoso, que está em fora de jogo, tem interferência direta na jogada.

67' - Partida interrompida para assistência a Kastro. Sérgio Conceição aproveita a paragem para chamar Toni Martínez a jogo.

55' - GOOOOOOOOLLLLOOO do FC Porto. Passe açucarado de Sérgio Oliveira a encontrar Evanilson na profundidade que, na cara do guardião contrário, atirou a contar.

51' - Grande oportunidade para o FC Porto. Diogo Garrido nega o terceiro golo portista com uma enorme defesa a um desvio involuntário de um colega.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Sintrense-FC Porto.

45' - André Narciso dá por terminada a primeira parte. Vantagem azul justifica-se, apesar da boa réplica de um Sintrense a tentar jogar em campo inteiro.

34' - Jogo interrompido para assistência a Francisco Conceição. Extremo do FC Porto tem apresentado alguns sinais de não estar a cem por cento.

26' - GOOOOOOOOLLLLOOO do FC Porto. Recuperação em zona adiantada dos portistas e, após primeiro remate de Francisco Conceição, Sérgio Oliveira aparece na recarga para bisar na partida.

16' - GOOOOOOOOLLLLOOO do FC Porto. Sérgio Oliveira inaugura o marcador à lei da bomba, num grande remate de fora da área.

15' - Jogado o primeiro quarto de hora em Massamá, mantém-se uma toada morna. FC Porto, com dificuldades em romper o bloco sintrense, esteve perto de abrir o ativo por Francisco Conceição, depois de uma falha defensiva do adversário.

0' - André Narciso faz soar o apito inicial. Rola a bola no Sintrense-FC Porto.

Onzes:

Sintrense: Diogo Garrido, Martim Fonseca, Tahar Khalej, Danilson Tavares, David Teles, Luís Mota, Gabriel Castro, Filipe Cascão, Flávio Cristóvão, Hélio Varela e António Alves

FC Porto: Marchesín; Manafá, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell; Bruno Costa, Sérgio Oliveira e Otávio; Pêpê, Evanilson e Francisco Conceição.

Antevisão

Sintrense e FC Porto escrevem este final de tarde uma nova página na enciclopédia do futebol português, protagonizando um duelo inédito em mais de cem anos de existência dos dois emblemas.

A equipa de Sintra quererá assumir o estatuto de príncipe herdeiro do Atlético Clube Portugal na prova rainha, já que a formação de Alcântara foi a última dos escalões secundários a deixar por terra os dragões na Taça de Portugal, corria a temporada 2006/07.

Contra si, os sintrenses têm o pesado histórico de nunca terem ultrapassado uma equipa do principal escalão em cinco ocasiões, facto ao qual acresce os portistas nunca terem conhecido o sabor da derrota diante de uma equipa da quarta divisão nesta competição.

Este será ainda um encontro que porá fim à invencibilidade interna das duas equipas nesta temporada, que estarão privadas de alguns habituais titulares.

Se no lado dos anfitriões Sócrates Pedro e Afonso Simão estão fora de jogo, o vice-campeão nacional não poderá contar com Mehdi Taremi (suspenso), Chancel Mbemba (lesionado), Jesús Corona, Matheus Uribe e Luis Díaz (não regressaram a tempo das seleções).

Com apito inicial agendado para as 18:45, num encontro que será dirigido por André Narciso, têm a palavra os protagonistas da festança mais bonita do nosso futebol.

Leia Também: Sintrense-FC Porto: Dragão quer evitar acidente na ligação Sintra-Massamá

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno de Carvalho sobre contratação de Rui Borges: "Tudo planeado..."

Sporting

Bruno de Carvalho sobre contratação de Rui Borges: "Tudo planeado..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alfa Romeo pode ter dado pista oculta sobre o novo Stelvio

Alfa Romeo

Alfa Romeo pode ter dado pista oculta sobre o novo Stelvio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas