Embalado pela façanha conseguida na última jornada, quando despachou o Barcelona com três golos sem resposta, o Benfica volta a receber outro histórico do futebol europeu, desta feita o Bayern Munique, em jogo relativo à terceira jornada da Liga dos Campeões.
Frente a frente estarão os dois primeiros classificados do grupo E: os bávaros lideram com seis pontos, as águias seguem logo atrás, com quatro.
Esta será a 11.ª partida entre duas formações que, entre elas, já conquistaram esta competição por oito ocasiões, apesar dos encarnados nunca terem conseguido bater o gigante alemão. No último confronto, as águias saíram goleadas da Alemanha, por 5-1, num encontro em que o tento português foi apontado por Gedson Fernandes; Lewandowski (2), Robben (2) e Ribéry apontaram os golos dos anfitriões.
Dessa equipa, apenas Vlachodimos, Grimaldo e Rafa devem repetir a titularidade esta noite, num onze ao qual não se adivinham surpresas. Do lado alemão, Alphonso Davies e Goretzka são baixas confirmadas.
Com pontapé de saída agendado para as 20H, o romeno Ovidiu Hategan será o árbitro da partida.
Treinadores em discurso direto
Jorge Jesus
Rafa: "Amanhã ainda vamos treinar. O Rafa está em condições para o jogo, e se não acontecer nada, vai ser lançado no jogo".
Goleada: "Há hipótese, se calhar, na maioria das pessoas, mas não há na cabeça do treinador e dos jogadores do Benfica. No futebol, podem acontecer essas situações, mas acreditamos que temos possibilidades de sair do jogo com pontos. Vão ter oportunidade de ver a equipa que vou lançar no jogo, uma equipa para a frente, não para trás, com jogadores muito criativos e rápidos. Respeitamos o Bayern Munique. Não vamos para o jogo a pensar que podemos ser goleados. Acreditamos na nossa capacidade. Vamos para o jogo a pensar que podemos ganhar, e depois vemos o que o jogo dita. É verdade que, se o Benfica amanhã pontuar, já com a vitória sobre o Barcelona, dá alguma folga para sonhar que podemos ser uma das equipas a passar esta fase de grupos".
Bayern favorito: "É teórico, mas ninguém tem dúvidas de que uma equipa que, nos últimos quatro anos, tem quatro derrotas na Liga dos Campeões... São sinais evidentes, diz tudo. Claro que, à partida, nas casas de apostas, devemos ter 5%, não faço ideia. Mas o futebol não é isso. Eu já estive do outro e digo que nem sempre os melhores ganham. É nisso que nos vamos bater. Não vou dizer que é 5%, mas digo que temos muito mais possibilidades do que isso. Acreditamos na nossa qualidade coletiva, e que temos jogadores para fazer a diferença. Acreditamos que podemos disputar este jogo, não direi taco a taco, porque o Bayern Munique vai ter mais tempo de posse de bola, mas temos de ser perfeitos nos momentos de jogo em que a organização defensiva tenha de funcionar, para podermos fazer aquele equilíbrio com esta equipa do Bayern Munique".
Julian Nagelsmann
Leverkusen: "Há sempre espaço para melhorar, mas seria bom manter o nível que apresentámos no último jogo da Liga alemã. Queremos manter em Lisboa a estabilidade que mostrámos com o Leverkusen. Temos de nos impor como temos feito até aqui. Temos de dar continuidade a esse trabalho. Essa é a prioridade".
Benfica: "O Benfica é uma grande equipa de Portugal e tem tudo para amanhã [quarta-feira] jogar bom futebol e causar-nos problemas. Não penso que o Benfica tenha medo de nós. Vai atuar num estádio cheio com os seus adeptos. Além disso, o Benfica tem jogadores com experiência e um treinador com muita experiência".
Jorge Jesus: "Tem um futebol atrativo. Não é jovem como eu, tem mais experiência. É interessante ver como continua a viver esta profissão com toda a sua paixão. É uma das pessoas que acompanho no futebol e estou entusiasmado por encontrá-lo".
Últimos onzes
Benfica: Helton Leite; Gilberto; André Almeida, Morato, Vertonghen e Gil Dias; Meité e Taarabt; Pizzi, Gonçalo Ramos e Everton.
Bayern Munique: Neuer; Sule, Upamecano, Lucas Hernández e Alphonso Davies; Kimmich e Goretzka; Gnabry, Muller e Sané; Lewandowski.
Últimos resultados
Benfica: V-D-V-V-V
Bayern Munique: V-D-V-V-V
Ausências
Benfica: Rodrigo Pinho, Gedson Fernandes, Gil Dias, Seferovic e Valentino Lázaro.
Bayern Munique: Alphonso Davies e Goretzka.
Leia Também: "Bayern Munique é um rival para mim, não tenho medo de o dizer"