Este sábado é um dia recheado de emoções para os adeptos do futebol português, uma vez que, ao contrário do que acontece por hábito, os três 'grandes' irão a jogo nos espaço de poucas horas, podendo, assim, baralhas as contas do topo da I Liga.
O primeiro de todos a entrar em ação é o FC Porto, que disputará, no estádio do Dragão, o tão aguardado dérbi da Invicta da décima jornada do campeonato português, diante do Boavista, na 'ressaca' da eliminação da fase de grupos da Taça da Liga, fruto da derrota sofrida nos Açores, diante do Santa Clara, por 1-3.
Os azuis e brancos chegam a esta ronda na segunda posição da tabela, com 23 pontos, menos um do que o líder, o Benfica (que irá visita o Estoril), e tantos quanto o Sporting (que irá receber o Vitória SC, já ao final da noite).
Um eventual triunfo sobre os eternos rivais permitirá aos homens de Sérgio Conceição, não só pressionar águias e leões, como também tornar-se na única equipa do momento no futebol europeu a completar um ano sem derrotas no respetivo campeonato.
Do outro lado, estará um emblema axadrezado em crise, fruto de uma série de quatro partidas consecutivas sem vitórias, que ditou o afastamento da terceira eliminatória da Taça de Portugal e o 'tombo' para a oitava posição da tabela.
O FC Porto-Boavista será ajuizado por Tiago Martins, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, e tem apito inicial agendado para as 17h00 (hora de Portugal Continental) deste sábado, no estádio do Dragão.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Pouco tempo de preparação: Houve tempo, vamos jogar ao quarto dia, não é por aí. Todos os treinadores querem ter semanas limpas para preparar o jogo da melhor forma, mas houve tempo. É sempre um dérbi, um jogo apetecível para todos. Temos de estar ao nossos melhor nível para os ganhar.
Reação do grupo à derrota: Não sei que adeptos gostam de perder. Eu não gosto nada. Independentemente da importância da competição, queremos sempre ganhar. Se compararmos a importância com a do campeonato e da Taça de Portugal, entendo a questão, mas acho que poderíamos e deveríamos ter feito muito mais para não sairmos da Taça da Liga. Foi um jogo onde tudo correu no sentido negativo.
Boavista: Tem jogado num sistema de 3x4x3, 5x2x3 por vezes no jogo. Mas, independentemente de quem joga ou não, tem sido uma equipa muito equilibrada. Em seis jogos, só perdeu na Luz. É uma equipa muito equilibrada, é interessante naquilo que faz com e sem bola. Se não jogam uns, jogam outros. O Boavista tem um plantel interessante, com um ou outro lesionado, mas não vai facilitar em nada a nossa vida.
João Pedro Sousa
FC Porto debilitado: A sensação que tenho é precisamente o contrário. Muito sinceramente, não me recordo quando é que o FC Porto teve duas derrotas consecutivas no conjunto de todas as competições. O último desaire para o campeonato vai há já um ano. Gostávamos de ser nós a causar esse dano e tentaremos fazê-lo, mas temos de ser muito competentes e concentradas, com níveis de agressividade altos e perfeitos a nível tático.
Estratégia: Se quisermos falar muito friamente de uma estratégia global, passa pela capacidade de ter bola e desorganizar o FC Porto e a sua pressão, que é forte e constante. Seria o ideal fazer isso em vários momentos e em zonas longe da nossa baliza, Se não, vamos sofrer muito e, sem começarmos a sofrer demasiado, a probabilidade de consentir golos é muito grande, dada a capacidade do adversário.
Ciclo negativo: Queremos regressar às vitórias. Estamos conscientes de que não é o jogo ideal para o fazer, mas temos a responsabilidade de o preparar dessa forma. Não adianta falar nas dificuldades nem quero voltar a tocar no assunto, porque, mesmo resolvendo algumas, serão diárias e até ao fim da época.
Últimos resultados
FC Porto: V-V-V-V-D
Boavista: V-E-E-D-E
Últimos onzes
FC Porto: Marchesín; Nanu, Marcano, Mbemba, Manafá; Grujic, Bruno Costa, Fábio Vieira; Corona, Pepê e Toni Martínez.
Boavista: Alireza; Cannon, Nathan Santos, Javi García, Rodrigo Abascal, Hamache; Tomás Reymão, Makouta; Tiago Morais, Kenji Gorré e Musa.
Ausências
FC Porto: Wendell (lesionado).
Boavista: Fran Pereira, Miguel Reisinho, Jackson Porozo (lesionados), Tiago Ilori e Marcelo Djaló (em dúvida).
Leia Também: Sérgio Conceição aplaude publicação de Grujic: "É uma frase à Pedroto"