Tribunal decide. Belenenses e SAD são entidades sem ligação identitária

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa decidiu que o Belenenses, do Campeonato de Portugal, e a SAD, da I Liga de futebol, são entidades sem qualquer ligação identitária, anunciou hoje o clube do Restelo.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
30/10/2021 12:06 ‧ 30/10/2021 por Lusa

Desporto

I Liga

Em comunicado da direção liderada pelo presidente Patrick Morais de Carvalho, o Belenenses informou que foi notificado na sexta-feira da sentença final, enumerando vários pontos que dão razão ao clube, perante a ação imposta pela SAD no Tribunal.

O Belenenses informou que o Tribunal "reconhece que o Clube já não é acionista da B SAD, porque a venda da participação social que detinha foi válida", e "afirma que o nexo identitário entre a B SAD e o clube já se quebrou definitivamente", pois "o Clube já não é o clube fundador da B SAD" e esta "já não é a sociedade desportiva do Clube".

Desta forma, o Tribunal "decide que o Clube não está condenado a apenas participar nas competições desportivas de futebol profissional através da B SAD" e que "nada impede o Clube de constituir uma nova sociedade desportiva para competir no futebol profissional, assim consiga o mérito desportivo para lá chegar", indica também a nota.

A sentença revela que "a utilização pela B SAD do nome Belenenses induz em erro os destinatários sobre a identidade e natureza da SAD e configura concorrência desleal".

Lembrando que a ação da SAD, datada de 2018, visava "ligar perpetuamente o Clube à B SAD, impedindo o Clube para todo o sempre de chegar às competições profissionais, impedindo o Clube de constituir nova SAD ou SDUQ e de seguir o seu caminho desde a última divisão distrital até à I Divisão Nacional, baseado no mérito desportivo", o clube frisou que "as pretensões da B SAD foram desatendidas em toda a linha, de tal forma que foi a B SAD quem foi condenada a pagar todas as custas" no final deste processo.

"A Direção do Clube de Futebol 'Os Belenenses' sempre esperou por esta decisão, que confirma as teses defendidas pelo Clube, que é de inteira justiça e que não surpreende porque corresponde à leitura correta da lei e dos factos", afirmou o conjunto lisboeta.

O Belenenses concluiu com a promessa de que "continuará a executar as decisões dos sócios tomadas em Assembleia Geral e a defender o projeto desportivo e o património material e imaterial do Clube, instituição de utilidade pública fundada em 1919, num banco de jardim da Praça Afonso de Albuquerque", na zona histórica de Belém, Lisboa.

O clube e a SAD dos 'azuis' estão afastados desde o início da temporada 2018/19, quando o protocolo de utilização do Restelo pela SAD terminou e esta mudou a equipa profissional para o Estádio Nacional, no Jamor.

A Codecity, detida por Rui Pedro Soares, comprou 51% da SAD do Belenenses em 2012, mas as duas partes acabaram por entrar em litígio, seguindo-se várias ações em tribunal, com o clube a tentar impedir que a SAD usasse o seu nome e símbolos, tendo vendido, em julho de 2020, os 10% de capital que ainda possuía na sociedade.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas