11 contra 9 e perdeu o futebol. As notas do Belenenses SAD-Benfica

Encarnados venceram, mas isso foi o menos importante, numa noite que jamais será esquecida no desporto-rei nacional.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
28/11/2021 07:28 ‧ 28/11/2021 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

Se restavam dúvidas de que o futebol português pertence a uma quinta dimensão, uma "não apenas de som e visão, mas também de mente" (como se dizia na famosa série televisiva), todas elas ficaram dissipadas este sábado, com tudo o que sucedeu no Belenenses SAD-Benfica.

O conjunto do Restelo, 'devastado' por um surto de Covid-19 que provocou 17 infeções, entrou em campo com apenas nove jogadores (dois dele guarda-redes), e o resultado, claro está, foi-se avolumando a olhos vistos.

No espaço de apenas 45 minutos, foi possível observar sete golos. O primeiro, logo aos 25 segundos, teve a assinatura de Eduardo Kau, que colocou a bola na própria baliza. Os restantes, pertenceram a Darwin Núñez (hat-trick), Haris Seferovic (bis) e Julian Weigl.

Após o intervalo, o conjunto orientado por Filipe Cândido (que também testou positivo à doença) regressou ao relvado com apenas sete jogadores. Assim que deu o primeiro toque na bola, colocou-a fora para João Monteiro ser assistido.

Sem jogadores suficientes para continuar, Manuel Mota não teve remédio se não fazer soar o apito final. Feitas as contas, o Benfica é, provisoriamente, líder da I Liga, com 31 pontos, mais dois do que FC Porto e Sporting, que ainda vão defrontar Vitória SC e Tondela, respetivamente.

Quanto ao Belenenses SAD, ocupa a 16.ª posição (que dá acesso ao playoff de despromoção do principal escalão do futebol português), com oito pontos. No entanto, claro está, isto é o que menos importa, face a uma noite que ninguém imaginava ser possível.

Figura

No meio de toda esta polémica, Haris Seferovic acabou por ser o grande beneficiado. O internacional suíço ficou, claramente, abalado pelo que aconteceu em Camp Nou (como ficou à vista na oportunidade desperdiçada, logo aos 17 minutos), mas 'redimiu-se' com dois golos e recebeu uma importante 'injeção' de confiança.

Surpresa

A noite seria sempre inglória para Álvaro Ramalho, perante os argumentos do Benfica (a nível de quantidade e de qualidade), mas o guarda-redes da equipa de sub-23 foi fazendo o que pôde para desviar o maior número de bolas de golo possível. O resultado é (muito) dilatado, mas mais não se podia pedir ao jogador de 22 anos.

Desilusão

Em condições normais, uma goleada desta dimensão envergonharia a equipa perdedora. Mas, neste caso, envergonhou, única e exclusivamente, o futebol português. Não há justificação possível para que esta partida tenha ocorrido nos moldes em que ocorreu, pelo que o mínimo que se pode pedir é que alguém dê a cara por este episódio inacreditável.

Treinadores

Jorge Jesus: Torna-se impossível dizer se a estratégia adoptada pelo treinador do Benfica para este jogo foi ou não a mais indicada. Face à diferença entre ambas as equipas, a todos os níveis, aquilo que se verificou em campo foi apenas uma consequência natural.

Filipe Cândido: O Belenenses SAD apresentou-se em campo num sistema de 5x2x1, com um guarda-redes a atuar como jogador de campo. Fica, assim, totalmente explicado o motivo para tamanha goleada.

Árbitro

Dentro das circunstâncias, Manuel Mota viveu uma noite tranquila. A grande penalidade assinalada no primeiro tempo, por mão na bola de Rafa, não deixa margem para dúvidas. O único ‘senão’ foi mesmo o golo anulado a Darwin Núñez, por suposto fora de jogo de Rafa Silva, decisão entretanto corrigida pelo VAR. Acabou por dar o jogo por terminado aos 46 minutos, seguindo à risca os regulamentos.

Leia Também: Sporting reage ao desfecho do Belenenses SAD-Benfica: "Uma vergonha"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Viktor Gyokeres assinalou marca redonda e um comentário saltou à vista

Sporting

Viktor Gyokeres assinalou marca redonda e um comentário saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas