Covid-19: Marítimo na 'linha da frente' a exigir certificado e teste

O Marítimo foi hoje o primeiro clube da I liga de futebol a exigir certificado de vacinação e teste negativo à covid-19 para poder assistir ao embate da 12.ª jornada frente ao Paços de Ferreira.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
28/11/2021 16:17 ‧ 28/11/2021 por Lusa

Desporto

I Liga

A Madeira é a primeira região do país a exigir a apresentação de teste negativo à covid-19, como também o certificado de vacinação para assistir a um evento desportivo [o resto do país só se regerá por esta medida a partir de 01 de dezembro].

O Marítimo fez assim as honras e tornou-se no primeiro clube da I Liga a dar seguimento às novas condições estipuladas pelo Governo Regional na receção ao Paços de Ferreira para a 12. ª jornada.

Segundo o presidente do Marítimo, Rui Fontes, trata-se de uma medida "perfeitamente adequada, que só vem em defesa da população", revelando que a massa associativa do clube madeirense "é cumpridora".

"Acredito que as pessoas se vão sentir mais seguras por saber que está toda a gente vacinada e testada", destacou à agência Lusa o líder maritimista, reforçando: "Mesmo com a vacina podemos contrair e transmitir o vírus, portanto, a realização de um teste dá mais garantias."

O Marítimo "tem criado condições para facilitar o cumprimento destas medidas", com a criação de dois postos de testagem nos arredores do recinto desportivo desde o início do campeonato, tendo realizado para o encontro em questão quase 500 testes rápidos em dois dias.

Na sua grande maioria, os adeptos abordados pela agência Lusa à porta do Estádio dos Barreiros mostraram-se apologistas das novas medidas, mas há quem ache que peca por excesso de zelo.

Para Luís Carvalho a "exigência de apresentar os dois documentos foi a decisão mais acertada", porque há uns tempos a região "ia bem, mas agora o número de casos positivos está a aumentar".

"Apesar de estar vacinado, não quer dizer que não posso apanhar a doença. Apresentar um teste negativo é uma questão de justiça para com os outros. Temos de cuidar uns dos outros", reforçou o reformado de 62 anos.

Opinião partilhada pela adepta maritimista Cristina Luís, que ressalvou o "grande exemplo que a Madeira está a dar".

"Sinto-me mais segura para assistir ao jogo, porque sei que as pessoas que entram estão vacinadas e com teste negativo", sublinhou a ajudante técnica de crianças com necessidades especiais.

Por outro lado, André Gouveia discorda das medidas implementadas, garantindo que "só o teste se justificava", porque "o estádio é aberto e tem regras para que não atinja a lotação máxima de forma a cumprir o distanciamento social".

"Tenho conhecimento de muita gente que não vem assistir ao jogo devido a estas medidas. O problema não é ser vacinado ou não, mas sim o processo demorado de ter de chegar à porta e mostrar a papelada toda. Muita gente tem tudo, até foram dos primeiros a tomar a vacina, mas não querem enfrentar esta burocracia toda", sublinhou o adepto 'verde rubro' de 33 anos.

Segundo os dados publicados pelo Governo Regional, 84% da população madeirense, com cerca de 251 mil habitantes, já está inoculada com as duas primeiras doses da vacina.

A implementação da medida de combate à difusão do vírus SARS-CoV-2 veio coincidir com o regresso do clube insular ao seu recinto desportivo, após quase três meses de interdição devido às condições do relvado.

De volta ao 'caldeirão', a opinião dos adeptos foi unânime, "finalmente em casa", tendo o regresso revelado um aumento na audiência apontando para mais de 3.500 adeptos, onde habitualmente registava uma média de 2.000.

Leia Também: Jogo da Liga Revelação entre Belenenses SAD e Marítimo adiado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Redes Sociais

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica2353
2Sporting2252
3Sp. Braga2347
4FC Porto2246
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2326
11Moreirense2226
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2219
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Xpeng

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas