Afinal, de quem é a culpa de o Belenenses SAD-Benfica se ter realizado?

Liga diz que quem tem culpa é a Direção-Geral da Saúde, a DGS diz que o desporto devia ter resolvido o assunto, a Belenenses SAD vai culpando todos e o Benfica diz não ter nada a ver com o assunto.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
30/11/2021 09:40 ‧ 30/11/2021 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

Tem existido um verdadeiro jogo de passa culpas nos últimos dias para se encontrar o responsável pelo jogo entre a Belenenses SAD e o Benfica se ter realizado no passado sábado no Estádio do Jamor.

O encontro da 12.ª jornada da I Liga ainda não tinha começado, e já se sabia que podia dar em polémica, pois os azuis, a contas com um surto de Covid-19, fizeram saber que não queriam adiar o encontro. Horas depois, a equipa de Filipe Cândido entrou em campo com nove jogadores, dois deles guarda-redes, e terminaram a partida com apenas seis, o que levou Manuel Mota a interromper a partida aos 48 minutos e quando o resultado estava em 0-7 a favor dos encarnados.

Os presidentes dos dois clubes, Rui Pedro Soares e Rui Costa, respetivamente, foram prontos a reagir e a dizer que o que se passou no Jamor foi uma vergonha, um jogo que ganhou intensas reações fora de portas.

Após o jogo, as reações seguiram-se em catadupa e de diversos quadrantes, com principal enfoque nos clubes nacionais e em jogadores. A Liga Portugal também reagiu de pronto e anunciou que avançou com uma participação disciplinar junto do Conselho de Disciplina da Federação, comunicando ainda que convocou reuniões de urgência para esta segunda-feira com a direção e as autoridades de saúde.

O dia de segunda-feira foi marcado por várias novidades, e novas reações dos envolvidos neste encontro. O dia começou com a Direção-Geral da Saúde (DGS) a confirmar que a Belenenses SAD tinha 13 casos positivos de Covid-19, todos relacionados com a variante Ómicron. E logo aí começa o passa culpas

Graça Freitas, a diretora-geral da saúde, sublinhou que "às autoridades de saúde só compete isolar os casos e os seus contactos e às autoridades desportivas compete decidir sobre os jogos", numa indicação clara de que tinha de ter sido o desporto a resolver a questão e não as autoridades sanitárias, algo que tinha sido apontado pela Belenenses SAD.

Pela tarde de ontem, e cumprindo o prometido no passado domingo, a Liga reuniu-se de forma extraordinária para analisar o que aconteceu no encontro no Jamor. Nesta reunião, o organismo foi surpreendido com uma carta da Belenenses SAD, na qual os azuis pediam a repetição da partida, situação que foi apoiada por diversos jogadores orientados por Filipe Cândido.

Segue-se depois nova intervenção de Rui Pedro Soares, com o presidente da SAD do Belenenses a apontar o dedo à Liga, considerando que o órgão liderado por Pedro Proença "não quis tomar qualquer diligência para adiar o jogo".

Sem perder tempo, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional tomou uma posição oficial sobre o encontro, considerando que nem Belenenses SAD, nem o Benfica quiseram adiar o jogo da 12.ª jornada da I Liga, questionando também a atuação da Delegada de Saúde de Oeiras.

As águias reagiram logo de seguida, sublinhando que não foram "parte ativa na decisão" de ir a jogo no passado sábado no Estádio Nacional, no Jamor, ainda antes de, novamente, a Belenenses SAD tomar nova posição oficial para agora acusar o relatório do delegado da Liga de ser "manipulado".

Por fim, e após reunião entre a Liga e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo disse que fez um "pedido de esclarecimento imediato" e pretende "monitorizar e acautelar a preparação, a segurança e a previsibilidade dos próximos eventos desportivos".

O encontro entre a Belenenses SAD e o Benfica promete ainda fazer correr mais tinta nos próximos dias, e aguarda-se, nos próximos dias, a decisão sobre a participação enviada pela Liga ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Leia Também: Variante Ómicron identificada na Belenenses SAD. Há 13 casos positivos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas