O Manchester City visitou e derrotou, este sábado, o Arsenal (2-1), em jogo da 21.ª jornada da Premier League e que marcou o arranque do futebol inglês em 2022.
Numa segunda parte recheada de polémica, Bernardo Silva ficou diretamente ligado ao golo que restabeleceu o empate, numa partida em que foi titular, tal como os compatriotas Rúben Dias e João Cancelo. Do outro lado, no Arsenal, que acabou o jogo em inferioridade numérica, Cédric Soares e Nuno Tavares não saíram do banco de suplentes.
Rodri, já perto do apito final, marcou o golo da vitória que garantiu a conquista dos três pontos aos cityzens.
Filme do jogo
Numa primeira parte de luxo protagonizada pelo Arsenal, o primeiro golo apenas apareceu à passagem do minuto 30. Os gunners recuperaram a bola, partiram para ataque organizado e Saka apareceu no sítio certo para atirar de forma certeira à baliza de Ederson.
Na segunda parte o City continuava a revelar dificuldades, mas tudo mudou após a partir do minuto 51. Bernardo Silva caiu na grande área, o árbitro mandou o craque português levantar-se, mas o VAR entrou em ação e Stuart Attwell foi consultar as imagens do lance, mudando a decisão por considerar que Xhaka agarrou Bernardo. Riyad Mahrez foi chamado a converter o castigo máximo e não perdoou (56').
Tudo viria a piorar minutos depois para o Arsenal com a expulsão, por acumulação de cartões amarelos, de Gabriel.
A jogar em superioridade numérica, o City assumiu, de forma definitiva, as despesas do jogo e foi atrás da vitória. Ainda assim, a equipa de Pep Guardiola tinha dificuldades em derrubar a muralha defensiva do Arsenal e raramente Aaron Ramsdale teve de intervir.
No entanto, o golo da vitória acabaria mesmo por aparecer já em período de descontos. Numa jogada de muita confusão, Rodri estava no sítio certo para encostar a baliza para o fundo das redes, consumar a reviravolta no marcador e dar os três pontos ao City.
Com esta vitória, o Manchester City eleva para 11 a série de vitórias consecutivas na Premier League e continua na liderança isolada com 53 pontos. Por seu turno, o Arsenal prossegue no quarto lugar com 35 pontos.
Pré-jogo
11h35: Do lado do Arsenal, Cédric Soares e Nuno Tavares estão no banco de suplentes.
11h34: Já são conhecidos os onzes oficiais e a nota de maior destaque vai para a titularidade de João Cancelo. O internacional português foi assaltado e agredido na quinta-feira, mas está apto e vai a jogo. Rúben Dias e Bernardo Silva também alinham de início.
Equipas iniciais
TEAM NEWS
— Manchester City (@ManCity) January 1, 2022
XI | Ederson, Cancelo, Dias (C), Laporte, Ake, Rodrigo, De Bruyne, Bernardo, Sterling, Jesus, Mahrez
SUBS | Steffen, Walker, Gundogan, Grealish, Fernandinho, Kayky, Mbete, Palmer, McAtee#ManCity | @HaysTechnology pic.twitter.com/zpVCBPxcsZ
Our first starting XI of 2022…
— Arsenal (@Arsenal) January 1, 2022
🇯🇵 Tomiyasu returns
@BukayoSaka87 starts
🇧🇷 @gabimartinelli in attack #ARSMCI pic.twitter.com/lzpk9JG7tY
Antevisão
O ano de 2022 arrancou este sábado e já temos um grande jogo para acompanhar com toda a atenção: o Arsenal recebe o Manchester City em partida que abre a 21.ª jornada da Premier League.
Os cityzens, recorde-se, são os líderes isolados da tabela classificativa, mas pela frente terão um Arsenal em clara retoma e que Guardiola acredita ser o "melhor dos últimos cinco ou seis anos".
Siga, no Desporto ao Minuto, o direto deste duelo que promete ter emoção do primeiro ao último minuto.
Leia Também: Mais um jogo adiado na Premier League devido à Covid-19