Leão naufragou de forma histórica nos Açores e a invencibilidade voou

Sequência de 11 vitórias seguidas terminou com uma derrapagem nos Açores, naquela que foi a primeira vitória dos açorianos sobre os leões. A liderança no campeonato pode cair caso o FC Porto consiga pontos no duelo contra o Estoril.

Notícia

© Global Imagens

Rodrigo Querido
07/01/2022 20:26 ‧ 07/01/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O Sporting somou, esta sexta-feira, a primeira derrota no campeonato esta temporada, ao sair derrotado do terreno do Santa Clara, por 3-2, deixando escapar a vitória por duas ocasiões. Para lá do primeiro desaire da época, o resultado é também histórico para os açorianos, que venceram pela primeira na história vez a formação lisboeta

Palinha e Sarabia foram os autores dos golos dos leões, ao passo que Lincoln, Jean Patric e Ricardinho marcaram para os açorianos, um resultado que pode deixar os leões fora da liderança.

Filme do jogo:

Numa partida em que os verde e brancos não contaram com o treinador Rúben Amorim, que testou positivo à Covid-19, a iniciativa de jogo, logo após o apito inicial, foi dos açorianos, com os campeões em título a entrarem algo adormecidos nesta partida.

A formação insular entrou melhor no encontro, conseguindo roubar a bola aos leões. Ainda assim, coube aos leões o primeiro golo da partida com uma bomba de Palinha aos 10 minutos. O internacional português recolheu a bola à entrada da área, e atirou um potente remate para o fundo das redes de Marco.

Apesar do golo madrugador da formação lisboeta, o Santa Clara reagiu bem e esteve a milímetros de alcançar o empate aos 27 minutos. Servido de calcanhar por Lincoln, Jean Patric furou entre dois adversários e, na cara de Adán, atirou muito perto do poste. Mas o empate dos insulares chegaria, e com justiça, à passagem da meia hora no Estádio de São Miguel.

Na sequência de uma jogada muito bem construída pela formação orientada por Tiago Sousa, Sagna tirou um cruzamento de régua e esquadro para a área, onde surgiu Jean Patric a cabecear para o empate, aproveitando da melhor maneira a passividade da defesa leonina.

O encontro estava vivo e o início da segunda parte foi exemplo disso mesmo, com dois golos para as duas equipas em apenas um minuto. Primeiro foi o Sporting a voltar a marcar, aos 50 minutos, com um belo remate do espanhol Sarabia. Mas o Santa Clara respondeu no minuto seguinte, e Lincoln atirou cruzado para o fundo das redes defendidas por Antonio Adán.

A partida entrou depois num período de maior equilíbrio, mas o Santa Clara, que nunca tinha baixado os braços, surpreendeu os campeões nacionais com o terceiro golo no encontro, o quinto que os leões sofreram nos últimos dois jogos. Lincoln foi o maestro nesta jogada que deixou os açorianos pela primeira vez na frente do marcador.

O Sporting perdeu a bola e permitiu a saída do Santa Clara. Lincoln acelerou até à área, passando por alguns adversários, e esperou a chegada de Ricardinho, que, livre de marcação, atirou fortíssimo para o fundo das redes.  
 
A perder na partida, os campeões nacionais fizeram tudo por tudo para, pelo menos, alcançar o empate, mas não conseguiram voltar a fazer balançar as redes defendidas por Marco Pereira. E até viram Daniel Bragança ser expulso por conta de uma falta dura sobre um adversário. Nos descontos, Paulinho teve a baliza escancarada, mas acabou por atirar completamente ao lado.

Com este resultado, o Sporting mantém a liderança do campeonato com 44 pontos, mas pode ver o FC Porto escapar no primeiro lugar, caso os dragões saiam com pontos da deslocação ao Estoril. O Santa Clara é 13.º com 16.

Momento do jogo: Grande golo de João Palinha a abrir o marcador em São Miguel. Pegou na bola à entrada da área, e rematou com muita força para o fundo das redes dos açorianos.

Equipas iniciais:

Onze do Santa Clara: Marco; Pierre Sagna, João Afonso, Boateng e Mansur; Anderson Carvalho, Lincoln e Morita; Jean Patric, Rui Costa e Cryzan.

Suplentes do Santa Clara: Ricardo Fernandes, Bouldini, Rúben Oliveira, Paulo Henrique, Tassano, Romão, Nené, Mohebi e Ricardinho.

Onze do Sporting: Adán; Neto, Coates e Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Palhinha, Matheus Nunes e Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Paulinho e Sarabia.

Suplentes do Sporting: João Virgínia, Feddal, Tabata, Ugarte, Rúben Vinagre, Tiago Tomás, Daniel Bragança, Nazinho e Gonçalo Esteves

Antevisão: O Sporting, sem o treinador Rúben Amorim, procura hoje começar o novo ano com uma vitória na deslocação ao campo do Santa Clara, no arranque da 17.ª jornada.

Sem o timoneiro, que testou positivo à Covid-19, os campeões em título vão à procura de somar o 12.º triunfo seguido e subir provisoriamente ao comando da prova, já que o FC Porto só entra em campo no sábado, no terreno do Estoril.

Para além de Amorim, Gonçalo Inácio também falha o duelo nos Açores, por estar infetado com Covid-19, assim como Pedro Porro, que ainda continua com problemas físicos. Por outro lado, Feddal e Ugarte vão estar de regresso.

A partida tem apito inicial agendado para as 17h30 (18h30 em Lisboa) e poderá acompanhar, ao detalhe, todas as incidências da partida na página do Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo como nunca o viu! No meio da neve e rodeado de renas

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo como nunca o viu! No meio da neve e rodeado de renas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas