O Sporting somou, esta sexta-feira, a primeira derrota no campeonato esta temporada, ao sair derrotado do terreno do Santa Clara, por 3-2, deixando escapar a vitória por duas ocasiões. Para lá do primeiro desaire da época, o resultado é também histórico para os açorianos, que venceram pela primeira na história vez a formação lisboeta
Palinha e Sarabia foram os autores dos golos dos leões, ao passo que Lincoln, Jean Patric e Ricardinho marcaram para os açorianos, um resultado que pode deixar os leões fora da liderança.
Filme do jogo:
Numa partida em que os verde e brancos não contaram com o treinador Rúben Amorim, que testou positivo à Covid-19, a iniciativa de jogo, logo após o apito inicial, foi dos açorianos, com os campeões em título a entrarem algo adormecidos nesta partida.
A formação insular entrou melhor no encontro, conseguindo roubar a bola aos leões. Ainda assim, coube aos leões o primeiro golo da partida com uma bomba de Palinha aos 10 minutos. O internacional português recolheu a bola à entrada da área, e atirou um potente remate para o fundo das redes de Marco.
Apesar do golo madrugador da formação lisboeta, o Santa Clara reagiu bem e esteve a milímetros de alcançar o empate aos 27 minutos. Servido de calcanhar por Lincoln, Jean Patric furou entre dois adversários e, na cara de Adán, atirou muito perto do poste. Mas o empate dos insulares chegaria, e com justiça, à passagem da meia hora no Estádio de São Miguel.
Na sequência de uma jogada muito bem construída pela formação orientada por Tiago Sousa, Sagna tirou um cruzamento de régua e esquadro para a área, onde surgiu Jean Patric a cabecear para o empate, aproveitando da melhor maneira a passividade da defesa leonina.
O encontro estava vivo e o início da segunda parte foi exemplo disso mesmo, com dois golos para as duas equipas em apenas um minuto. Primeiro foi o Sporting a voltar a marcar, aos 50 minutos, com um belo remate do espanhol Sarabia. Mas o Santa Clara respondeu no minuto seguinte, e Lincoln atirou cruzado para o fundo das redes defendidas por Antonio Adán.
A partida entrou depois num período de maior equilíbrio, mas o Santa Clara, que nunca tinha baixado os braços, surpreendeu os campeões nacionais com o terceiro golo no encontro, o quinto que os leões sofreram nos últimos dois jogos. Lincoln foi o maestro nesta jogada que deixou os açorianos pela primeira vez na frente do marcador.
O Sporting perdeu a bola e permitiu a saída do Santa Clara. Lincoln acelerou até à área, passando por alguns adversários, e esperou a chegada de Ricardinho, que, livre de marcação, atirou fortíssimo para o fundo das redes.
A perder na partida, os campeões nacionais fizeram tudo por tudo para, pelo menos, alcançar o empate, mas não conseguiram voltar a fazer balançar as redes defendidas por Marco Pereira. E até viram Daniel Bragança ser expulso por conta de uma falta dura sobre um adversário. Nos descontos, Paulinho teve a baliza escancarada, mas acabou por atirar completamente ao lado.
Com este resultado, o Sporting mantém a liderança do campeonato com 44 pontos, mas pode ver o FC Porto escapar no primeiro lugar, caso os dragões saiam com pontos da deslocação ao Estoril. O Santa Clara é 13.º com 16.
Momento do jogo: Grande golo de João Palinha a abrir o marcador em São Miguel. Pegou na bola à entrada da área, e rematou com muita força para o fundo das redes dos açorianos.
Equipas iniciais:
Onze do Santa Clara: Marco; Pierre Sagna, João Afonso, Boateng e Mansur; Anderson Carvalho, Lincoln e Morita; Jean Patric, Rui Costa e Cryzan.
Suplentes do Santa Clara: Ricardo Fernandes, Bouldini, Rúben Oliveira, Paulo Henrique, Tassano, Romão, Nené, Mohebi e Ricardinho.
Onze do Sporting: Adán; Neto, Coates e Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Palhinha, Matheus Nunes e Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Paulinho e Sarabia.
Suplentes do Sporting: João Virgínia, Feddal, Tabata, Ugarte, Rúben Vinagre, Tiago Tomás, Daniel Bragança, Nazinho e Gonçalo Esteves
Antevisão: O Sporting, sem o treinador Rúben Amorim, procura hoje começar o novo ano com uma vitória na deslocação ao campo do Santa Clara, no arranque da 17.ª jornada.
Sem o timoneiro, que testou positivo à Covid-19, os campeões em título vão à procura de somar o 12.º triunfo seguido e subir provisoriamente ao comando da prova, já que o FC Porto só entra em campo no sábado, no terreno do Estoril.
Para além de Amorim, Gonçalo Inácio também falha o duelo nos Açores, por estar infetado com Covid-19, assim como Pedro Porro, que ainda continua com problemas físicos. Por outro lado, Feddal e Ugarte vão estar de regresso.
A partida tem apito inicial agendado para as 17h30 (18h30 em Lisboa) e poderá acompanhar, ao detalhe, todas as incidências da partida na página do Desporto ao Minuto.