Realiza-se, esta segunda-feira, a cerimónia "The Best", da Fifa, em Zurique, onde ficarão conhecidas as atribuições dos prémios de 2021. Robert Lewandowski, Lionel Messi e Mohamed Salah estão na corrida ao prémio de melhor futebolista do ano no futebol masculino, sendo que o polaco ou o argentino poderão igualar as duas conquistas de Cristiano Ronaldo.
Robert Lewandoski é o atual detentor do troféu (que surgiu em 2016) e procura repetir a dose, pela segunda vez consecutiva. O avançado do Bayern de Munique foi o jogador com mais golos apontados em 2021, ao ter festejado por 69 ocasiões e igualando o melhor registo da carreira de Cristiano Ronaldo, atingido em 2013. Coletivamente, o ponta de lança polaco venceu as duas competições mais importantes da Alemanha (campeonato e taça) e não viu a sua seleção ir além da fase de grupos do Euro 2020.
Já Lionel Messi, que conquistou a sétima Bola de Ouro na carreira, conquistou o primeiro título pela seleção argentina, na conquista da Copa America no passado verão, tendo vencido ainda a Taça do Rei meses antes. Em 2021, o avançado de 34 anos marcou 28 golos ao serviço do Barcelona e, na passada janela de transferências, transferiu-se para o PSG, onde ainda não foi além dos seis golos. Ora, juntando os nove golos pela Argentina, Messi fechou o ano com 43 golos.
Por fim, o egípcio Mohamed Salah não acumulou qualquer título ao seu palmarés, nem pelo Liverpool, nem pela seleção, mas afirmou-se como um dos grandes destaques do futebol mundial no ano passado. Pelo emblema inglês, juntou os 22 golos conseguidos esta temporada (até dezembro) aos 15 nos primeiros meses de 2021, que somados aos dois apontados pela seleção egípcia, perfazem um total de 39 tentos certeiros.
Os três vão estar na corrida pelo prémio de melhor jogador do ano, numa gala que terá início às 18 horas de Portugal Continental.
Confira a lista dos finalistas aos restantes prémios "The Best":
Melhor atleta no futebol feminino:
Alexia Putellas (Barcelona/Espanha)
Jennifer Hermoso (Barcelona/Espanha)
Sam Kerr (Chelsea/Austrália)
Melhor treinador no futebol masculino:
Roberto Mancini (Itália)
Pep Guardiola (Manchester City)
Thomas Tuchel (Chelsea)
Melhor treinador no futebol feminino:
Sarina Wiegman (Inglaterra)
Emma Hayes (Chelsea)
Lluís Cortés (Barcelona)
Melhor guarda-redes no futebol masculino:
Edouard Mendy (Chelsea/Senegal)
Gianluigi Donnarumma (PSG/Itália)
Manuel Neuer (Bayern/Alemanha)
Melhor guarda-redes no futebol feminino:
Ann-Katrin Berger (Chelsea/Alemanha)
Stephanie Lynn Marie Labbé (PSG/Canadá)
Christiane Endler (PSG/Chile)