Vencedores do Grupo F da segunda fase, com 14 pontos, os 'faraós', guiados em campo pela 'estrela' Mohamed Salah, do Liverpool, vão cruzar-se com os 'leões de Teranga', do também 'red' Sadio Mané, almejando a quarta presença no principal torneio de seleções.
Já os 'leões indomáveis', que dominaram a 'poule' D, com 15 pontos, e estão a organizar a Taça das Nações Africanas (CAN), buscarão a oitava participação em Mundiais diante da atual campeã africana, que já foi eliminada na fase de grupos da prova continental.
Nos oitavos de final estão presentes os Camarões, de António Conceição, que encaram Comores na segunda-feira, em Yaoundé, e o Egito, de Carlos Queiroz, que, dois dias depois, defronta a Costa do Marfim, em Douala, onde se realizou o sorteio dos 'play-offs'.
As duas seleções partiram com o estatuto de não cabeças-de-série, à semelhança de Gana, Mali e República Democrática do Congo, que vão enfrentar Nigéria, Tunísia e Marrocos, respetivamente, estando as duas mãos aprazadas para 24 e 29 de março.
Os cinco vencedores dessas eliminatórias apuram-se diretamente para a fase final do Mundial2022, que se disputa no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro.