Costinha abriu o ativo para a equipa última classificada do segundo escalão, logo aos seis minutos, mas o Farense deu a volta após o intervalo, com golos de Cristian Ponde (56), Vasco Lopes (70) e Fabrício Isidoro (80).
A equipa algarvia ocupa agora o 15.º lugar da tabela, com 20 pontos e um jogo em atraso, enquanto os 'estudantes' continuam no 18.º e último lugar, com 11 pontos.
Num jogo entre duas equipas que lutam pela manutenção e ambas vindas de vitórias após longos ciclos sem ganhar, a primeira ocasião foi do Farense, logo aos dois minutos, quando Mayambela cruzou e Cristian Ponde falhou o desvio.
Aos seis minutos, surgiu o golo dos 'estudantes', após distração de Bura, bem aproveitada por Costinha, que lhe 'roubou' a bola e rematou com o pé esquerdo, com a bola a bater no poste antes de entrar.
O Farense assumiu a posse de bola, mas, até ao intervalo, só criou perigo num remate em arco de Bruno Paz, que Stojkovic salvou com uma grande defesa (17) e num cabeceamento de Robson ao lado (24).
No segundo tempo, os algarvios acentuaram a pressão e, com um futebol ofensivo e dinâmico, perante uma Académica apática e sem resposta, as oportunidades foram-se somando e a vitória chegou de forma até bastante fácil.
Mica ameaçou duas vezes, antes de Cristian Ponde empatar, após cruzamento rasteiro de Bandarra (56), e de Vasco Lopes consumar a reviravolta, 'picando' a bola sobre Stojkovic, após passe de Bruno Paz (70).
Com o jogo completamente dominado, o Farense podia mesmo ter goleado, porque, além do terceiro golo, numa 'bomba' de fora da área de Fabrício Isidoro (80), também mandou duas bolas aos 'ferros', por Cristian Ponde (72) e Vasco Lopes (75), entre outras ocasiões desperdiçadas.