Sérgio Conceição e Evanilson estiveram, esta quarta-feira, em conferência de imprensa para fazer o lançamento do jogo frente à Lazio, agendado para amanhã, quinta-feira, e relativo à 1.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.
Sérgio Conceição
Golos foram deixam de contar. O que isso pesa: "Isso de jogar em casa ou fora... Isso é mais importante quando se está em clubes de menor dimensão. Há jogadores que não correspondem fora. Mas num clube como o FC Porto, já não altera muito jogar em casa ou fora. Claro que gostamos mais de jogar no Dragão, por causa da força dos adeptos. Mas a nossa postura tem de ser sempre a mesma."
Perigos da Lazio: "Uma equipa bem trabalhada e que faz muitos golos. Tem jogadores muito interessantes. O Pedro, o Felipe Anderson... São interessantes. É uma equipa que procura jogar numa lógica de posse. Ligam o jogo de forma interessante e gostam de jogar a explorar a profundidade. Nos dançamos conforme o par que temos. Gostei muito do que vi da Lazio."
Felipe Anderson: "O Felipe tem uma qualidade incrível e uma capacidade enorme, a nível físico e técnico. É bastante evoluído, mas o grande problema dele é no plano emocional. Tive várias conversas com ele. Falta alguma consistência. É capaz de fazer um jogo dentro da qualidade dele e depois passar outros em que lhe falta confiança e acreditar mais. Acho que é por aí. Acho que é de ser tão boa pessoa. Sinceramente fico com alguma dificuldade do Felipe, porque gosto muito da pessoa."
Formato da Liga Europa: "É o que é. Temos dois jogos com a Lazio e pronto."
Liga Europa é o patamar mais adequado à Liga portuguesa: "Não vi os jogos da Champions ontem. Estive a ver o Milan-Lazio. Estiver a ver esse jogo. Não tive oportunidade de ver a Champions."
Conquistar a Liga Europa?: "Obviamente que as pessoas estão atentas e vão buscar as minhas declarações pós-mercado. A nossa prioridade é o campeonato. Temos que encarar cada jogo como se estivéssemos no jogo mais mediático da nossa vida. A nossa prioridade é o campeonato e vamos dar o máximo. Jogar no FC Porto tem de ser sempre no máximo. A história exige-nos isso. Não podemos defraudar as expectativas das pessoas."
Liga Europa: "A frustração de não estar na Liga dos Campeões continua na mesma. Somos um clube habituado a estar na melhor prova de clubes, que é a Champions. Agora estamos numa nova prova, que é diferente, e que temos de dignificar o FC Porto. Houve um jogo importante, que passou e que no balneário tivemos de o isolar. Não há tempo para andar a falar de futebol. Tínhamos que analisar a equipa da Lazio. Não há tempo para andar a pensar noutras coisas. Não temos tempo para isso. Fazemos o nosso trabalho, que também passa por esquecer o jogo anterior isto, claro, não deixando de o analisar."
Pouco tempo útil de jogo em Portugal: "É de lamentar. Fui convidado para ir às reuniões da UEFA. Somos confrontados com isso. Houve da parte do José Couceiro, no ano passado, salvo erro, o desejo de querer chamar todos os treinadores para falarmos dessa situação. Há gente que propõe algumas mudanças, que eu concordo, mas fica-se por aí e não se dá o passe em frente. Ninguém o dá. Todos somos um bocadinho culpados. Temos de olhar para isso. Não é normal termos pouco mais de 40 minutos em tempo útil em 90. Eu já dei a minha opinião no sítio em que tinha de dar. É um capítulo muito importante."
Equipas italianas já foram eliminadas pelo FC Porto: "Não é coincidência. É trabalho e mérito da equipa técnica e dos jogadores. Conheço o futebol italiano, mas sigo o inglês, o alemão e o francês. A Lazio... Olho com algum carinho e vou acompanhando as equipas pela qual passei. Mas não é mais do que isso. Temos de meter cá para fora o melhor FC Porto a nível europeu."
Incidentes do Clássico: "Temos um jogo de amanhã e o que importa é ganhar. Quero acabar já com isso. Eu quero dizer uma coisa muito simples. É preciso haver uma investigação rigorosa e isenta para os dois lados. São situações que não dignificam o nosso futebol. Quem cometeu erros, tem de ser castigado. É isso. A investigação é importante. O Rúben [Amorim] tem toda a razão. Temos todos que melhorar, principalmente quem não está na ficha de jogo."
Reencontro com a Lazio: "Toda a gente sabe aquilo que foi a minha passagem pela Lazio. Aqueles momentos que sentimos, até pelos títulos conquistados. É um clube pelo qual tenho um carinho muito grande. Mas isso conta muito pouco para o jogo de amanhã. O meu clube é o FC Porto, que me paga e clube de coração (risos). O melhor passará por um jogo difícil. É um jogo muito complicado, mas também o será para a Lazio. Vamos fazer tudo para ganhar."
Evanilson
Felipe Anderson: "Eu conheci aqui o Felipe no FC Porto. É um grande jogador. Espero que possamos sair com a vitória."
Taremi e Fábio Vieira, o que difere: "Os dois têm coisas diferentes. O Vieira é mais um médio para armar o jogo. O Taremi está mais comigo na área. Fez o golo do empate contra o Sporting. Os dois são bons jogadores. O Fábio Vieira é mais de assistências, que ele nos últimos jogos tem sido extraordinário."
Melhor avançado do mês no campeonato: "Fico feliz por ter recebido esse prémio. Quero agradecer a toda a equipa. A expectativa tem de estar lá em cima. A Lazio é uma boa equipa."
Primeiro jogo mais importante que o segundo: "Todos os jogos são importantes. Temos que jogar o nosso futebol, que temos jogado recentemente, e podemos sair com a vitória."
Champions já foi esquecida: "O nosso objetivo principal é o campeonato. É muito importante. Os seis pontos é o reflexo do nosso trabalho. Acho que podemos continuar assim. Vamos manter a liderança."
Titular absoluto: "Evolui muito dentro de campo. Mostra que consegui garantir o meu espaço. Estou feliz por isso. Tenho de continuar a trabalhar mais e mais."
Elogios de Derlei: "Fico muito feliz. Mostra que o trabalho está a ser bem feito. A nossa equipa tem muito potencial para chegar muito longe na Liga Europa."
Que expectativas para a Liga Europa: "Muito boas. A nossa equipa trabalhou muito para este jogo contra a Lazio. Vamos jogar para a vitória."