Águia 'eletrizante' deixa tudo em aberto para a viagem a Amesterdão

Benfica fez exibição de qualidade e mantém a esperança na Liga dos Campeões.

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes
23/02/2022 21:57 ‧ 23/02/2022 por Tiago Antunes

Desporto

Liga dos Campeões

O Benfica empatou frente ao Ajax nesta quarta-feira por 2-2. A equipa das águias mantém a esperança para o jogo de ida a Amesterdão.

O marcador foi aberto por Tadic a favor dos neerlandeses logo aos 18 minutos. O empate surgiu de um autogolo de Haller aos 26 minutos. O costamarfinense redimiu-se e marcou novamente aos 29. O golo do empate das águias saiu de um esforço de Yaremchuk já aos 72 minutos.

Com este resultado, a eliminatória fica em aberto.

Filme do jogo

Para quem esperava um grande espetáculo de futebol: bingo. Já para quem esperava um atropelo do Ajax: surpresa. A equipa do Benfica  fez frente a uma grande equipa, que não teve dificuldades para mostrar toda a sua qualidade. 

O início da partida revelou logo aquilo ao que o Ajax vinha. A viagem até um país solarengo para fugir aos mau tempo não foi sem propósito. No entanto, as águias abriram as asas e por momentos só miraram a baliza de Pasveer, por vezes nem parecia o Benfica que ainda há dias empatou no Bessa frente ao Boavista.

Apesar do caudal ofensivo dos encarnados, foi a equipa dos Países Baixos que abriu o marcador. Tadic foi autor de um golo que partiu novamente, como várias vezes nesta temporada, de um erro defensivo do Benfica. Desta vez, a falha foi de Grimaldo e nestas bolas o Ajax não desperdiça. Se das bancadas chegava um ruído ensurdecedor de tanto apoio, a partir do golo do sérvio parecia que a Luz estava às moscas. O ambiente mudou por completo e, curiosamente, foi nessa altura que as águias estiveram mais perto de marcar. 

Quando já se esperava outro jogo daqueles contra os neerlandeses, Vertonghen mascarou-se de tecnicista, 'sentou' um adversário e cruzou para dentro da área. Calhou Haller trocar os pés pelas mãos e introduzir a bola dentro da própria baliza. Os adeptos voltaram nessa altura e a expectativa foi crescendo.

Em menos de nada, como se de uma resposta se tratasse, Haller foi lá à frente e devolveu a vantagem ao Ajax e os primeiros 30 minutos de jogo revelavam-se de tremenda qualidade.

Na segunda parte, a equipa do Benfica parecia outra para ainda melhor. A atitude das águias mostrou que o jogo não estava nem perto de qualquer decisão. O foco ofensivo era cada vez maior, o Ajax estava cada vez mais encostado à sua baliza e, apesar de nada prever antes do jogo que isto fosse acontecer, o golo do empate e da confirmação do grande jogo do Benfica apareceu. Yaremchuk tinha entrado em campo pouco antes, para o lugar de Everton, e colocou-se no melhor lugar para fazer o golo. 

O tento partiu de uma 'bujarda' de Gonçalo Ramos que Pasveer defendeu mal, estando o ucraniano à hora certa ali na cara da baliza para fazer o golo. Nélson Veríssimo parecia satisfeito com o resultado, mas os jogadores nem por isso. A equipa continuou a tentar, foi crescendo ainda mais ofensivamente quando tinha bola, mas o treinador quis segurar as tarefas defensivas. Paulo Bernardo, pela intensidade que a partida ia ganhando, passou à frente de João Mário nas escolhas e ajudou a evitar o 3-2 dos neerlandeses.

Já em tempo de compensação, Vlachodimos voou para salvar a eliminatória. O Ajax foi ameaçando, mas a equipa estava muito segura e confiante do que estava a fazer e conseguiu assim consagrar o grande resultado que ainda deixa esperançosos os adeptos encarnados. Com tudo empatado, a decisão vai passar para Amesterdão.

Momento do jogo: O intervalo. Foi bastante importante para a equipa das águias saberem a cadência que deviam adotar no jogo. Tudo ficou melhor para os encarnados nos segundos 45 minutos de jogo, nos quais surgiu o golo do empate e ainda uma série de oportunidades de golo para o Benfica.

Pré-jogo

19h07: Do lado dos da casa, o palco está mais que arrumado para se dar início a este jogo.

19h06: A equipa dos Países Baixos já está pronta para a partida.

19h05: Do lado dos neerlandeses, talvez a maior surpresa seja a preferência por Gravenberch, deixando Klaassen no banco.

19h04: As águias não contam com André Almeida, fora os habituais ausentes Lucas Veríssimo, Rodrigo Pinho e Haris Seferovic, mas volta a ter Gilberto no onze inicial no lugar de Lázaro. Taarabt mantém a titularidade no meio campo.

19h03: Boa tarde. Benfica e Ajax começam nesta quarta-feira a grande decisão. Quem vencer esta eliminatória a duas mãos passa aos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Onzes iniciais

Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, Taarabt; Everton, Rafa Silva, Darwin, Gonçalo Ramos.

Suplentes: Hélton Leite, Meite, Yaremchuk, Diogo Gonçalves, João Mário, Lázaro, Radonjic, Gil Dias, Paulo Bernardo, Tomás Araújo, Morato.

Ajax: Pasveer; Mazraoui, Timber, Blind, Martínez; Álvarez, Gravenberch, Berghuis; Tadic, Antony, Haller.

Suplentes: Gorter, Onana, Schuurs, Klassen, Danilo, Rensch, Kudus, Taylor, Jensen, Daramy, Tagliafico.

Antevisão

O Benfica vai receber na noite desta quarta-feira o Ajax em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. 

As águias vão defrontar a equipa que derrotou por duas vezes o Sporting na fase de grupos da mesma prova. Para chegar aqui, a equipa encarnada deixou o Barcelona e o Dinamo Kiev pelo caminho, passando em conjunto com o Bayern Munique.

Já é sabido que André Almeida segue de fora das escolhas de Nélson Veríssimo, tal como Lucas Veríssimo, Rodrigo Pinho e Haris Seferovic. Do lado do Ajax, Brian Brobbey, Labyad e Maarten Stekelenburg são ausências certas, estando em dúvida, apesar de convocados, Nicolás Tagliafico e Jurrien Timber.

O Benfica-Ajax arranca às 20h00 e poderá acompanhar a par e passo as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Victor Mano, antigo recordista nacional dos 100 metros

Óbito

Morreu Victor Mano, antigo recordista nacional dos 100 metros

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas