O Benfica empatou frente ao Ajax nesta quarta-feira por 2-2. A equipa das águias mantém a esperança para o jogo de ida a Amesterdão.
O marcador foi aberto por Tadic a favor dos neerlandeses logo aos 18 minutos. O empate surgiu de um autogolo de Haller aos 26 minutos. O costamarfinense redimiu-se e marcou novamente aos 29. O golo do empate das águias saiu de um esforço de Yaremchuk já aos 72 minutos.
Com este resultado, a eliminatória fica em aberto.
Filme do jogo
Para quem esperava um grande espetáculo de futebol: bingo. Já para quem esperava um atropelo do Ajax: surpresa. A equipa do Benfica fez frente a uma grande equipa, que não teve dificuldades para mostrar toda a sua qualidade.
O início da partida revelou logo aquilo ao que o Ajax vinha. A viagem até um país solarengo para fugir aos mau tempo não foi sem propósito. No entanto, as águias abriram as asas e por momentos só miraram a baliza de Pasveer, por vezes nem parecia o Benfica que ainda há dias empatou no Bessa frente ao Boavista.
Apesar do caudal ofensivo dos encarnados, foi a equipa dos Países Baixos que abriu o marcador. Tadic foi autor de um golo que partiu novamente, como várias vezes nesta temporada, de um erro defensivo do Benfica. Desta vez, a falha foi de Grimaldo e nestas bolas o Ajax não desperdiça. Se das bancadas chegava um ruído ensurdecedor de tanto apoio, a partir do golo do sérvio parecia que a Luz estava às moscas. O ambiente mudou por completo e, curiosamente, foi nessa altura que as águias estiveram mais perto de marcar.
Quando já se esperava outro jogo daqueles contra os neerlandeses, Vertonghen mascarou-se de tecnicista, 'sentou' um adversário e cruzou para dentro da área. Calhou Haller trocar os pés pelas mãos e introduzir a bola dentro da própria baliza. Os adeptos voltaram nessa altura e a expectativa foi crescendo.
Em menos de nada, como se de uma resposta se tratasse, Haller foi lá à frente e devolveu a vantagem ao Ajax e os primeiros 30 minutos de jogo revelavam-se de tremenda qualidade.
Na segunda parte, a equipa do Benfica parecia outra para ainda melhor. A atitude das águias mostrou que o jogo não estava nem perto de qualquer decisão. O foco ofensivo era cada vez maior, o Ajax estava cada vez mais encostado à sua baliza e, apesar de nada prever antes do jogo que isto fosse acontecer, o golo do empate e da confirmação do grande jogo do Benfica apareceu. Yaremchuk tinha entrado em campo pouco antes, para o lugar de Everton, e colocou-se no melhor lugar para fazer o golo.
O tento partiu de uma 'bujarda' de Gonçalo Ramos que Pasveer defendeu mal, estando o ucraniano à hora certa ali na cara da baliza para fazer o golo. Nélson Veríssimo parecia satisfeito com o resultado, mas os jogadores nem por isso. A equipa continuou a tentar, foi crescendo ainda mais ofensivamente quando tinha bola, mas o treinador quis segurar as tarefas defensivas. Paulo Bernardo, pela intensidade que a partida ia ganhando, passou à frente de João Mário nas escolhas e ajudou a evitar o 3-2 dos neerlandeses.
Já em tempo de compensação, Vlachodimos voou para salvar a eliminatória. O Ajax foi ameaçando, mas a equipa estava muito segura e confiante do que estava a fazer e conseguiu assim consagrar o grande resultado que ainda deixa esperançosos os adeptos encarnados. Com tudo empatado, a decisão vai passar para Amesterdão.
Momento do jogo: O intervalo. Foi bastante importante para a equipa das águias saberem a cadência que deviam adotar no jogo. Tudo ficou melhor para os encarnados nos segundos 45 minutos de jogo, nos quais surgiu o golo do empate e ainda uma série de oportunidades de golo para o Benfica.
Pré-jogo
19h07: Do lado dos da casa, o palco está mais que arrumado para se dar início a este jogo.
️ Tudo pronto!
— SL Benfica (@SLBenfica) February 23, 2022
️ Ready for a @ChampionsLeague night!#EPluribusUnum #SLBAJA #UCL pic.twitter.com/LpWzN31pzD
19h06: A equipa dos Países Baixos já está pronta para a partida.
Dressing room. #UCL #benaja https://t.co/N68tKfFFgm pic.twitter.com/nBBkQxC5Pz
— AFC Ajax (@AFCAjax) February 23, 2022
19h05: Do lado dos neerlandeses, talvez a maior surpresa seja a preferência por Gravenberch, deixando Klaassen no banco.
19h04: As águias não contam com André Almeida, fora os habituais ausentes Lucas Veríssimo, Rodrigo Pinho e Haris Seferovic, mas volta a ter Gilberto no onze inicial no lugar de Lázaro. Taarabt mantém a titularidade no meio campo.
19h03: Boa tarde. Benfica e Ajax começam nesta quarta-feira a grande decisão. Quem vencer esta eliminatória a duas mãos passa aos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Onzes iniciais
Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, Taarabt; Everton, Rafa Silva, Darwin, Gonçalo Ramos.
Suplentes: Hélton Leite, Meite, Yaremchuk, Diogo Gonçalves, João Mário, Lázaro, Radonjic, Gil Dias, Paulo Bernardo, Tomás Araújo, Morato.
Ajax: Pasveer; Mazraoui, Timber, Blind, Martínez; Álvarez, Gravenberch, Berghuis; Tadic, Antony, Haller.
Suplentes: Gorter, Onana, Schuurs, Klassen, Danilo, Rensch, Kudus, Taylor, Jensen, Daramy, Tagliafico.
Antevisão
O Benfica vai receber na noite desta quarta-feira o Ajax em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
As águias vão defrontar a equipa que derrotou por duas vezes o Sporting na fase de grupos da mesma prova. Para chegar aqui, a equipa encarnada deixou o Barcelona e o Dinamo Kiev pelo caminho, passando em conjunto com o Bayern Munique.
Já é sabido que André Almeida segue de fora das escolhas de Nélson Veríssimo, tal como Lucas Veríssimo, Rodrigo Pinho e Haris Seferovic. Do lado do Ajax, Brian Brobbey, Labyad e Maarten Stekelenburg são ausências certas, estando em dúvida, apesar de convocados, Nicolás Tagliafico e Jurrien Timber.
O Benfica-Ajax arranca às 20h00 e poderá acompanhar a par e passo as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.