Shakhtar lança pedido de ajuda e cita Benfica, FC Porto, Sporting e Braga

Diretor-geral do emblema ucraniano, Sergei Palkin, diz que a união conseguirá travar esta guerra.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
27/02/2022 08:29 ‧ 27/02/2022 por Notícias ao Minuto

Desporto

Ucrânia

O Shakhtar Donetsk, um dos clubes afetados com a invasão da Rússia a solo da Ucrânia, lançou este sábado um pedido de ajuda nas redes sociais, e identificou vários clubes europeus, entre eles, os portugueses Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga.

Na nota publicada na rede social Instagram, o clube ucraniano, que desde 2014 foi obrigado a deixar a sede em Donetsk, pediu que os principais  clubes europeus ajudassem a Ucrânia neste conflito armado contra a Rússia.

"Chamo à atenção os clubes contra os quais jogámos, aqueles que dos maiores da Europa, assim como a UEFA e milhões de adeptos, para apoiarem ao máximo a Ucrânia. Esta guerra preocupa cada europeu por estes dias. Só unindo forças podemos derrotar este mal", pode ler-se na publicação.

Já num comunicado publicado no site oficial do Shakhtar, o diretor-geral do emblema ucraniano, Sergei Palkin, diz que a união conseguirá travar esta guerra.

"Há uma guerra no país. A Rússia lançou uma invasão em larga escala na Ucrânia. As pessoas estão a morrer. Não há palavras para descrever o que está a acontecer. A comunidade mundial deve parar isto o mais rapidamente possível. Exorto os clubes com os quais jogamos, a maioria das principais equipas da Europa, a UEFA e as dezenas de milhões de adeptos, a darem o máximo de apoio à Ucrânia", vincou o dirigente do Shakhtar.

"Esta guerra afeta hoje todos os europeus. Somente unindo forças podemos superar esta loucura. Acredito que juntos vamos resistir e vencer. Passei por muitos momentos brilhantes com o Shakhtar, mas para mim, pessoalmente, a maior vitória da minha vida será a vitória nesta guerra pela independência da Ucrânia", sublinhou.

Palkin confirmou ainda que "a maioria dos jogadores e treinadores" do Shakhtar também está em Kiev: "Estamos a tentar encontrar opções para evacuar os nossos estrangeiros e as suas famílias. Tanto quanto sei, o Solomon e o Tetê já estão fora da Ucrânia."

"Os funcionários do clube ficam em suas casas, em abrigos, nas estações de metro. Apenas lá é onde é mais seguro. No momento, de acordo com os dados disponíveis, não há vítimas entre os funcionários e as suas famílias. Tentamos manter a comunicação interna, trocar informações e apoiar uns aos outros. Todos os nossos pensamentos hoje são sobre o fim desta guerra louca. Sobre soldados ucranianos, sobre aqueles que defendem o nosso país e o seu direito à soberania e independência. Acredito que juntos venceremos!", termina o comunicado de Sergei Palkin.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Rede social

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Cristiano Ronaldo

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas