A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou, esta segunda-feira, que decidiu abrir um processo disciplinar contra o ginasta russo Ivan Kuliak, que apareceu numa prova com um símbolo do exército russo, num gesto que aprova a invasão que a Rússia está a fazer à Ucrânia.
"A FIG confirma que vai pedir à Gymnastics Ethics Foundation que inicie um processo disciplinar relativamente ao ginasta Ivan Kuliak, na sequência do comportamento chocante que teve na Taça do Mundo de Doha. A FIG adotou medidas contra a Rússia e a Bielorrússia a 4 de março. A partir de 7 de março de 2022 atletas e oficiais russos e bielorrussos, incluindo juízes, não poderão integrar competições da FIG", pode ler-se na nota do organismo.
O atleta, que alcançou uma medalha de bronze na Taça do Mundo de Ginástica Artística, que está a decorrer em Doha, no Qatar, subiu ao pódio com um 'Z' no peito, a sobrepor o emblema do Comité Olímpico Russo, uma inscrição que é utilizada pelos carros de guerra russos na invasão à Ucrânia.
Leia Também: Ginasta russo envolto em polémica por apoiar guerra na Ucrânia