O presidente da Federação Internacional de Basquetebol-Europa (FIBA-Europa) disse, esta segunda-feira, em Matosinhos, que o regresso da Rússia às provas internacionais "não está na agenda neste momento".
"A posição da FIBA tem sido clara: estamos aqui para unir e não para dividir. No entanto, enquanto a situação se mantiver inalterada, não há motivo para mudar a decisão já tomada", explicou o ex-basquetebolista espanhol Jorge Garbajosa.
O dirigente confirmou, assim, que as equipas e as seleções russas continuarão excluídas das competições internacionais da modalidade, uma decisão tomada menos de dois meses após Rússia ter invadido a Ucrânia, faz hoje três anos.
Garbajosa, que enquanto atleta foi campeão europeu e mundial pelo seu país, esteve hoje em Matosinhos para assistir ao Portugal-Ucrânia, um dos jogos que fechou o Grupo A de qualificação para o Campeonato da Europa de 2025.
"Se no futuro houver mudanças, a FIBA-Europa analisará o cenário e decidirá em conformidade. Há muitas notícias e especulações, mas nenhuma alteração concreta. E a nossa posição não mudará enquanto a realidade não mudar", reforçou.
Leia Também: Portugal perde com Ucrânia no fecho da qualificação para Europeu