Rúben Semedo estreou-se pelo FC Porto na passada quinta-feira frente ao Lyon e, face à lesão de Pepe, poderá agora jogar pela primeira vez a titular, na receção ao Tondela, em jogo a contar para o campeonato.
Em conversa com o Desporto ao Minuto, Eduardo Luís, antigo jogador dos dragões na década de 80, abordou os primeiros minutos do central português com a camisola do FC Porto e projetou o impacto positivo que uma das mais recentes contratações pode vir a ter para a equipa comandada por Sérgio Conceição.
"Acho que, para aquilo que foi uma estreia, que não foi a 100% por jogar 45 minutos devido à lesão do Pepe, esteve bem num jogo difícil. O FC Porto teve alguma dificuldade em parar e em controlar o jogo com o Lyon, que se mostrou muito fresco, solto e à vontade. O FC Porto esforçou-se, senti que estaria algo fatigado, e o Rúben Semedo vem dar, nesta altura da época, uma maior frescura à equipa para colmatar situações de maior fadiga que outros jogadores possam vir a ter", atirou o antigo internacional português.
Questionado sobre a forma como o central de 24 anos poderia dar conta do recado no lugar de Pepe, Eduardo Luís confessou acreditar no potencial do jogador: "O Rúben tem todas as condições para se impor na equipa do FC Porto, que tem bons centrais. O Pepe está numa fase de fim de carreira, a idade não perdoa, e nós vamos perdendo qualidades à medida que os anos vão passando, portanto o Rúben Semedo é uma aquisição fulcral, que poderá ajudar muito a equipa do FC Porto e também para haver ali um central por muitos anos, até porque ele tem 24 anos, é um jovem e tem muito para dar e espero que as coisas lhe corram bem", frisou.
"O que faz o jogador render são os jogos, desde o ritmo do mesmo e a sequência de jogos que faz, ao facto de ver que as coisas correm bem, ganhar jogos, ganhar confiança e moral, assim como a confiança dos colegas. Ele sentiu-se bem. Depois deste tempo todo, não estando com certeza na forma ideal porque está a dar os primeiros passos num clube novo, mas penso pela ambição que tem em querer jogar bem e querer, pode estar ali um trunfo para o Sérgio Conceição", acrescentou.
A possibilidade de voltar a dar nas vistas em Portugal e, assim, conseguir captar novamente a atenção de Fernando Santos foi tema de conversa, mas Eduardo Luís preferiu enaltecer o foco do jogador nos dragões, sobretudo após uma fase mais instável a nível pessoal e profissional.
"O rapaz passou por algumas situações um bocado complicadas, fora do futebol, mas que mexem com as pessoas, com ele e que colocam em causa o homem em si, não o futebolista. No FC Porto, sei que as pessoas de lá se interessam e se preocupam com os jogadores e, por isso, estou convencido de que o Rúben vai deitar para trás tudo o que lhe aconteceu e vai só pensar no futebol e no FC Porto", finalizou.
Recorde-se que Rúben Semedo chegou a ser detido por alegados casos de violência doméstica, no passado verão, deixando de ser uma opção regular para Pedro Martins no Olympiacos.
Após somar passagens por Sporting e Vitória FC, Rúben Semedo regressou a Portugal no mercado de inverno, pela porta do FC Porto, tendo atuado pela equipa B numa primeira instância para repor os índices físicos.
Leia Também: Pepe vai descansar para ajudar em Lyon. Rúben Semedo é escolha