Benfica sonha com a Champions. O que valem os sete possíveis adversários?

Sorteio realiza-se esta sexta-feira, pelas 11 horas.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
18/03/2022 08:07 ‧ 18/03/2022 por Miguel Simões

Desporto

Liga dos Campeões

Entre as oito melhores equipas da Europa, o Benfica sabe de antemão que poderá jogar com qualquer um dos outros sete clubes apurados para os 'quartos' da Champions.

Três clubes ingleses, três equipas espanholas e um conjunto alemão. Um deles calhará 'em sorte' aos encarnados, que chegam a esta fase da prova depois de terem ficado em segundo lugar no grupo F (atrás de Bayern Munique) e de terem eliminado o Ajax (com um empate de 2-2, na Luz, e uma vitória de 0-1, em Amesterdão).

Analisámos, por isso, os momentos de forma, os históricos de confrontos e as principais armas de cada um dos possíveis sete adversários do Benfica, que tentará sonhar em ir o mais longe possível na prova europeia.

Recorde-se que o sorteio referente aos 'quartos' (e até mesmo às 'meias') decorre, esta sexta-feira, em Nyon, a partir das 11 horas.

Manchester City

Momento de forma: Uma equipa que só perdeu um dos últimos 19 jogos é sempre temível, mesmo que os dois últimos duelos tenham dado em empate (0-0 contra Sporting e Crystal Palace). A formação de Pep Guardiola segue na liderança do campeonato e chega a esta fase da Champions depois de ter ficado em primeiro lugar no grupo A e de ter eliminado o Sporting nos 'oitavos', pelo que quererá repetir a dose caso encontre novamente uma equipa portuguesa.

Histórico de confrontos: O conjunto de Manchester nunca defrontou o Benfica.

Principal arma: A realizar a melhor temporada de toda a carreira, Riyad Mahrez leva um total de 21 golos com a camisola do Manchester City esta época, destacando-se como o melhor marcador da equipa em todas as competições. Na Champions, leva seis golos e uma assistência em oito jogos.

Liverpool

Momento de forma: A diferença não é muita para o adversário acima. Nos últimos 18 jogos, o Liverpool só perdeu um, e está agora mais perto do líder Manchester City. Para chegar aos 'quartos' da competição, os reds não só ficaram em primeiro lugar no grupo B, como fizeram o pleno de triunfos, sendo que apenas perderam por uma ocasião na competição (a mais recente derrota com o Inter de Milão por 1-0, que não ditou o afastamento).

Histórico de confrontos: Seis triunfos do Liverpool e quatro do Benfica. Parece razoavelmente equilibrado, mas a verdade é que, nas cinco eliminatórias disputadas a duas mãos, o clube da Luz só passou numa ocasião ('oitavos' da Champions, em 2005/06). O último encontro aconteceu em 2009/10 e, depois de ter vencido por 2-1 na Luz, o Benfica acabaria por perder 4-1 em Anfield, nos 'quartos' da Liga Europa.

Principal arma: Mohamed Salah tem sido um autêntico quebra-cabeças para os adversários da equipa de Klopp. Somando já 28 golos e dez assistências em 36 jogos nesta temporada, o egípcio destaca-se como o melhor marcador da equipa no campeonato e na Champions (onde é o terceiro melhor marcador).

Chelsea

Momento de forma: Apesar de estar mergulhado nas mais recentes dificuldades económicas (em torno da situação de Abramovich), o Chelsea perdeu apenas um dos últimos 25 jogos, embora também tenha somado bem mais empates do que os dois clubes que seguem à sua frente na Premier League. Na Champions, os blues asseguraram o segundo lugar do grupo H e, mais recentemente, conseguiram eliminar o Lille, vencendo tanto em casa (2-0), como fora de portas (1-2).

Histórico de confrontos: Curto, mas totalmente favorável aos ingleses, com três triunfos em três jogos. Na época seguinte à eliminação nos 'quartos' da Champions (2011/12), em que o Chelsea venceu por 1-0 na Luz e por 2-1 em Londres, as duas equipas acabariam por se defrontar na final da Liga Europa (2012/13), num jogo em que os blues triunfaram por 2-1, com um golo ao cair do pano a decidir o vencedor.

Principal arma: Numa equipa que sofre poucos golos, Antonio Rudiger tem sido um dos principais de trunfos de Tuchel na linha defensiva dos londrinos, de tal forma que, por esta altura, é o jogador com mais minutos, tendo atuado em 40 jogos do início ao fim. Com três golos e uma assistência, o alemão de 29 anos já ajudou a equipa a evitar vários golos, sempre de olhos postos no processo ofensivo.

Bayern Munique

Momento de forma: O conjunto de Nagelsmann já viveu períodos mais estáveis e esclarecedores, mas, mesmo assim, surge com um incrível registo de 13 triunfos nos últimos 18 encontros. Apesar de a liderança do campeonato ter deixado de ser tão confortável como chegou a ser, os bávaros têm protagonizado uma Champions muito mais regular. Depois de terem fechado o grupo E (o mesmo que o do Benfica) com seis triunfos em seis jogos, a equipa de Munique empatou 1-1 no reduto do Red Bull Salzburgo e, na resposta, goleou por 7-1 para carimbar o acesso aos 'quartos'.

Histórico de confrontos: Uma dúzia de jogos... e nenhuma vitória encarnada. Foram nove triunfos bávaros e três empates. Os duelos mais recentes aconteceram esta temporada (goleada de 0-4 na Luz e de 5-2 em Munique) e, para recordar um dos empates, temos de recuar até 2015/16, altura em que as duas equipas empataram (2-2) na Luz, após um triunfo magro do Bayern por 1-0, no Allianz Arena.

Principal arma: O melhor marcador da Liga dos Campeões (12 golos) mora em Munique e surge com o nome de Robert Lewandowski, que é também o líder destacado da tabela de melhores artilheiros da Bundesliga. No total, o internacional polaco leva 43 golos e quatro assistências, prometendo não ficar por aqui.

Real Madrid

Momento de forma: Embora o 2022 dos madrilenos esteja a ser mais conturbado do que a reta final de 2021,  uma vez que já soma três derrotas só neste ano civil, o Real Madrid, não só segue na liderança isolada do campeonato espanhol, como chega a esta fase da prova europeia galvanizado pela impressionante reviravolta obtida diante do PSG, ao virar um agregado de 0-2 para 3-2 em apenas 17 minutos. Moral não deve faltar ao conjunto de Ancelotti, que venceu o grupo D, com cinco triunfos em seis jogos.

Histórico de confrontos: Esteve para ser o adversário dos encarnados nos 'oitavos' da Champions, mas a repetição do sorteio trocou os destinos às duas equipas e pode recolocá-las frente a frente nos 'quartos'. O histórico, esse, é longínquo. As águias derrotaram os merengues na final da Liga dos Campeões (1961/62) e viriam a eliminar a equipa espanhola nos 'quartos' da prova, em 1964-65, com uma goleada por 5-1 em Portugal e uma derrota por 2-1 no país vizinho.

Principal arma: Indubitavelmente, Karim Benzema. Não só pelo hat-trick que fez ao PSG, mas por toda a temporada que tem protagonizado ao serviço do emblema de Madrid, tendo já igualado o recorde de mais golos pelo clube (32 golos, em 2011/12), além dos 13 passes para golo. Na Champions, cola-se a Salah no pódio de melhores marcadores, com oito golos apontados e uma assistência.

Atlético Madrid

Momento de forma: A época não está a ser fácil para os colchoneros, e a quarta posição no campeonato (a 15 pontos do líder e rival Real Madrid) fala por si. Ainda assim, a equipa de Simeone não só está já há seis jogos sem perder, como conseguiu vencer em Old Trafford na segunda mão dos 'oitavos' (0-1), depois do empate (1-1) com o Manchester United no Wanda Metropolitano, pelo que quererá apostar todas as fichas nesta competição, valendo a pena recordar que foi a equipa apurada que menos pontuou na fase de grupos - apenas 7 pontos, deixando para trás o FC Porto.

Histórico de confrontos: Dois jogos, um triunfo para cada lado. As duas equipas integraram o mesmo grupo da Liga dos Campeões em 2015/16 e, depois de vencer fora de portas (1-2), o Benfica encerraria a fase de grupos com uma derrota (também 1-2) na Luz, acabando por cair para a segunda posição da tabela.

Principal arma: Antoine Griezmann não tem jogado com a regularidade que gostaria, mas leva números interessantes para os 24 jogos que fez, com oito tentos certeiros e quatro assistências. Só na Liga dos Campeões, destaca-se como o jogador que mais golos e assistências fez pela equipa, contando com sete jogos realizados.

Villarreal

Momento de forma: Depois de um arranque de 2022 meio 'tremido', o Villarreal estabilizou e só perdeu um dos últimos nove jogos, algo que tem permitido ao conjunto de Unai Emery subir na classificação, encontrando-se atualmente no sétimo lugar. Na Liga dos Campeões, depois de ter ficado atrás do Manchester United no grupo F, o submarino amarelo 'atirou' a Juventus para fora da prova ao triunfar em Turim (0-3), após um empate (1-1) em Espanha.

Histórico de confrontos: Dois jogos na mesma época... e nenhum triunfo encarnado. Em 2005/06, no grupo D da Liga dos Campeões, o Benfica ainda empatou (1-1) fora de portas, mas acabou por consentir uma derrota caseira (0-1), embora ambas as equipas tivessem seguido em frente na competição.

Principal arma: O nome de Arnaut Danjuma ainda pode parecer meio desconhecido para grande parte da Europa, mas certo é que o avançado neerlandês tem sido uma das principais referências ofensivas da equipa, levando já 13 golos e quatro assistências em 26 jogos. Só na Liga dos Campeões, foram logo cinco golos e uma assistência.

Leia Também: Lote fechado. Os possíveis rivais do Benfica nos 'quartos' da Champions

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

MLS obrigada a pedir desculpa por confusão embaraçosa entre jogadores

Major League Soccer

MLS obrigada a pedir desculpa por confusão embaraçosa entre jogadores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

BYD Sealion 7 já tem preço desvendado em Portugal

BYD

BYD Sealion 7 já tem preço desvendado em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas