Portugal-Turquia: O verdadeiro 'tudo ou nada' por uma viagem ao Qatar

Seleção nacional terá nas mãos uma grande decisão: ou compra bilhetes para o Qatar ou vê o Mundial'2022 no sofá. Tudo vai depender da prestação lusa a partir desta quinta-feira, frente à Turquia.

Notícia

© Reuters

Tiago Antunes
24/03/2022 07:12 ‧ 24/03/2022 por Tiago Antunes

Desporto

Antevisão

Portugal joga pela vida nesta quinta-feira. A seleção nacional terá uma última oportunidade no playoff para marcar presença no Mundial'2022. A reserva da viagem para o Qatar vai depender, primeiramente, da exibição da equipa das quinas já nesta noite frente à Turquia.

A tarefa começou difícil para Fernando Santos desde o momento da convocatória, quando ficou privado de jogadores importantes como Rúben Dias, Rúben Neves, Nélson Semedo, Renato Sanches, Anthony Lopes e Pepe, o último ainda no grupo com possibilidades de jogar caso Portugal passe esta eliminatória.

Portugal terá, dizem os rankings e os nomes, obrigação de ultrapassar esta eliminatória frente à Turquia e dar luta no acesso ao Mundial do Qatar. Diz ainda o histórico que a seleção portuguesa não costuma ter dificuldades frente à seleção turca. Entre Mundiais, Europeus e amigáveis, Portugal venceu sete vezes, tendo saído derrotado do duelo mais recente, em 2012, ainda com Paulo Bento no comando.

O Portugal-Turquia joga-se nesta quinta-feira no Estádio do Dragão a partir das 19h45, e poderá acompanhar as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Fernando Santos

Sérvia deixou marcas?: "Obviamente que não tiramos mérito à Sérvia, mas houve demérito nosso. Não jogámos bem. Se tal tivesse acontecido, teríamos conseguido o objetivo. Temos que nos fixar o que é o padrão desta equipa. Tivemos em duas finais e vencemos. Amanhã, é mais uma final, e queremos dar uma alegria aos 11 milhões de portugueses."

Onzes: "Tenho poucas dúvidas. Obviamente não faria sentido ter muitas dúvidas a 24 horas do jogo. Há uma ou outra em determinada posição."

O que espera da Turquia: "É uma equipa com muita qualidade individual. Jogam ao melhor nível. Conhecemos bem o futebol turco e há muita qualidade, quer ao nível do passe ao nível da execução. É uma equipa aguerrida e que joga com o coração. É muito competitiva. Temos que igualar na raça, na entrega e na paixão ao jogo. Teremos que ser igualmente fortes. É uma equipa que tem jogadores importantes. É uma equipa que se dá melhor com o jogo partido e temos de fugir disso. É isso que temos falado e tenho a certeza que os jogadores vão dar uma boa resposta." 

Ausência de Pepe: "Não vale a pena falar deles. Não estão para o jogo, mas estão com o grupo, através de mensagens. Fazem parte dos 11 milhões dos quais amanhã teremos que jogar. Vou escolher a equipa que dá mais equipas. Tenho absoluta confiança nos jogadores que chamei. Amanhã tomarei as minhas decisões."

Jogo de muita pressão: "Aquilo que tem acontecido sempre foi um sinal positivo. Nas duas finais que estivemos, vencemos. Portugal tem dado uma resposta positiva, tirando o último jogo. Estes jogadores têm muita experiência."

Eventual eliminação: "Isso nem é questão que se coloque. Para mim, não. Estou totalmente focado na final de amanhã. A equipa está motivada e concentrada. Estamos aqui por responsabilidade nossa. Já assumimos isso. Isso é passado. Queremos estar no Mundial e para isso temos que ganhar a final com a Turquia."

Stefan Kuntz

Antevisão: Temos bons jogadores e Portugal também. Temos um plano de jogo e temos de concentrar-nos nele. Olhámos para esse jogo da Sérvia [contra Portugal], mas já passou muito tempo. Temos de pensar no futebol dia a dia e, por outro lado, precisamos de ter sorte no jogo [de quinta-feira]

Fernando Santos: Desde 2014 que treina a seleção de Portugal. Claro que tenho o maior respeito pelo meu colega, está em Portugal há oito anos e eu nem estou há oito meses [no cargo de selecionador]. É muito experiente, já trabalhou na Grécia, em vários países e sabe como pode resolver este tipo de jogos [a uma mão]

Defesas prontos para ataque português: Não vamos jogar contra Ronaldo, mas contra uma equipa com 11 jogadores, que são bons e fortes. Estou convencido que os meus defesas estão prontos para o desafio. Não acredito que isso [das três ausências] seja uma vantagem para nós. Os três jogadores que vão jogar [nesses lugares] vão dar o seu melhor, vão dar o seu máximo

Últimos resultados

Portugal: V-V-V-E-D

Turquia: D-E-V-V-V

Últimos onzes

Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, Rúben Dias, José Fonte, Nuno Mendes; Danilo Pereira, João Moutinho, Renato Sanches; Bernardo Silva, Diogo Jota, Cristiano Ronaldo

Turquia: Cakir; Zaki Celik, Demiral, Soyuncu, Erkin; Omur, Ozdemir, Calhanoglu; Akturkoglu, Burak Yilmaz, Dervisoglu

Ausentes

Portugal: Pepe

Turquia: -

Leia Também: "Se Portugal melhorar no coletivo, terá condições para ir ao Mundial"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Lenda francesa assistiu ao Lens-PSG totalmente 'camuflada'

Taça de França

Lenda francesa assistiu ao Lens-PSG totalmente 'camuflada'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas