Portugal venceu nesta quinta-feira a Turquia por 2-1. Com esta vitória, a seleção portuguesa está na final do playoff de acesso ao Mundial'2022.
O primeiro golo foi marcado por Otávio, numa jogada de insistência de Portugal. O segundo foi oferecido pelo luso-brasileiro a Diogo Jota que cabeceou com força para o 2-0.
Na segunda parte, Yilmaz aproveitou a falha defensiva para reduzir o marcador e ainda pediu grande penalidade, não atendida por Daniel Siebert. Com muita pressão, Portugal chegou ao 3-1 através de Matheus Nunes e quase fez o quarto com Ronaldo, mas a bola foi à trave.
Com este resultado, a seleção portuguesa está a um passo pequeno de chegar ao Mundial'2022 do Qatar. Tudo o que precisa é vencer a final do playoff.
Filme do jogo
Portugal ganhou. Os corações já podem acalmar, pelo menos para já. A seleção nacional fez uma partida de excelência, com tendência a piorar em direção ao apito final, e garantiu a presença na final do playoff, agora com maiores hipóteses de estar no Mundial'2022.
A equipa lusa foi levada por um Estádio do Dragão ao rubro, que delirou logo quando 'A Portuguesa' se fez ouvir. No primeiro minuto de jogo, a equipa das quinas já ameaçava. Foi uma constante, com a Turquia a passar muitas vezes um mau bocado para controlar o adversário. Portugal tentou por várias vezes e ameaçou bastante.
Foi com Ronaldo, foi com Diogo Jota, foi com Bruno Fernandes, até que apareceu outro 'herói improvável'. Otávio estava, por sorte, no sítio certo para receber um ressalto de um remate de Bernardo Silva e marcar o segundo golo com as quinas ao peito, o primeiro em jogos oficiais. O médio do FC Porto fez um golo importante, praticamente na sua casa, e lançou a seleção rumo à vitória.
A partir do primeiro golo português, surgiu um ascendente de displicência na defesa que não deve acontecer. José Fonte, Danilo e Raphael Guerreiro falharam, entregaram bolas e deixaram a Turquia com perigo à boca da baliza. Portugal não sofreu golo porque os turcos estavam pressionados emocionalmente. Uma oportunidade daquelas, a avaliar pelo ritmo do jogo, era demasiado para aparecer do nada.
O segundo golo urgia, bastante mesmo, já que Portugal também começava a ficar com a corda no pescoço, e apareceu mesmo. Num lance de soberba qualidade coletiva, Otávio lançou Diogo Jota no segundo poste e o avançado do Liverpool cabeceou forte para dentro da baliza. Tudo corria bem a Portugal, indo a seleção nacional para os balneários a sorrir, mas com algo a melhorar para os segundos 45 minutos.
Portugal regressou ao relvado com a mesma ideia: atacar, atacar, atacar. Ainda assim, a Turquia queria algo mais deste jogo. A seleção portuguesa rondou a baliza adversária, mas sem qualquer perigo. A seleção turca aproximou-se uma vez e reduziu a desvantagem. Enorme passividade da dupla defensiva que Fernando Santos escolheu, sem qualquer entendimento em campo. Surge um buraco na grande área e ninguém (aparentemente) tem culpas.
A partir desse golo, marcado por Burak Yilmaz, Portugal não se encontrou no plano ofensivo. A Turquia foi mais ofensiva e mais perigosa e quase empatou a partida, algo que Portugal já experienciou por várias vezes. Era preciso uma mexida na defesa, dando alguma qualidade posicional ao centro da defesa, mas Fernando Santos optou por tirar Diogo Jota, finalizador nato, para colocar João Félix em jogo. Ideias do engenheiro que não deixaram a equipa mais segura.
Já nos últimos 10 minutos de jogo, José Fonte ia deitando tudo a perder. O central português fez falta num avançado turco e o VAR deu grande penalidade. Yilmaz, que tinha ainda fome de golo, atirou por cima para fez do Estádio do Dragão. Parecia que Portugal tinha chegado ao terceiro.
Do parecer, passou-se ao acontecer. Matheus Nunes e Rafael Leão, que entraram no minutos finais da partida, deram uma lição de bom futebol e o médio do Sporting teve toda a calma do mundo em frente à baliza para finalizar. Ronaldo podia ter feito o seu, mas atirou à trave, numa altura em que a Turquia já nem queria saber do jogo.
Vencida esta partida, Portugal está na final do playoff e com um pé bem lá dentro do Mundial'2022. O que falta agora à equipa das quinas é bater a Macedónia do Norte para poder comprar os bilhetes para o Qatar.
Momento do jogo: O penálti falhado por Yilmaz. Portugal estava já muito atordoado e o desperdício dos turcos ajudou a equipa a levantar a moral e acreditar que ainda era possível segurar o resultado, mesmo que a qualidade do jogo tivesse ido por água abaixo.
Acompanhamento em direto
90' - ACABOU!!! Portugal está na final do playoff de acesso ao Mundial'2022.
90' - Quase que Portugal fazia o quarto. Ronaldo atirou à trave dentro da grande área. A Turquia já desistiu do jogo.
90' - Jogada de entendimento de Rafael Leão e Matheus Nunes e o luso-brasileiro teve toda a calma para fechar a partida.
90' - GOLOOOOOOO!!! É de Portugal!
90' - O que desperdiça Ronaldo... À boca da baliza, o português não conseguiu esticar mais o pé para empurrar a bola para o golo.
90' - Cinco minutos para o final da partida. Portugal está muito perto de assegurar a presença na final do playoff.
89' - Substituições para Turquia: Sai Kutlu, entra Dursun.
89' - Substituições para Portugal: Saem Moutinho, Raphael Guerreiro e Otávio, entram Matheus Munes, Nuno Mendes e Rafael Leão.
85' - Falhou!!! Yilmaz atirou muito por cima para sorte de Portugal. Diogo Costa acertou o lado, mas não teve de se esforçar tanto.
83' - Choque no Dragão. Há grande penalidade para a Turquia. José Fonte chutou o pé de um avançado turco. Siebert foi ao VAR e assinalou grande penalidade.
80' - Substituição para Portugal: Sai Bruno Fernandes, entra William Carvalho.
80' - Substituição na Turquia: Sai Celik e Kokcu, entra Yazici e Tokoz.
74' - Enorme esforço de Raphael Guerreiro para não deixar a bola sair, cruzou ao segundo poste e Otávio não deu o melhor final ao lance. Até agora, a melhor jogada de Portugal nesta segunda parte.
68' - Substituição de Portugal: Entra João Félix, sai Diogo Jota.
68' - Portugal está muito pressionado no setor defensivo e quase arriscou o jogo. Danilo foi para cima de Yilmaz e Portugal quase sofria uma grande penalidade. Valeu a atenção do árbitro para não marcar a infração.
65' - Bastante displicência de José Fonte e Danilo. Os dois centrais de Portugal não se entendem dentro do campo e falham marcações aos ataque da Turquia. Yilmaz apareceu num grande buraco e reduziu a contagem. Portugal precisa de ter maior atenção ou mexer na defesa.
65' - Golo da Turquia. Reduzida a desvantagem no marcador.
64' - Jogo bastante repartido neste momento. Muita bola a rondar a baliza turca, mas sem grande perigo.
57' - Novo ataque para a seleção nacional. Diogo Dalot recebeu a bola já perto da linha final, cruzou-a para um buraco na grande área, mas Diogo Jota, à meia volta, chutou mal.
55' - Portugal volta a desperdiçar gravemente. Diogo Jota foi lançado na profundidade, o guarda-redes turco saiu dos postes para intercetar a jogada, mas ficou pelo caminho. Jota devia ter levantado a cabeça para ver Ronaldo desmarcado, mas tentou em desequilíbrio o remate. Saiu muito por cima.
54' - Boa jogada de entendimento entre Ronaldo e Otávio, mas sem o melhor desfecho. O luso-brasileiro cruzou para CR7, mas Cakir saiu com os punhos cerrados. Por pouco que falhava o contacto com a bola
51' - Turquia inventa e Portugal não aproveita. Kabak embrulhou-se com a bola na grande área e perdeu-a para Diogo Jota, mas o português não deu o melhor final ao lance. Ronaldo, em posição de fora de jogo, também não ajudou.
50' - Falta pesada sobre Bernardo Silva, novamente de Celik. O turco voltou a saltar e carregar sobre um jogador português, como fez com Diogo Jota na primeira parte, caindo agora em cima de Bernardo Silva. O médio luso ficou mal tratado.
49' - Ataque da Turquia agora, pelo lado esquerdo do ataque, com remate de fácil defesa para Diogo Costa.
48' - Portugal regressou dos balneários com o mesmo pensamento: atacar, atacar, atacar. Bernardo Silva fez o primeiro da segunda parte, mas Cakir esticou-se e defendeu.
46' - Arranca a segunda parte da partida.
45' - Primeira parte animada e positiva para Portugal. Com dois golos marcados, a seleção lusa está mais próxima de chegar à final deste playoff. Contudo, Fernando Santos deverá tentar consertar as falhas defensivas. São muitas ofertas dos defesas portugueses e a Turquia, por sorte, tem atirado fraco ou ao lado. Apesar dos 45 minutos que faltam, parece que Portugal já terá passado esta fase.
45' - Siebert apita. Intervalo no jogo.
45' - O intervalo seria melhor se Ronaldo tivesse acertado isto. A bola foi bombeada para a grande área onde o avançado português armou o pontapé de bicicleta. Contudo, não o acertou. Ficou frustrado, como sempre fica quando não acerta um remate destes.
45' - Compensação de dois minutos antes de chegar o intervalo.
43' - Falasse mais cedo... Jogada pelo meio, com Moutinho a encontrar Otávio num buraco, o luso-brasileiro levantou a cabeça e viu Diogo Jota ao segundo poste. O avançado português só teve de cabecear para dentro da baliza. O Estádio do Dragão vai à loucura.
42' - GOLOOOOOOO! É de Portugal! Volta a piscar o marcador do Dragão.
38' - Portugal não tem tido falta de oportunidades. Muito pelo contrário. Contudo, ou a pontaria está desafinada ou a jogada é mal conduzida. Portugal tem de marcar depressa para ficar mais tranquilo na partida, já que a Turquia tem ameaçado muito.
37' - Novo desperdício de Portugal em dose dupla. Bruno Fernandes foi lançado no contra-ataque, quis jogar em Diogo Jota, mas este estava mal posicionado e perdeu a posse da bola. Cristiano Ronaldo recuperou-a, jogou com Bruno Fernandes que a levantou para dentro da grande área, mas CR7, pronto para dominar a bola, escorregou e caiu.
34' - Saem os primeiros cartões do jogo, um para cada lado. Celik fez falta sobre Diogo Jota, que reagiu mal. Siebert admoestou ambos.
31' - Ao lado. Cruzamento de Bruno Fernandes para o centro da grande área onde estava Cristiano Ronaldo. O craque português saltou alto e cabeceou, mas ao lado do poste da baliza turca.
31' - Nova falta perigosa a favor de Portugal. Ronaldo seguia em direção à baliza e foi travado à força.
27' - Novo ataque de perigo da Turquia. Portugal não consegue sair a jogar pelas alas, voltou a perder a bola e valeu Diogo Costa a defender para canto.
24' - Nova falha da defesa portuguesa. Desta vez foi Diogo Dalot a vacilar. O remate da Turquia, de fora da grande área, saiu muito desviado, mas já são muitas ameaças.
24'- Pediu-se agora penálti para Portugal. Cristiano Ronaldo entrou na grande área em fintas, quis jogar a bola para trás e a mesma embateu no braço de um defesa turco. O árbitro Daniel Siebert nada assinalou.
23' - Novamente a Turquia perto do golo. Ataque bem organizado, José Fonte esticou-se mas não cortou a jogada, Arkturkoglu cruzou no limite para o segundo poste e o cabeceamento saiu ligeiramente ao lado. Foi sorte porque Diogo Dalot fez-se à jogada de costas e não conseguiu controlar o posicionamento do adversário.
21' - Portugal arriscou muito agora. José Fonte e Danilo trocavam bola, o médio do PSG, que hoje joga no centro da defesa, mediu mal um passe e ofereceu a bola à Turquia. A sorte foi que o remate saiu à figura de Diogo Costa.
15' - A bola chegou à entrada da área onde estava Bernardo Silva, o médio português atirou com força e rasteiro, mas ao poste. A bola ressaltou para os pés de Otávio que, pela primeira vez a titular, fez o primeiro golo por Portugal em jogos oficiais.
15' - GOLOOOOOO! É de Portugal! Está aberto o marcador do jogo.
14' - Novo ataque promissor de Portugal. João Moutinho roubou a bola e lançou o contra-ataque, Ronaldo recebeu na profundidade, jogou com Bruno Fernandes e Otávio, mas a defesa turca acabou por se reposicionar e intercetar a jogada.
13' - Ronaldo voltou a rematar, desta vez em direção à baliza. Ainda assim, encaixou facilmente o guarda-redes turco.
11' - Que oportunidade desperdiçada... Bruno Fernandes cruzou a bola de forma tensa para dentro da grande área e Diogo Jota, já em esforço, atirou a bola por cima à boca da baliza.
11' - Falta sobre Otávio em zona perigosa. Pode sair cruzamento para a grande área.
9' - Novo ataque de Portugal com remate de Cristiano Ronaldo, mas a bola saiu muito por cima.
5' - Portugal joga com João Moutinho como médio mais recuado, quem desce para junto da defesa para começar a construir as jogadas. Bernardo Silva, dos três, é o médio com mais liberdade em campo e com funções mais ofensivas.
1' - Alguma preocupação com Celik, defesa da Turquia. Ao lutar pela bola com CR7 dentro da grande área, houve choque de cabeças perigoso. Recebeu assistência e já voltou ao jogo.
1' - Primeiro ataque do jogo pertenceu a Portugal... aos 42 segundos de jogo. Jogada pela direita, saiu cruzamento para dentro da grande área onde Ronaldo quis cabecear, mas sem grandes condições.
1' - Rola a bola no Estádio do Dragão. Portugal joga agora a grande decisão deste playoff.
Onzes iniciais
Portugal: Diogo Costa; Dalot, Danilo, Fonte e Raphael Guerreiro; Moutinho; Bruno Fernandes, Bernardo Silva; Otávio, Diogo Jota e Ronaldo.
Turquia: Cakir; Kutlu, Soyuncu, Demiral, Kabak, Celik; Kokcu, Calhanoglu; Kerem Akturkoglu, Under, Yilmaz.
Pré-jogo
19h29: Portugal já aquece para esta partida. Estamos a poucos minutos do apito inicial.
WARM UP pic.twitter.com/FRKURYNEIl
— Portugal (@selecaoportugal) March 24, 2022
15h57: A Federação Portuguesa de Futebol já tinha mostrado os preparativos para a partida. O FC Porto reforçou e divulgou imagens do Estádio do Dragão vestido com as cores de Portugal.
O Dragão já está preparado Força @selecaoportugal 🇵🇹#FCPorto #Portugal pic.twitter.com/3fqHEFyl5F
— FC Porto (@FCPorto) March 24, 2022
15h48: O playoff diz muito aos portugueses, tantos os que estão em Portugal como fora dele. São os casos de Miguel Cardoso e Gedson Fernandes, atletas lusos que estão no futebol turco.
15h47: A seleção nacional terá a missão de ultrapassar a Turquia num duelo que não é estranho às duas nações. Será o tudo ou nada por um bilhete para o Qatar.
15h46: Boa tarde. Portugal vai decidir nesta quinta-feira, em parte, a sua presença no Mundial'2022.
Antevisão
Quinta-feira é Dia D para Portugal. A seleção nacional vai jogar a grande decisão que tem em mãos: ou vai até ao Qatar em novembro ou vai ver o Mundial'2022 na televisão. Tudo vai depender, desde já, do resultado frente à Turquia.
Nesta manhã tornou-se pública a ausência de Gonçalo Inácio da ficha de jogo, estando ainda no 'segredo dos deuses' o onze escolhido por Fernando Santos, aquele que estava praticamente decidido. Ainda assim, as escolhas do selecionador nacional não deverão fugir muito do habitual.
Portugal precisa de passar a Turquia para ter hipótese de lutar na final do playoff ou contra Itália ou contra Macedónia do Norte. A presença no Mundial'2022 ainda está distante de se definir, mas tudo começa frente à seleção turca, nesta noite, no Estádio do Dragão.
O Portugal-Turquia tem apito inicial agendado para as 19h45 e poderá acompanhar a par e passo as incidências desse jogo aqui no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Portugal-Turquia: O verdadeiro 'tudo ou nada' por uma viagem ao Qatar