Chegou o dia decisivo para Portugal e Macedónia do Norte. As duas seleções medem forças esta terça-feira no Estádio do Dragão, no Porto, para assegurar um dos últimos bilhetes que o continente europeu tem para o Mundial'2022, que acontece no final deste ano civil no Qatar.
Depois de bater a Turquia por 3-1 nas meias-finais no caminho C, na quinta-feira, Portugal só necessita de superar os macedónios para rumar ao Qatar. Mas a equipa dos Balcãs terá uma palavra a dizer neste encontro.
O que parecia ser uma missão quase impossível para a Macedónia do Norte, no caso bater a campeã europeia em título Itália, transformou-se num possível sonho para os macedónios. O pontapé para a história de Aleksandar Trajkovski colocou os forasteiros a apenas um passo de uma presença inédita num Campeonato do Mundo. Antes já tinham vencido a Alemanha, por 2-1, na fase de grupos, vitória fulcrar para a presença neste playoff.
Portugal é, sem dúvida, um favorito indiscutível para esta partida, não só por ocupar uma posição superior à Macedónia do Norte no ranking da FIFA - os macedónios são 67.º classificados -, mas também pela qualidade individual dos comandados de Fernando Santos. Ainda assim, é preciso ter cuidado com o contra-ataque do adversário desta terça-feira.
Face à já larga experiência de Portugal nas fases finais de competições de seleções, tudo o que não seja o apuramento para o Mundial'2022 será um enorme fracasso, num apuramento que há muito podia estar decidido, não fosse a indesculpável derrota com a Sérvia na Luz (1-2), e o não mesmo grave e inesquecível erro do árbitro Danny Makkelie que tirou um golo limpo a Portugal em casa dos sérvios, há um ano, e levou Cristiano Ronaldo a atirar a braçadeira de capitão para o relvado.
Os macedónios foram capazes de destronar o campeão do Euro'2020, serão eles capazes também de destronar os heróis de Paris? Que Portugal seja capaz de travar o dominó macedónio numa noite em que, como frisou Ronaldo, se espera um "inferno no Dragão".
Portugal e Macedónia do Norte jogam esta terça-feira no Estádio do Dragão, no Porto, a partir das 19h45, e só um deles pode carimbar o passaporte rumo ao Qatar. E esperemos que seja a seleção portuguesa.
Treinadores em discurso direto:
Fernando Santos:
O que espera da Macedónia do Norte: O último jogo da Macedónia pode deixar uma marca que não é a verdadeira. É preciso analisar outros jogos, como por exemplo o que fizeram com a Alemanha em que na primeira parte eles não deixaram jogar os alemães. Eles têm jogadores de qualidade e que têm boa qualidade, como o Elmas. Dizem que para eles é o jogo das suas vidas, de vida ou de morte, mas para nós também é. Precisaremos de ter bastante intensidade e criatividade para estar no Qatar. Mas acredito que vamos lá ter.
Maior pressão por a Macedónia ter afastado a Itália? A pressão que temos de ter é a de estar no Qatar. Falamos muito em nomes, mas eles ganharam à Alemanha. Se eles não tivessem ganho lá, não estariam a disputar este playoff. E agora estão na final, após ter eliminado a Itália. Não temos de ter medo da Macedónia, mas temos de ter uma entrega ao jogo para o poder ganhar.
Menos sofrimento na parte final do que com a Turquia: Não tenho dotes de adivinho, nem posso calcular o que vai suceder. Às vezes, as coisas sucedem de uma forma que não estamos à espera. Lá dentro, são os jogadores que vão assumir as decisões. E eles acabam por assumir quase o papel de treinador. Estou convicto que amanhã vamos ganhar. Quero ganhar com mais ou menos sofrimento, com menos, se possível, até porque já tenho alguma idade e já não tenho coração para estas coisas.
Blagoja Milevski:
Marcação especial a Ronaldo: Estamos a falar do melhor jogador do mundo nos últimos anos. Mas não vamos jogar só contra ele. Portugal não é só Ronaldo. Vamo-nos concentrar na equipa toda e não apenas num jogador.
Análise ao adversário: Portugal tem um estilo diferente, com jogadores excecionais e um enorme valor a nível internacional. Mas nós também temos qualidade e vamos tentar funcionar como um todo.
Lutar pela vitória: Ninguém esperaria isto da Macedónia do Norte neste play-off, mas não vamos fugir a esta oportunidade. Estamos numa boa posição e vamos desfrutar ao máximo este momento, defrontando uma grande equipa.
Últimos resultados:
Portugal: V-V-E-D-V
Macedónia do Norte: V-D-V-V-V
Últimos onzes:
Portugal: Diogo Costa; Dalot, Danilo, Fonte e Raphael Guerreiro; Moutinho; Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Otávio; Diogo Jota e Ronaldo.
Macedónia do Norte: Dimitrievski; Stefan Ristovski, Velkovski, Musliu, Alioski; Churlinov, Ademi, Bardhi, Nikolov; Milan Ristovski, Trajkovski.
Ausências:
Portugal: Nada a registar.
Macedónia do Norte: Nada a registar.