Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
Hoje
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

Sporting não assusta. FC Porto bate Santa Clara e repõe a 'almofada'

Fábio Vieira abriu o caminho para o triunfo azul e branco com dois golos no espaço de… três minutos.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
04/04/2022 22:06 ‧ 04/04/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O FC Porto não se deixou afetar pela vantagem momentaneamente reduzida sobre o Sporting e conquistou, ao início da noite desta segunda-feira, uma vitória sobre o Santa Clara, por 3-0, na partida de encerramento da 28.ª jornada da I Liga.

Fábio Vieira marcou dois golos no espaço de apenas três minutos, ainda antes do apito para o intervalo, e, já aos 84, foi a vez de Zaidu Sanusi fazer o gosto ao pé e selar, assim, o resultado final.

Fábio Vieira ‘on fire’

O FC Porto sabia que tinha de vencer para manter uma confortável ‘almofada’ sobre o segundo classificado, o Sporting, que, na véspera, tinha batido o Paços de Ferreira e encurtado a desvantagem para três pontos, e não perdeu tempo em instalar-se no meio-campo adversário.

Diante de um Santa Clara de linhas recuadas, os homens de Vítor Bruno (que substituiu o castigado Sérgio Conceição no banco de suplentes dos dragões) tomaram controlo da bola, ainda que com alguma dificuldade em chegar com perigo à baliza.

Evanilson atirou forte, aos nove minutos, mas para as mãos de Marco. Quatro minutos depois, foi Fábio Vieira a tentar a sorte, mas ficou ao lado. E, aos 28, Pepê combinou com Otávio, mas, à boca da baliza, deixou a bola nas mãos do guarda-redes insular.

Foi então que, aos 38 minutos, Vitinha ‘tirou um coelho da cartola’, e, quando todos pensavam que iria ‘disparar’ um pontapé-livre direto à baliza, deixou a bola em Fábio Vieira, que rematou sem qualquer hipótese de defesa.

Ainda os adeptos azuis e brancos faziam a festa quando a equipa da casa voltava a faturar, apenas três minutos depois. Pepê intercetou um passe de Mansur e atirou ao poste, mas, na recarga, Fábio Vieira emendou e duplicou a vantagem.

Zaidu fechou as contas

Não satisfeito com a vantagem de dois golos, o FC Porto entrou na segunda parte a ‘todo o gás’, e, depois de Vitinha desferir um remate que, após desvio, acertou em cheio na barra, Pepe colocou mesmo a bola no fundo das redes, mas o lance foi invalidado por posição irregular.

O Santa Clara ainda esboçou uma ligeira reação, e Ricardinho esteve mesmo à beira de marcar… mas Diogo Costa não deixou,. À beira do final, quem marcou foi mesmo Zaidu Sanusi, que não festejou por respeito à antiga equipa.

Com este triunfo, o FC Porto, líder isolado, passa a somar 76 pontos, mais seis do que o Sporting, numa altura em que restam apenas seis jornadas por disputar até final da temporada. Já o Santa Clara, é décimo classificado, com 31 pontos.

Momento do jogo: Se o Santa Clara ainda podia pensar em recuperar de uma desvantagem de um golo, quando Fábio Vieira fez o segundo, após ‘oferta’ de Mansur, todas as esperanças desvaneceram.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe, Zaidu; Uribe, Otávio, Vitinha, Fábio Vieira; Pepê e Evanilson.

Santa Clara: Marco; Rafael Ramos, Boateng, Cristian González, Mansur; Nené, Romão; Ricardinho, Lincoln, Allano; Rui Costa.

Antevisão

É um FC Porto obrigado a vencer para se manter confortável no topo da tabela aquele que, ao início da noite desta segunda-feira, recebe o Santa Clara, na partida de encerramento da 28.ª jornada da I Liga.

Os dragões entram para o embate com os insulares sabendo de antemão que, na véspera, o Sporting bateu o Paços de Ferreira, por 2-0, pelo que ficou, momentaneamente, a uma distância de apenas três pontos da primeira posição.

Já Mário Silva, timoneiro do atual décimo classificado, regressa a uma casa que bem conhece e onde se sagrou campeão europeu de sub-19. Agora, pela frente, terá Diogo Costa, João Mário, Vitinha e Fábio Vieira, que comandou na famosa caminhada de 2019.

O FC Porto-Santa Clara será ajuizado por António Nobre, árbitro da Associação de Futebol de Leiria, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Santa Clara: Recorde à vista contra adversário de má memória

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Taça de Portugal

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas