Bilbao, nascido na cidade basca de Guernica, venceu na corrida da 'sua' região ao cumprir os 181,7 quilómetros entre Llodio e Amurrio em 4:35.24 horas, à frente do bicampeão do mundo, o francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl), que tinha vencido na segunda tirada e hoje foi segundo.
Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) foi terceiro, com Roglic a cortar a meta em sétimo e segurar a liderança da geral, num 'sprint' contestado por um grupo reduzido de ciclistas.
O dia foi decidido nas duas últimas subidas, em Opellora e Ozeka, com rampas de desnível próximo dos 20%, mesmo que a 20 quilómetros da meta, acabando por fazer bastante diferença no pelotão.
Roglic conseguiu seguir na frente da geral, com cinco segundos de vantagem para o belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl), segundo, e 16 para Vlasov, terceiro.
Nelson Oliveira (Movistar) foi o melhor português em prova, cortando a meta em 30.º, a 2.25 minutos do vencedor, caindo para o 21.º posto na geral, em que Ruben Guerreiro (EF Education-Easy Post) é 49.º, após hoje acabar no 67.º lugar, a mais de sete minutos.
André Carvalho (Cofidis) foi 120.º e na geral é agora 137.º.
Na quinta-feira, a quarta etapa liga Vitoria-Gasteiz a Zamudio em 185,6 quilómetros, com quatro contagens de montanha no plano, duas de terceira categoria e outras duas de segunda, estas mais próximas da meta.