O Benfica contestou, nesta segunda-feira, a arbitragem de Fábio Veríssimo no dérbi frente ao Sporting. Apesar da vitória, o clube da Luz caracterizou a arbitragem de 'enviesada' e com uma 'gritante disparidade de critérios', fazendo referência ao episódio entre Nuno Santos e Gilberto.
"A lamentar, neste dérbi, duas expulsões perdoadas ao Sporting numa arbitragem enviesada desde o início, protagonizada por Fábio Veríssimo e Hugo Miguel. Pelo menos nove pontos sonegados pelo VAR neste campeonato (Estoril, Gil Vicente, Moreirense e Vizela), mas não desistimos de nada. Se num dos lances fica exposto pela enésima vez a absurda e gritante disparidade de critérios aplicados ao longo da prova consoante o emblema, na outra é incompreensível como se faz vista grossa a uma atitude lamentável e desprezível de Nuno Santos para com um colega de profissão", pode ler-se na newsletter do site do clube.
No mesmo texto, é ainda visado o FC Porto-Portimonense desta 30.ª jornada, que terminou em goleada por 7-0. As águias pedem intervenção da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portugal para combater o 'facilitismo desportivo descarado'.
"E a propósito de um campeonato insistente e lamentavelmente recheado de polémicas, irá a Liga ou a Federação abrir algum inquérito quanto ao que se passou anteontem no Dragão? A promiscuidade comercial alargou-se – desta vez, de forma explícita – a um facilitismo desportivo descarado, suscetível de matar, definitivamente, a verdade e equidade desportivas deste Campeonato. Uma competição que se quer internacionalizar e ser referência não pode pactuar com este tipo de situações", acrescentou.