Powered by Betano
Ipswich Town FC
Ipswich Town
24
novembro
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
Amanhã
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
Amanhã
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18

Quando um é melhor que dois: As notas do FC Porto-Sporting

Os dragões ficaram confortáveis com a vantagem na eliminatória, cederam, em parte, ao atrevimentos dos leões, e foi preciso Toni Martínez empurrar a equipa rumo à vitória. Neste jogo, o espanhol foi melhor que Taremi e Evanilson, especialmente por cumprir a única tarefa que lhes deve ser concedida: marcar golos.

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes
22/04/2022 07:57 ‧ 22/04/2022 por Tiago Antunes

Desporto

Análise

O FC Porto foi feliz na noite desta quinta-feira e ganhou um bilhete para ir até ao Jamor na final da Taça de Portugal. Os dragões estiveram acima do Sporting e decidiram a eliminatória.

A partida arrancou de feição para os leões, que corriam pelo prejuízo depois de uma primeira mão desvantajosa. Contudo, foi a equipa azul e branca que atirou a contar para desfazer o nulo. Não fosse esse golo, arrancado a ferros, tanto que ainda teve de ser validado pelo VAR, teria sido outro daqueles Clássicos em que muito se passava menos lances que o tornassem atrativo.

Notou-se do lado dos leões, uma vez mais, alguma falta de qualidade em certos processos do jogo, com uns elementos em evidente esforço a determinada altura da partida. Do lado do FC Porto, houve também peças em baixo rendimento, mas arranjou-se solução à altura.

Decidida esta eliminatória, resta ao FC Porto defrontar o Tondela, um estreante nas finais do Jamor. Até lá, a I Liga deve ser garantida pelos azuis e brancos.

Vamos, então, às notas desta partida.

A figura

Por ter sido um Clássico pouco rico em protagonistas, isto porque as individualidades não se mostraram num jogo de tabuleiro quase aborrecido, o destaque vai para o homem que fechou as contas da eliminatória. Toni Martínez, apesar de não ter tido tanto tempo de jogo, fez aquilo que Taremi e Evanilson não fizeram: golo. No primeiro toque, finalizou com sucesso e arrumou as contas do jogo. Além disso, não desperdiçou lances ao cair sem propósito como os outros dois avançados dos dragões fizeram, tendo tido maior aproveitamento por isso.

A surpresa

Pepê surpreendeu por várias razões. Conseguiu ser satisfatório a jogar no lado direito da defesa dos dragões, uma posição que não é a dele. Anulou algumas vezes a técnica de Pablo Sarabia e não deu grande margem de manobra, na segunda parte, a Pedro Gonçalves. No plano ofensivo, foi atrevido e muitas vezes entrou em lances que podiam ter dado em golo. Teve pulmão, durante os 90 minutos, para correr a ala completa e não dar espaço ao ataque adversário. Apanhou um Matheus Reis num bom dia, mas fica a ideia de que o jogador azul e branco tem muito mais para dar à equipa do que segundas partes.

A desilusão

Era suposto ter sido um homem de mil ofícios, acabou por não ser útil em nenhum. Se houve jogador que passou ao lado, não deste jogo, mas de toda a eliminatória da Taça de Portugal, foi Paulinho. Os números valem o que valem, mas, neste caso, traduzem muito bem os jogos que o avançado do Sporting fez contra o FC Porto. Em toda a meia-final, 180 minutos de jogo, não fez um único remate, um dado arrasador para o único finalizador da equipa. Além disso, 20 perdas de posse é muita bola que, ao mesmo tempo, podia ter dado em golo para os leões, imagine-se. Num dia em que Slimani não estava nas contas, Paulinho não podia falhar e falhou.

Os treinadores

Sérgio Conceição

O 'senhor recordes' que pouco se importa com isso. O técnico dos dragões foi feliz pela terceira vez numa meia-final da Taça de Portugal e alcançou a marca de Jesualdo Ferreira. Para lá chegar, teve de colocar a equipa a jogar frente ao Sporting. Apresentou um onze inicial base, com uma ligeira mudança na defesa, mas teve ao seu serviço a equipa que mais confiança lhe dá. O ataque com dois jogadores não lhe deu os golos que procurava para selar cedo a eliminatória, mas encontrou no banco aquilo que queria. É capaz de tirar partido das várias opções que tem no plantel e ganha com isso. Até ao momento, grande época para o treinador dos dragões.

Rúben Amorim

Numa altura ingrata da época, o técnico dos leões levou os seus pupilos aos Dragão para outro jogo decisivo e deu a receita para a vitória. A equipa não teve a coragem que o treinador mostrou ao longo dos 90 minutos e, em frente à baliza, mostrou novamente uma tremenda falta de definição. Amorim confia cada vez mais na equipa e a equipa não tem confiança, parece. Neste jogo, arriscou ao mexer no trio defensivo. Tirou Neto para colocar Esgaio, um central mais aberto que daria mais largura à equipa com vista ao ataque. Não funcionou e até 'destruiu' a estrutura da defesa. Contudo, arriscou, tentou, foi corajoso e deve ser elogiado por isso. Sem grandes opções para virar a eliminatória, até porque o homem do chuveirinho, Slimani, decidiu não treinar bem uma vez mais, Amorim fez o que podia para chegar a outra grande final. Fica para a próxima.

O árbitro

Havia muito a dizer sobre a exibição de Nuno Almeida, mas fica-se pelo essencial. Começou bem ao admoestar quem quisesse atrasar o ritmo do jogo com quedas fantasiosas, muito para salvar mais um Clássico que passaria facilmente de espetáculo de futebol a circo num estalar de dedos. Não viu a 'gravata' que Grujic fez a Coates na grande área, na primeira parte, que daria penálti para o Sporting. Na segunda parte, viu demais. Apitou muito, quebrou ele o ritmo do jogo e perdeu o controlo das duas equipas a certo momento. Esteve bem na expulsão de Porro, mas em pouco mais.

Leia Também: Dragão fez o 'bis' contra o Leão e vai estar na final da Taça de Portugal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Pinto da Costa agradece "centenas de mensagens e chamadas"

Pinto da Costa

Filha de Pinto da Costa agradece "centenas de mensagens e chamadas"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas