A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou que decidiu suspender por um ano o ginasta russo Ivan Kuliak, por este ter exibido um símbolo utilizado pelo exército russo na invasão à Ucrânia durante a Taça do Mundo de Doha, no Qatar.
De acordo com o comunicado do organismo, a decisão, que foi tomada na terça-feira pelo comité de ética da FIG, "é válida por um ano e manter-se-á por mais seis meses, caso, em 17 de maio de 2023, se mantenham as restrições que proíbem a participação de atletas russos e bielorrussos" em provas por si organizadas.
Kuliak tem 21 dias para recorrer desta sentença e poderá ter de devolver a medalha de bronze que conquistou na prova de paralelas assimétricas e o prémio monetário que recebeu.
Terceiro classificado na prova de paralelas assimétricas da Taça do Mundo de Doha, o russo subiu ao pódio para receber a medalha de bronze com um 'Z', que significa 'Pela Vitória', no equipamento, a sobrepor o emblema do Comité Olímpico Russo, num claro gesto de apoio aos militares russos, já que os veículos de guerra russos em movimentação na guerra na Ucrânia têm todos esta inscrição desenhada.