"Felicito com grande amizade e orgulho o José Mourinho, o Rui Patrício, o Sérgio Oliveira, o Nuno Santos, treinador de guarda-redes, o Tiago Pinto, diretor-geral, e José Fontes, do departamento de 'scouting', pela brilhante conquista", pode ler-se numa mensagem do presidente da FPF, Fernando Gomes.
Fernando Gomes destacou o líder da equipa técnica como tendo "uma carreira em que tem prestigiado superlativamente todo o futebol e desporto nacionais", recheada de "façanhas indeléveis".
Também a LPFP publicou uma nota de felicitação aos portugueses envolvidos no título, com vários antigos clubes do treinador a associarem-se, enquanto a Liga italiana lembrou, no Twitter, que "a noite de Tirana é vermelha e amarela".
O FC Porto publicou uma fotografia do técnico com a Taça UEFA conquistada em 2003, pelos 'dragões', e lembrou também Sérgio Oliveira, emprestado pelos campeões nacionais à Roma desde janeiro.
Também o Inter de Milão, com quem 'Mou' foi campeão europeu em 2010, precisamente o último título continental conquistado por um clube italiano, enviou uma mensagem.
"A glória europeia sempre é especial", pode ler-se na rede social Twitter.
A Roma, treinada pelo português José Mourinho, conquistou hoje a primeira edição da Liga Conferência Europa em futebol, ao bater na final o Feyenoord por 1-0, em Tirana, para conquistar o seu segundo troféu europeu, 61 anos depois.
O internacional italiano Nicolò Zaniolo marcou, aos 32 minutos, o tento dos romanos, que já contavam no seu palmarés com o triunfo na Taça das Cidades com Feiras de 1960/61 e não ganhavam um troféu desde a vitória na Taça de Itália de 2007/08.
Mourinho, que fez alinhar os compatriotas Rui Patrício e Sérgio Oliveira, somou o seu quinto troféu europeu, após duas edições da Liga dos Campeões (2003/04, pelo FC Porto, e 2009/10, pelo Inter Milão), uma da Taça UEFA (2002/03, também pelos 'dragões') e uma da Liga Europa (2016/17, pelo Manchester United).